Fisiologia Vegetal


Confira questões resolvidas sobre a Fisiologia Vegetal:

1) (OMEC-SP) - Há plantas que, embora saturadas de água, continuam a absorvê-la, eliminando o excesso através de poros especiais e sob forma líquida. Estes poros e o fenômeno envolvido recebem, respectivamente, os nomes de: 
a) hidatódios e gutação. 
b) hidatódios e transpiração. 
c) estômatos e transpiração. 
d) estômatos e exsudação. 
e) pontuações e gutação.


2) (Mack-2006) - Considere as seguintes afirmações a respeito do mecanismo de fechamento e abertura dos estômatos. 
I. As plantas, de uma maneira geral, têm seus estômatos abertos durante o dia e fechados à noite. 
II. Em uma planta cujos estômatos estejam completamente fechados, a perda de água por transpiração cessa completamente. 
III. Esse mecanismo depende do grau de turgor (turgescência) das células estomáticas. 
IV. A presença de cloroplastos nas células estomáticas não tem relação com esse mecanismo. Estão corretas apenas as afirmações 
a) I e II. 
b) I e III. 
c) II e III. 
d) I e IV. 
e) II e IV.


3) (UNICAMP-2009) - O aumento na taxa de transpiração das plantas, levando-as a um maior consumo de água, torna-as mais sensíveis à deficiência hídrica no solo. 
a) Explique o mecanismo de reposição da água perdida pela planta com o aumento da taxa de transpiração. 
b) Explique o(s) caminho(s) que pode(m) ser percorrido(s) pela água nas plantas, desde sua entrada nos pêlos absorventes até a sua chegada no xilema da raiz.


4) (CEFET-MG) - As plantas carnívoras são vegetais que complementam sua nutrição com pequenos animais, e, mais raramente, vertebrados. NÃO constitui uma característica dessas plantas a
a) absorção de substâncias inorgânicas do solo.
b) ausência de flores como estruturas reprodutoras.
c) capacidade de realizar processos fotossintéticos.
d) produção de enzimas capazes de digerir as presas.
e) obtenção de nitrogênio a partir de proteínas animais.


5) (UEL) - O gráfico a seguir mostra as taxas de absorção e de transpiração de uma planta durante 24 horas.
A análise do gráfico permite afirmar que 
a) a absorção é sempre mais intensa do que a transpiração. 
b) a absorção só ocorre durante as horas iluminadas do dia. 
c) a transpiração cessa totalmente durante a noite. 
d) os dois processos são mais intensos em torno das 16 horas. 
e) os dois processos apresentam valores idênticos às 6 horas


6) (UNESP) - Em diversas espécies vegetais a formação de tubérculos é influenciada pela luz. Em certa variedade de batatas, por exemplo, se a planta ficar exposta a 18 horas de luz, não forma tubérculos, mas produz bom número deles se for iluminada durante 10 horas apenas. Isso significa que a tuberização está sujeita:
a) À fotossíntese. 
b) À fotonastia. 
c) À fotoindução. 
d) Ao fotoperiodismo. 
e) Ao fototropismo.


7) (Unicamp-2000) - A transpiração é importante para o vegetal por auxiliar no movimento de ascensão da água através do caule.A transpiração nas folhas cria uma força de sucção sobre a coluna contínua de água do xilema: à medida que esta se eleva, mais água é fornecida à planta. a) Indique a estrutura que permite a transpiração na folha e a que permite a entrada de água na raiz. 
b) Mencione duas maneiras pelas quais as plantas evitam a transpiração. 
c) Se a transpiração é importante, por que a planta apresenta mecanismos para evitá-la?


8) (UFSM-RS) - A capilaridade e a transpiração, segundo a teoria da coesão-tensão, são dois fenômenos responsáveis pelo (a): 
a) transporte de seiva elaborada apenas. 
b) entrada de água nas raízes. 
c) transporte de seiva bruta apenas. 
d) processo de gutação. 
e) transporte de seiva bruta e elaborada.


9) (UNICAMP) - Estima-se que uma única planta de milho, com 0,4 kg de peso, absorve 130 a 180 litros de água ao longo de sua vida. Sabendo-se que apenas cerca de 2% de toda água absorvida é utilizada na fotossíntese e em outras atividades metabólicas, qual o destino do excedente de água? Indique a trajetória da água na planta e as estruturas envolvidas.


10) (UFU-MG) - Analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa CORRETA. 
I. Macronutrientes são aqueles nutrientes utilizados em grandes quantidades pelas plantas para um desenvolvimento adequado. 
II. São macronutrientes: C, H, O, N, K, P, Ca, S e Mg. 
III. Micronutrientes são aqueles nutrientes utilizados em quantidades muito pequenas e seu excesso é prejudicial. 
IV. São micronutrientes: Fe, Mn, B, Zn, Cu, Mo, Cl e Co. 
V. As angiospermas podem completar seu ciclo de vida de semente a semente, apenas com os macronutrientes. 
a) III, IV e V estão corretas. 
b) I, II, III e IV estão corretas. 
c) Apenas I e III estão corretas. 
d) I, II e V estão corretas. 
e) Estão corretas todas as afirmativas.