Tecido Nervoso - Questões dos Vestibulares

Questões dos Vestibulares

Site com a resolução de questões dos diversos vestibulares do Brasil.

SUGERIDOS

Home Top Ad

sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Tecido Nervoso


Confira questões resolvidas sobre o Tecido Nervoso:

1) (UECE/2007) - Sabe-se que a deficiência na produção de serotonina pode ser uma das causas do estado depressivo dos adolescentes, conforme indicam pesquisas no campo da psiquiatria. Esta substância é um neurotransmissor, sendo liberada na seguinte região do neurônio, para que o impulso nervoso se propague:
a) corpo celular.
b) terminal sináptico do dendrito.
c) bainha de mielina do axônio.
d) terminal sináptico do axônio.


2) UPF 2015 - Observe a figura abaixo, que representa, de forma esquemática, os principais tipos de células do Sistema Nervoso Central (SNC), indicadas pelos números 1 a 4.
Assinale a alternativa que relaciona corretamente o nome da célula ao número indicado na figura e às suas principais funções.


3) UFMG - O filme "O óleo de Lorenzo" conta a história de um menino afetado por uma doença chamada leucodistrofia, que leva a deficiências auditivas, visuais e motoras. Essas deficiências devem-se à destruição da bainha de mielina das células nervosas. Analise a figura a seguir, referente a uma célula nervosa na qual alguns componentes foram numerados de 1 a 4. ~
Assinale a alternativa que contém o número correspondente à bainha de mielina
a) 1
b) 2
c) 3
d) 4


4) (Mack-2008) - Algumas drogas utilizadas no tratamento de alguns tipos de depressão agem impedindo a recaptação do neurotransmissor serotonina, no sistema nervoso central. Assinale a alternativa correta.
a) Neurotransmissores são substâncias que agem no citoplasma do corpo celular dos neurônios, provocando o surgimento de um impulso nervoso.
b) Numa sinapse, os neurotransmissores são liberados a partir de vesículas existentes nos dendritos.
c) Após sua liberação, o neurotransmissor provoca um potencial de ação na membrana póssináptica e é recaptado pelo neurônio pré-sináptico.
d) Somente as sinapses entre dois neurônios utilizam neurotransmissores como mediadores.
e) Neurotransmissores diferentes são capazes de provocar potenciais de ação de intensidades diferentes.


5) (Unirio-RJ) - O sistema nervoso possui três componentes básicos, encéfalo, medula e nervos. Estes últimos fazem a ligação das outras duas estruturas com as diversas partes do corpo. Se desfiarmos um desses nervos, veremos que são constituídos de estruturas cilíndricas muito finas denominadas axônios, prolongamentos dos neurônios. Os outros dois componentes estruturais dos neurônios são:
a) o corpo celular e os dendritos
b) o corpo celular e as sinapses
c) os dendritos e as sinapses
d) os dendritos e as células da glia
e) as sinapses e as células da glia


6) UFSC - O neurônio é uma célula altamente especializada, didaticamente dividida em três regiões: dendritos, corpo celular e axônio, conforme a figura abaixo.
Considere o esquema de uma célula neural e assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S). 
01. Um neurônio em repouso apresenta concentrações dos íons de sódio e potássio semelhantes às encontradas no meio extracelular. 
02. Em um neurônio em repouso, a superfície interna da membrana plasmática é eletricamente negativa em relação à superfície externa. 
04. Quando o impulso nervoso ocorre, há abertura dos canais de sódio e ocorre grande influxo deste íon para o interior da célula através de transporte ativo. 
08. O impulso nervoso ocorre sempre no sentido 3>2>1. 
16. Se colocado em meio hipertônico, o neurônio acima terá saída de água por osmose, um tipo de transporte de membrana que utiliza ATP. 
32. Se colocado em meio hipotônico, o neurônio acima terá uma entrada passiva de água por osmose, sendo a homeostase celular facilmente restabelecida por bombas de água que ocorrem em toda membrana plasmática.


7) Ufpe (2013) - O sistema nervoso e composto principalmente por células especializadas que desempenham as funções de captação, processamento e acúmulo de informações, alem de participar no controle geral do organismo, juntamente com o sistema endócrino. Sobre essas células, analise as afirmativas abaixo.
( ) Os neurotransmissores são mensageiros químicos lançados na circulação sanguínea para transmitir informações a outras células.
( ) A mielina e uma característica essencial para o funcionamento de todos os neurônios
( ) Nas sinapses químicas, não existe continuidade entre as membranas celulares dos neurônios.
( ) Os potenciais de ação são alterações elétricas do tipo 'tudo-ou-nada' que trafegam ao longo dos axônios e ocorrem por movimentação de Na+ e K+ através das membranas neuronais.
( ) Apresentar microvilosidades e uma característica das células do sistema nervoso.


8) UFES - A esclerose múltipla é uma doença causada pela perda da bainha de mielina (desmielinização) dos neurônios. Essa alteração dos neurônios tem como consequência
a) o aumento das expansões da membrana plasmática do axônio, na tentativa de repor a bainha de mielina.
b) a diminuição do espaço entre os nódulos de Ranvier, dificultando a transmissão dos impulsos nervosos nesses neurônios.
c) a diminuição da velocidade de propagação dos impulsos nervosos nos neurônios afetados pela doença.
d) o aumento da produção de neuro-transmissores para facilitar a condução do impulso nervoso nos nódulos de Ranvier.
e) a propagação do impulso nervoso nos dois sentidos da fibra nervosa, causando, assim, um colapso do sistema nervoso.


9) Uezo - O Tecido Nervoso é extremamente complexo sob o ponto de vista funcional e estrutural. Diante desta grande complexidade, podemos destacar os neurônios, que apresentam uma estrutura rica em componentes citoplasmáticos e nucleares. Portanto, diante das características morfofisiológicas do neurônio, não esta presente neste tipo celular a estrutura:
a) Corpúsculo de Nissl - RER
b) Neurofilamentos
c) Neurotúbulos
d) Axônio
e) Filamentos de contração rápida.


10) (UECE) - De dentro para fora, uma fibra nervosa é revestida pelos envoltórios de tecido conjuntivo denominados:
a) Epineuro, endoneuro e perineuro.
b) Perineuro, endoneuro e epineuro.
c) Epineuro, perineuro e endoneuro.
d) Endoneuro, perineuro e epineuro.


11) (UFSM) - Pode-se dizer que o acúmulo de mercúrio afeta a sobrevivência e o funcionamento dos ....... Tanto a transmissão do impulso nervoso, que ocorre sempre dos ..... para os ........... quanto a liberação de neurotransmissores são prejudicadas. Indique a alternativa que completa corretamente as lacunas:
a) dendritos — neurônios — axônios
b) axônios — dendritos — neurônios
c) neurônios — dendritos — axônios
d) axônios — neurônios — dendritos
e) neurônios — axônios — dendritos


12) (UFJF/2004) - Alguns anestésicos locais agem impedindo a despolarização da membrana plasmática dos neurônios. A sensação de dor é, então, eliminada em função da:
a) modificação da fenda sináptica.
b) ruptura da bainha de mielina dos neurônios.
c) diminuição do número de sinapses.
d) inibição da secreção do neurotransmissor.
e) inversão no sentido do impulso nervoso.