Sistema Sensorial - Questões dos Vestibulares

Questões dos Vestibulares

Site com a resolução de questões dos diversos vestibulares do Brasil.

SUGERIDOS

Home Top Ad

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Sistema Sensorial


Confira questões resolvidas sobre o Sistema Sensorial:


1) (UFU-MG) - Com relação ao olho humano, assinale a alternativa CORRETA. 
A) A retina garante a alimentação dos tecidos dos olhos humanos e é pigmentada, formando a câmara escura, que funciona como uma máquina fotográfica. 
B) A coroide é a parte fibrosa de sustentação do olho humano. Mantendo os olhos abertos, a coroide representa a parte pigmentada do olho. 
C) A córnea é o primeiro meio de refração do feixe luminoso que incide no olho. O cristalino é a lente responsável por uma espécie de “ajuste focal” que torna possível a visão nítida da imagem. 
D) A íris é rica em cones e bastonetes, células sensíveis do olho humano, que são as principais pigmentações referentes ao desenvolvimento ocular.


2) (Ufes) - A visão em ambientes de pouca luminosidade é feita no homem: 
a) Por todas as células fotorreceptoras; 
b) Somente pelos cones, o que dá maior acuidade visual; 
c) Pelos bastonetes; 
d) Por bastonetes e principalmente pelos cones, pois ambos recebem estímulos luminosos; 
e) Por todas as células existentes no cristalino.


3) (PUC-RJ) - O homem possui diversos receptores sensoriais, através dos quais recebe informações do meio ambiente, enviando-as ao encéfalo, que as processa. Cones e bastonetes, bem como cóclea e células ciliadas, são estruturas ligadas a esse sistema. Indique a opção que, respectivamente, relaciona as estruturas aos sentidos.
a) Audição e olfação;
b) Visão e audição;
c) Olfação e audição;
d) Gustação e visão;
e) Visão e gustação.


4) (Unisa-SP) - A cóclea é um órgão sensitivo responsável por: 
a) Audição; 
b) Visão; 
c) Tato; 
d) Gustação; 
e) Olfato.


5) UEL 1998 - No organismo humano, os receptores sensoriais responsáveis pelos sentidos do olfato podem ser classificados como:
a) propriorreceptores.
b) mecanorreceptores.
c) quimiorreceptores.
d) fotorreceptores.
e) termorreceptores.


6) UFSM 2015 - Cada povo possui um tipo de culinária, um modo de preparar seus alimentos, como se fossem sinais culturais transmitidos por meio do paladar, da visão e do olfato. Por exemplo, no Brasil, os europeus foram os responsáveis pela introdução do sal, do açúcar e de diferentes especiarias, variando ainda mais o doce, o salgado, o azedo e o amargo do cardápio brasileiro.
Sobre esses sabores, é correto afirmar que sua percepção é
I – captada na língua e direcionada ao cérebro.
II – transmitida ao cérebro através dos neurônios.
III – reconhecida na região do sistema nervoso periférico.
IV – uma mistura de sensações do olfato e do paladar.
Estão corretas
a) apenas II e III.
b) apenas I e IV.
c)apenas I e II.
d) apenas III e IV.
e) I, II, III e IV.



7) UFSM 2014 - A presença de luz é captada pelas células da retina e estimula os neurônios que fazem conexão com o córtex cerebral e o hipotálamo. Mesmo intensidades moderadas de luz são capazes de causar mudanças nas respostas do organismo humano. A secreção da melatonina, por exemplo, ocorre exclusivamente em ausência de luz. Esse hormônio se distribui pode vários tecidos corporais, apresenta alta solubilidade em lipídios e está relacionado com o controle do ritmo circadiano, interferindo nos comportamentos de vigília e sono.
Assinale verdadeira (V) ou falsa (F) em cada afirmativa a seguir.
( ) Na retina, há dois tipos principais de células capazes de captar luz, um grupo é extremamente sensível aos estímulos luminosos, mas não permite que as cores sejam identificadas.
( ) Antes de chegar à retina, os estímulos luminosos passam pela lente que permite a produção de uma imagem com foco e nitidez.
( ) O formato do globo ocular é mantida graças a uma camada de tecido muito resistente, e a córnea é a parte transparente desse revestimento.
A sequência correta é:
a) V - F - V
b) V - V - V
c) F - F - V
d) F - V - F
e) V - F - F


8) (Osec-SP) - Na espécie humana, a cor dos olhos se deve à pigmentação da(o):
a) Retina;
b) Córnea;
c) Íris;
d) Pupila;
e) Cristalino.



9) (UECE) - As estruturas anatômicas, canais semicirculares e utrículo, estão relacionadas com a função de equilíbrio nos seres humanos. Tais estruturas localizam-se:
a) na coluna vertebral.
b) no ouvido interno.
c) no hipotálamo.
d) no cerebelo.


10) ENEM 2009 - Sabe-se que o olho humano não consegue diferenciar componentes de cores e vê apenas a cor resultante, diferentemente do ouvido, que consegue distinguir, por exemplo, dois instrumentos diferentes tocados simultaneamente. Os raios luminosos do espectro visível, que têm comprimento de onda entre 380 nm e 780 nm, incidem na córnea, passam pelo cristalino e são projetados na retina. Na retina, encontram-se dois tipos de fotorreceptores, os cones e os bastonetes, que convertem a cor e a intensidade da luz recebida em impulsos nervosos. Os cones distinguem as cores primárias: vermelho, verde e azul, e os bastonetes diferenciam apenas níveis de intensidade, sem separar comprimentos de onda. Os impulsos nervosos produzidos são enviados ao cérebro por meio do nervo óptico, para que se dê a percepção da imagem. Um indivíduo que, por alguma deficiência, não consegue captar as informações transmitidas pelos cones, perceberá um objeto branco, iluminado apenas por luz vermelha, como
a) um objeto indefinido, pois as células que captam a luz estão inativas.
b) um objeto rosa, pois haverá mistura da luz vermelha com o branco do objeto. 
c) um objeto verde, pois o olho não consegue diferenciar componentes de cores. 
d) um objeto cinza, pois os bastonetes captam luminosidade, porém não diferenciam cor. 
e) um objeto vermelho, pois a retina capta a luz refletida pelo objeto, transformando-a em vermelho.