Civilizações Pré-Colombianas - Questões dos Vestibulares

Questões dos Vestibulares

Site com a resolução de questões dos diversos vestibulares do Brasil.

SUGERIDOS

Home Top Ad

sábado, 23 de fevereiro de 2019

Civilizações Pré-Colombianas


Confira questões resolvidas sobre as Civilizações Pré-Colombianas:

1) (Ufpel)
De acordo com o mapa, os povos que viviam nas regiões identificadas pelas letras "A", "B" e "C", são, respectivamente,
a) astecas, incas e maias.
b) incas, maias e astecas.
c) astecas, maias e incas.
d) maias, astecas e incas.
e) maias, incas e astecas.


2) (Enem 2010) - O Império Inca, que corresponde principalmente aos territórios da Bolívia e do Peru, chegou a englobar enorme contingente populacional. Cuzco, a cidade sagrada, era o centro administrativo, com uma sociedade fortemente estratificada e composta por imperadores, nobres, sacerdotes, funcionários do governo, artesãos, camponeses, escravos e soldados. A religião contava com vários deuses, e a base da economia era a agricultura. principalmente o cultivo da batata e do milho. A principal característica da sociedade inca era a
a) ditadura teocrática, que igualava a todos.
b) existência da igualdade social e da coletivização da terra.
c) estrutura social desigual compensada pela coletivização de todos os bens.
d) existência de mobilidade social, o que levou à composição da elite pelo mérito.
e) impossibilidade de se mudar de extrato social e a existência de uma aristocracia hereditária.


3) (Unesp 2009) - Entre as civilizações pré-colombianas dos maias e dos astecas, havia semelhanças culturais significativas. No momento em que foram conquistadas,
a) os maias tiveram suas crenças religiosas e seus documentos escritos preservados e acatados pelos espanhóis, enquanto que a civilização asteca foi destruída.
b) os astecas e os maias haviam pacificado as relações entre os diversos povos que habitavam as atuais regiões do México e da Guatemala.
c) tiveram suas populações dizimadas pelos espanhóis, que se apossaram militarmente das cidades de Palenque, Tikal e Copan.
d) os astecas dominavam um território que se estendia do oceano Atlântico ao Pacífico, mas os maias já não contavam com as magníficas cidades, desaparecidas sob as florestas.
e) eram caçadores nômades, desconheciam a agricultura e utilizavam a roda e os metais para fins militares.


4) (Enem 2013) - O canto triste dos conquistados: os últimos dias de Tenochtitlán
Nos caminhos jazem dardos quebrados; os cabelos estão espalhados. Destelhadas estão as casas, Vermelhas estão as águas, os rios, como se alguém as tivesse tingido, Nos escudos esteve nosso resguardo, mas os escudos não detêm a desolação…
PINSKY, J. et al. História da América através de textos. São Paulo: Contexto, 2007 (fragmento).
O texto é um registro asteca, cujo sentido está relacionado ao(à)
a) tragédia causada pela destruição da cultura desse povo.
b) tentativa frustrada de resistência a um poder considerado superior.
c) extermínio das populações indígenas pelo Exército espanhol.
d) dissolução da memória sobre os feitos de seus antepassados.
e) profetização das consequências da colonização da América.


5) (UFC) - Recentemente, Alejandro Toledo foi eleito presidente do Peru. Durante a campanha eleitoral, foi chamado de Pachacútec, numa alusão ao imperador inca que consolidou um império nos Andes centrais. Sobre a sociedade inca, é correto afirmar que:
a) o fato de constituir uma das mais significativas sociedades pré-colombianas tem como base a negação da cultura dos povos dominados;
b) a sua economia tinha por base a agricultura, com a distribuição de terras pelo Estado e a prática do sistema de regadio;
c) o que a diferenciava das demais culturas pré-colombianas era a ideia de uma sociedade igualitária;
d) o comércio interno era significativo, tendo no guano um dos produtos mais valorizados;
e) a sua cultura desapareceu com o processo da dominação espanhola.


6) (Ufpi 2007) - Quando da chegada do colonizador europeu, as civilizações ameríndias apresentavam as seguintes características:
I. Na civilização asteca, a escravização dos prisioneiros de guerra era comum.
II. Entre os incas, o trabalho dominante baseava-se na escravidão dos agricultores.
III. Na civilização inca, as atividades mineradoras constituíram a base da economia.
IV. Entre os astecas, a monarquia teocrática e militar predominava na organização política. Assinale a alternativa correta.
a) Somente I é verdadeira.
b) Somente I e II são verdadeiras.
c) Somente II e III são verdadeiras.
d) Somente I e IV são verdadeiras.
e) Somente III e IV são verdadeiras.


7) (Uece 2016) - Viveram na região andina préhispânica diferentes povos possuidores de uma ampla e antiga diversificação cultural que incluía os paracas, moches, nascas, tiahuanaco, huari, chimus, colas, lupacas e, finalmente,
a) maias. 
b) toltecas.
c) incas.
d) quetzalcoatl.


8) (Acafe 2016) - Os povos pré-colombianos, habitantes do continente americano, formaram sociedades complexas com diversas características sociais. Sobre esses povos é correto afirmar, exceto:
a) A construção de canais de irrigação levava as águas dos rios até as áreas de plantio. Os astecas também criaram os chinampas, ilhas artificiais sobre a água dos lagos, onde os astecas cultivavam flores e hortaliças.
b) A cidade de Machu Picchu, importante centro religioso dos Incas, foi invadida e destruída pelos espanhóis colonizadores, que promoveram uma verdadeira pilhagem em seus templos.
c) A civilização asteca desenvolveu-se principalmente onde hoje se localiza o território mexicano. A própria bandeira do México tem no centro uma imagem mitológica creditada aos astecas.
d) A guerra era um elemento sagrado para alguns dos povos pré-colombianos, pois garantia prisioneiros que serviam de oferendas para os deuses cultuados.


9) (UCS) - Relacione os povos pré-colombianos, apresentados na COLUNA A, às características que os identificam, elencadas na COLUNA B.
COLUNA A
1 Maias
2 Incas
3 Astecas
COLUNA B
( ) Destacaram-se por erigir grandes construções de pedra e adobe. Merecem destaque as cidades de Machu-Picchu e Cuzco, onde se erguiam grandes pirâmides em degraus.
( ) Destacaram-se na arquitetura, pela organização urbanística das cidades, construídas em torno de praças matematicamente calculadas, onde se erguiam pirâmides e edifícios religiosos. Como exemplo, podemos citar a capital Tenochtitlán (atual cidade do México).
( ) Desenvolveram a escrita hieroglífica, deixando uma grande quantidade de documentos. Tinham conhecimento dos eclipses solares e do movimento dos planetas. Viviam na península de Yucatán, na América Central.
Assinale a alternativa que preenche corretamente os parênteses, de cima para baixo.
a) 1 – 3 – 2
b) 1 – 2 – 3
c) 2 – 3 – 1
d) 2 – 1 – 3
e) 3 – 2 – 1


10) (Ufsm) - A população inca vivia em pequenas coletividades agropastoris, as aldeias. Essas aldeias eram de vários tamanhos e habitadas por famílias unidas por laços de parentesco ou aliança, formando um conjunto denominado
a) Kuraka.
b) Ayllu.
c) Calpulli.
d) Halach Uinic.
e) Batab


11) (Uel 2009) - Os astecas sacrificavam prisioneiros de guerra para alimentar seus deuses. O capturado tinha seu coração arrancado, era decapitado e tinha seu sangue bebido pelo captor que, depois, levava o corpo para casa, esfolava-o, comia-o com milho e vestia sua pele. É correto afirmar que estes rituais no mundo dos astecas eram de ordem simbólica, uma vez que: 
a) Os vencidos deveriam pagar um tributo de sangue aos astecas, que viam a si próprios como deuses.
b) Os sacerdotes astecas exigiam oferendas de sangue para que não faltasse alimento em seus templos.
c) Um grande número de sacrifícios representava um reforço do abastecimento alimentar, evitando a carestia
d) O captor do prisioneiro se vingava do inimigo, comendo suas carnes e vestindo sua pele.
e) Os deuses exigiam oferendas do bem mais precioso que os homens possuíam, a vida, para que o mundo fosse preservado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário