Tecido Muscular - Questões dos Vestibulares

Questões dos Vestibulares

Site com a resolução de questões dos diversos vestibulares do Brasil.

SUGERIDOS

Home Top Ad

segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Tecido Muscular


Confira questões resolvidas sobre o Tecido Muscular:

1) (UFOP) - Sobre as células do tecido muscular esquelético, indique a alternativa incorreta.
a) Possuem filamentos finos de actina ancorados à linha Z.
b) Regulam a contração por meio do controle da liberação de cálcio do retículo sarcoplasmático.
c) São cilíndricas e bem alongadas.
d) Contêm um único núcleo central.


2) UPF - O tecido muscular é constituído por células alongadas, altamente especializadas e dotadas de capacidade contrátil. A capacidade de contração desse tecido é que proporciona os movimentos dos membros, das vísceras e de outras estruturas do organismo. O quadro abaixo apresenta os três tipos de células musculares com suas principais características.
A alternativa que preenche corretamente os espaços de I a IV é: 
a) esquelético, liso, involuntária, vários 
b) esquelético, liso, voluntária, vários 
c) liso, esquelético, involuntária, um 
d) liso, esquelético, voluntária, vários 
e) esquelético, liso, involuntária, um


3) (UPE) - Com respeito ao tecido muscular analise as afirmativas abaixo:
I. Fibras fusiformes.
II. Contração lenta e involuntária.
III. Fibras cilíndricas.
IV. Núcleos periféricos.
V. Núcleos centrais.
VI. Contração rápida e involuntária.
VII. Discos intercalares.
São características do tecido muscular liso:
a) I, III e IV.
b) II, III e VI.
c) V, IV e VII.
d) I, II e V.
e) III, VI e VII.


4) (FGV/2007) - Paulo não é vegetariano, mas recusa-se a comer carne vermelha. Do frango, come apenas o peito e recusa a coxa, que alega ser carne vermelha. Para fundamentar ainda mais sua opção, Paulo procurou saber no que difere a carne do peito da carne da coxa do frango. Verificou que a carne do peito
a) é formada por fibras musculares de contração lenta, pobres em hemoglobina. Já a carne da coxa do frango é formada por fibras musculares de contração rápida, ricas em mitocôndrias e mioglobina. A associação da mioglobina, que contém ferro, com o oxigênio confere à carne da coxa uma cor mais escura.
b) é formada por fibras musculares de contração rápida, pobres em mioglobina. Já a carne da coxa é formada por fibras musculares de contração lenta, ricas em mitocôndrias e mioglobina. A associação da mioglobina, que contém ferro, com o oxigênio confere à carne da coxa uma cor mais escura.
c) é formada por fibras musculares de contração rápida, ricas em mioglobina. Já a carne da coxa é formada por fibras musculares de contração lenta, ricas em mitocôndrias e hemoglobina. A associação da hemoglobina, que contém ferro, com o oxigênio confere à carne da coxa uma cor mais escura.
d) é formada por fibras musculares de contração rápida, ricas em mioglobina. Já a carne da coxa é formada por fibras musculares de contração lenta, ricas em mitocôndrias e hemoglobina. A associação da hemoglobina, que contém ferro, com o oxigênio confere à carne da coxa uma cor mais escura. Já a mioglobina, que não contém ferro, confere à carne do peito do frango uma coloração pálida.
e) e a carne da coxa não diferem na composição de fibras musculares: em ambas, predominam as fibras de contração lenta, pobres em mioglobina. Contudo, por se tratar de uma ave doméstica e criada sob confinamento, a musculatura peitoral, que dá suporte ao vôo, não é exercitada. Deste modo recebe menor aporte sanguíneo e apresenta-se de coloração mais clara.


5) (UFMS - Vestibular 2008/Verão - Segunda etapa - Biológicas) - Em relação ao tecido muscular, é correto afirmar (some as afirmativas corretas):
(01) Os discos intercalares são complexos juncionais encontrados no tecido muscular estriado cardíaco.
(02) O estômago, o intestino e os vasos sanguíneos são exemplos de órgãos que apresentam tecido muscular do tipo liso.
(04) As células que formam o músculo estriado esquelético são mononucleadas, ou seja, possuem apenas um núcleo por célula.
(08) O músculo liso apresenta movimentos voluntários e rápidos.
(16) O perimísio e o epimísio, de origem epitelial, envolvem as fibras musculares estriadas e os feixes musculares, respectivamente.
(32) O músculo liso apresenta capacidade regenerativa, por meio de mitoses de suas fibras musculares.


6) UFPR - "Só uma pessoa com bom condicionamento cardiovascular terá energia suficiente para suportar uma carga de exercícios de musculação", diz o professor Ney Pereira, coordenador do Curso de Pós-Graduação em Educação Física e Fisioterapia da Universidade Gama Filho - RJ." (A Nova Estética Muscular, VEJA 16/06/99)
Sobre o assunto, é correto afirmar:
01) No adulto, o músculo estriado cardíaco, quando lesado, é regenerado a partir do tecido epitelial adjacente, o qual tem grande capacidade de regeneração.
02) O oxigênio que o organismo recebe durante a realização de atividade física é distribuído pelo sangue através do plasma sangüíneo.
04) A contração do músculo estriado cardíaco é importante para que o sangue circule no interior dos vasos.
08) O músculo estriado esquelético, muito trabalhado nas academias para a obtenção de um melhor resultado estético, depende do sistema nervoso para se contrair.
16) No caso de um atleta, além da atividade física, uma alimentação equilibrada se faz necessária. Os nutrientes encontrados nos alimentos ingeridos são absorvidos pelos vasos sangüíneos do tecido epitelial de revestimento do intestino.
32) Para que um indivíduo consiga realizar exercícios de musculação, a estrutura óssea é muito importante, pois o esqueleto é um conjunto de estruturas rígidas em que se ligam as fibras do músculo estriado cardíaco.
64) As glândulas sudoríparas, responsáveis pela excreção do suor, são importantes durante a atividade física, pois eliminam do organismo resíduos metabólicos e ajudam a manter constante a temperatura corpórea.


7) (Unicamp 2014 - 1ª Fase) - O tecido muscular cardíaco apresenta fibras
a) lisas, de contração voluntária e aeróbia.
b) lisas, de contração involuntária e anaeróbia.
c) estriadas, de contração voluntária e anaeróbia.
d) estriadas, de contração involuntária e aeróbia.


8) (UFC-2006) - A liberação dos íons cálcio e magnésio no processo de contração de uma fibra muscular estriada esquelética envolve diversos componentes celulares, exceto o:
a) lisossomo.
b) retículo endoplasmático.
c) sarcoplasma.
d) sistema T.
e) retículo sarcoplasmático.


9) (UFC-2002) - O alimento passa do esôfago para o estômago como resultado de uma onda peristáltica. Assinale a alternativa que mostra o tecido responsável pela peristalse do sistema digestório.
a) Tecido muscular esquelético
b) Tecido muscular liso
c) Tecido conjuntivo
d) Tecido adiposo
e) Tecido epitelial


10) (FUABC-SP) - Considere as seguintes características:
I. controle voluntário;
II. controle involuntário;
III. ações rápidas e de curta duração;
IV. ações lentas e de longa duração;
V. auto-estimulação e ritmo espontâneo.
Segundo essas características, o músculo não-estriado difere do músculo cardíaco por apresentar:
a) I.
b) II.
c) III.
d) IV.
e) V.


11) (UFRGS) - Os músculos envolvidos no deslocamento do corpo e nos movimentos do sistema digestório são, respectivamente, dos tipos:
a) estriado e não-estriado.
b) esquelético e estriado.
c) não-estriado e estriado.
d) não-estriado e esquelético.
e) estriado-cardíaco e não-estriado.