Lançamento Oblíquo - Questões dos Vestibulares

Questões dos Vestibulares

Site com a resolução de questões dos diversos vestibulares do Brasil.

SUGERIDOS

Home Top Ad

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

Lançamento Oblíquo


Confira questões resolvidas sobre o Lançamento Oblíquo:

1) (Fuvest) - Num dia ensolarado, com sol a pique, um jogador chuta uma bola, que descreve no ar uma parábola. O gráfico que melhor representa o valor da velocidade v da sombra da bola, projetada no solo, em função do tempo t, é:


2) A bala de um canhão, com massa de 15 kg, é lançada com velocidade de 1080 km/h. Determine o alcance horizontal máximo do projétil para o caso de o ângulo formado entre o canhão e a horizontal ser de 15°.
Dados: Sen 30° = 0,5 
Gravidade = 10 m/s².
a) 2,5 km
b) 3,5 km
c) 4,5 km
d) 5,5 km
e) 6,0 km


3) (PUC-2000) - Suponha que em uma partida de futebol, o goleiro, ao bater o tiro de meta, chuta a bola, imprimindo-lhe uma velocidade cujo vetor forma, com a horizontal, um ângulo α. Desprezando a resistência do ar, são feitas as afirmações abaixo.
I. No ponto mais alto da trajetória, a velocidade vetorial da bola é nula.
II. A velocidade inicial pode ser decomposta segundo as direções horizontal e vertical.
III. No ponto mais alto da trajetória é nulo o valor da aceleração da gravidade.
IV. No ponto mais alto da trajetória é nulo o valor da componente vertical da velocidade.
Estão corretas:
a) I, II e III
b) I, III e IV
c) II e IV
d) III e IV
e) I e II


4) (VUNESP) - Um projétil é atirado com velocidade v0 = 200 m/s fazendo um ângulo de 60º com a horizontal. Desprezada a resistência do ar, qual será a altura do projétil quando sua velocidade fizer um ângulo de 45º com a horizontal? (Adote g = 10 m/s2 )


5) (ITA-SP-2009) - Considere hipoteticamente duas bolas lançadas de um mesmo lugar ao mesmo tempo: a bola 1, com velocidade para cima de 30 m/s, e a bola 2, com velocidade de 50 m/s formando um ângulo de 30° com a horizontal. Considerando g = 10 m/s², assinale a distância entre as bolas no instante em que a primeira alcança sua máxima altura.
a) d = √6250 m.
b) d = √2717 m
c) d = √17100 m
d) d = √19375 m
e) d = √26875 m


6) Um canhão dispara projéteis sempre com a mesma velocidade. Observa-se que, variando a inclinação de tiro, o alcance máximo que se obtém é 360 m. Considerando g = 10 m/s² e desprezando a resistência do ar, a velocidade com que o projétil sai do canhão é, em m/s:
a) 6
b) 36
c) 60
d) 1.296
e) 3.600


7) (PUC) -  Uma esfera de aço é lançada obliquamente com pequena velocidade, formando um ângulo de 45 graus com o eixo horizontal. Durante sua trajetória, desprezando-se o atrito com o ar, pode-se afirmar que
a) a velocidade é zero no ponto de altura máxima.
b) a componente vertical da velocidade mantém-se constante em todos os pontos.
c) a componente horizontal da velocidade é variável em todos os pontos.
d) o vetor velocidade é o mesmo nos pontos de lançamento e de chegada.
e) a componente vertical da velocidade é nula no ponto de máxima altura.


8) (UNESP-SP) - Em uma partida de futebol, a bola é chutada a partir do solo descrevendo uma trajetória parabólica cuja altura máxima e o alcance atingido são, respectivamente, h e s.
Desprezando o efeito do atrito do ar, a rotação da bola e sabendo que o ângulo de lançamento foi de 45° em relação ao solo horizontal, calcule a razão s/h.
Dado: sen 45° = cos 45° = √2/2.


9) (Fatec-SP) - Em um jogo de futebol, o goleiro, para aproveitar um contra-ataque, arremessa a bola no sentido do campo adversário. Ela percorre, então, uma trajetória parabólica, conforme representado na figura, em 4 segundos.
Desprezando a resistência do ar e com base nas informações apresentadas, podemos concluir que os módulos da velocidade V, de lançamento, e da velocidade VH, na altura máxima, são, em metros por segundos, iguais a, respectivamente,
Dados: senβ = 0,8; cosβ = 0,6.
a) 15 e 25.
b) 15 e 50.
c) 25 e 15.
d) 25 e 25.
e) 25 e 50.


10) (Fesp-SP) - Lança-se um projétil com velocidade de 40 m/s, formando um ângulo 30º com a horizontal. Desprezando-se a resistência do ar, ele atingirá a altura máxima após:
a) 1 s
b) 2 s
c) 3 s
d) 4 s
e) 5 s


11) (EFOA-MG) - Um corpo é lançado obliquamente do solo, atingindo a altura máxima igual a 10 m e realizando alcance horizontal igual a 40 m. Podemos afirmar que o ângulo de tiro é:
a) 30º
b) 45º
c) 60º
d) 65º
e) 90º


12) (CESGRANRIO) - Um objeto é lançado a partir da origem de um sistema de coordenadas, com velocidade inicial de 8,0 m/s, fazendo um ângulo de 60 graus em relação à horizontal. O alcance do objeto lançado, em metros, é de:
Dados: g = 10,0 m/s²
√3 = 1,7
√2 = 1,4
a) 2,8
b) 4,0
c) 5,4
d) 11,2

2 comentários:

  1. Desprezando a resistência do ar e com base nas informações apresentadas, podemos concluir que os módulos da velocidade V, de lançamento, e da velocidade VH, na altura máxima, são, em metros por segundos, iguais a, respectivamente,
    Read more at truc tiep bong da
    Read more at link sopcast

    ResponderExcluir