Espelhos Esféricos - Questões dos Vestibulares

Questões dos Vestibulares

Site com a resolução de questões dos diversos vestibulares do Brasil.

SUGERIDOS

Home Top Ad

domingo, 1 de março de 2020

Espelhos Esféricos


Confira questões resolvidas sobre os Espelhos Esféricos:

1) (CEFET-MG) - A distância entre um espelho côncavo e um anteparo é de 4,0 m. Para projetar a imagem de um objeto ampliada de 9 vezes sobre a tela, a distância focal do espelho, em metros, deve ser de
a) 0,40 m.
b) 0,45 m.
c) 0,50 m.
d) 0,55 m.
e) 0,60 m.


2) A dona de uma ótica resolveu comprar novos espelhos para que os seus clientes pudessem ver mais detalhes das armações vendidas na loja por meio de imagens ampliadas. O tipo de espelho escolhido pela empresária foi:
a) plano.
b) esférico.
c) côncavos.
d) convexo.


3) (Mackenzie) - Um objeto real, colocado perpendicularmente ao eixo principal de um espelho esférico, tem imagem como mostra a figura a seguir. Pelas características da imagem, podemos afirmar que o espelho é:
a) convexo e sua imagem é virtual.
b) convexo e sua imagem é real.
c) côncavo e a distância do objeto ao espelho é menor que o raio de curvatura do espelho, mas maior que sua distância focal.
d) côncavo e a distância do objeto ao espelho é maior que seu raio de curvatura.
e) côncavo e a distância do objeto ao espelho é menor que a distância focal do espelho.


4) (Cesgranrio) - Um objeto de altura h é colocado perpendicularmente ao eixo principal de um espelho esférico côncavo. Estando o objeto no infinito, a imagem desse objeto será:
a) real, localizada no foco.
b) real e de mesmo tamanho do objeto.
c) real, maior do que o tamanho do objeto.
d) virtual e de mesmo tamanho do objeto.
e) virtual, menor do que o tamanho do objeto.


5) (Fuvest) - A imagem de um objeto forma-se a 40 cm de um espelho côncavo com distância focal de 30 cm. A imagem formada situa-se sobre o eixo principal do espelho, é real, invertida e tem 3 cm de altura.
a) Determine a posição do objeto.
b) Construa o esquema referente a questão representando objeto, imagem, espelho e raios utilizados e indicando as distâncias envolvidas.


6) (Pucpr) - Considere as figuras que representam uma vela colocada em frente a vários tipos de espelhos.
A imagem da vela formada pelo espelho será virtual em:
a) I, IV e V .
b) II e III.
c) I e II
d) somente V.
e) somente IV e V.


7) (UFMG) - Com um espelho côncavo, pode-se formar, de um objeto real, uma imagem não invertida e que seja
A) real e maior do que o objeto.
B) real e do tamanho do objeto.
C) real e menor do que o objeto.
D) virtual e maior do que o objeto.
E) virtual e menor do que o objeto


8) (Puc-RS/2014) - A figura a seguir mostra um espelho côncavo e diversas posições sobre o seu eixo principal. Um objeto e sua imagem, produzida por este espelho, são representados pelas flechas na posição 4.
O foco do espelho está no ponto identificado pelo número
a) 1
b) 2
c) 3
d) 4
e) 8


9) (uPE/2014) - Um objeto foi colocado sobre o eixo principal de um espelho côncavo de raio de curvatura igual a 6,0 cm. A partir disso, é possível observar que uma imagem real foi formada a 12,0 cm de distância do vértice do espelho. Dessa forma, é correto afirmar que o objeto encontra-se a uma distância do vértice do espelho igual a
a) 2,0 cm
b) 4,0 cm
c) 5,0 cm
d) 6,0 cm
e) 8,0 cm


10) UFMG - Uma pequena lâmpada está na frente de um espelho esférico, convexo, como mostrado na figura. O centro de curvatura do espelho está no ponto O. Nesse caso, o ponto em que, MAIS provavelmente, a imagem da lâmpada será formada é o
a) K.
b) L.
c) M.
d) N.


11) (UDESC 2017/1) - Um lápis foi colocado a 30,0 cm diante de um espelho esférico convexo de distância focal igual a 50,0 cm, perpendicularmente ao eixo principal. O lápis possui 10,0 cm de comprimento. Com base nestas informações, pode-se afirmar que a posição e o tamanho da imagem do lápis são, respectivamente:
A) 75,0 cm e -25,0 cm
B) 18,75 mm e -6,25 mm
C) -75,0 cm e 25,0 cm
D) 75,0 cm e 6,25 cm
E) -18,75 cm e 6,25 cm


12) (Unespar 2016) - Considere um espelho esférico côncavo e um objeto colocado entre o foco F e o centro de curvatura C. Considere as características de imagens nas afirmativas a seguir:
I. Imagem real e menor que o objeto.
II. Imagem virtual e maior que o objeto.
III. Imagem real e maior que o objeto.
IV. Imagem de cabeça para baixo.
V. Imagem sem estar de cabeça para baixo.
Assinale a alternativa correta com relação à imagem que será formada:
a) As afirmativas I e IV estão corretas;
b) As afirmativas II e V estão corretas;
c) As afirmativas III e IV estão corretas;
d) As afirmativas II e IV estão corretas;
e) Todas as afirmativas estão corretas.


13) (UNESP) - Quando entrou em uma ótica para comprar novos óculos, um rapaz deparou-se com três espelhos sobre o balcão: um plano, um esférico côncavo e um esférico convexo, todos capazes de formar imagens nítidas de objetos reais colocados à sua frente. Notou ainda que, ao se posicionar sempre a mesma distância desses espelhos, via três diferentes imagens de seu rosto, representadas na figura a seguir.
Em seguida, associou cada imagem vista por ele a um tipo de espelho e classificou-as quanto às suas naturezas. Uma associação correta feita pelo rapaz está indicada na alternativa:
a) o espelho A é o côncavo e a imagem conjugada por ele é real.
b) o espelho B é o plano e a imagem conjugada por ele é real.
c) o espelho C é o côncavo e a imagem conjugada por ele é virtual.
d) o espelho A é o plano e a imagem conjugada por ele é virtual.
e) o espelho C é o convexo e a imagem conjugada por ele é virtual.


14) (IFSUL) - Um objeto linear é colocado diante de um espelho côncavo, perpendicularmente ao eixo principal. Sabe-se que a distância do objeto ao espelho é quatro vezes maior que a distância focal do espelho. A imagem conjugada por este espelho é
a) virtual, invertida e maior que o objeto.
b) virtual, direita, e menor que o objeto.
c) real, invertida, menor que o objeto.
d) real, direita e maior que o objeto.


15) (UFV-MG) - Um farol de automóvel consiste em um filamento luminoso colocado entre dois espelhos esféricos côncavos de mesmo eixo, voltados um para o outro e de tamanhos diferentes, de modo que todos os raios oriundos do filamento se refletem no espelho maior e se projetam paralelos, conforme a figura a seguir.
A posição CORRETA do filamento é
A) no centro de curvatura do espelho menor e no foco do espelho maior.
B) no vértice do espelho menor e no centro de curvatura do espelho maior.
C) no foco de ambos os espelhos.
D) no centro de curvatura de ambos os espelhos.
E) no foco do espelho menor e no centro de curvatura do espelho maior.


16) (UFMG) - Em cada uma das situações a seguir, estão representados quatro raios de luz que são refletidos por espelhos ocultos por placas retangulares.
Observando a trajetória dos raios incidentes e refletidos, conclui-se que, em I, II e III, estão colocados, respectivamente, os espelhos
a) côncavo, planos e convexo.
b) planos, côncavo e convexo.
c) convexo, côncavo e planos.
d) convexo, planos e côncavo.
e) côncavo, convexo e planos.


17) (UFJF 2008) - Na entrada de um shopping, é colocado um grande espelho convexo de distância focal 40 cm. Uma criança se assusta quando vê sua imagem refletida no espelho. Considerando-se que, nesse momento, a criança se encontra a 1,2 m do vértice do espelho, podemos afirmar que ela vê sua imagem neste espelho:
a) três vezes maior.
b) duas vezes menor.
c) quatro vezes maior.
d) quatro vezes menor.
e) três vezes menor.


18) (UFBA) - Um motorista de táxi utiliza dois espelhos: Um interno plano. O outro lateral, convexo, com 2 m de distância focal. Pelo espelho plano, ele vê um motociclista que o segue à distância de 6 m do espelho. Pelo espelho convexo, o motorista do táxi vê a imagem do motorista a uma distância desse espelho igual a:
a) 1,2m
b) 1,5m
c) 3,0m
d) 4,0m
e) 6,0m


19) (ENEM/2010) - Os espelhos retrovisores, que deveriam auxiliar os motoristas na hora de estacionar ou mudar de pista, muitas vezes causam problemas. É que o espelho retrovisor do lado direito, em alguns modelos, distorce a imagem, dando a impressão de que o veículo está a uma distância maior do que a real. Este tipo de espelho, chamado convexo, é utilizado com o objetivo de ampliar o campo visual do motorista, já que no Brasil se adota a direção do lado esquerdo e, assim, o espelho da direita fica muito distante dos olhos do condutor.
Disponível em: http://noticias.vrum.com.bb. Acesso em: 3 nov. 2010(adaptado).
Sabe-se que, em um espelho convexo, a imagem formada está mais próxima do espelho do que este está do objeto, o que parece entrar em conflito com a informação apresentada na reportagem. Essa aparente contradição é explicada pelo fato de
a) a imagem projetada na retina do motorista ser menor do que o objeto.
b) a velocidade do automóvel afetar a percepção da distância.
c) o cérebro humano interpretar como distante uma imagem pequena.
d) o espelho convexo ser capaz de aumentar o campo visual do motorista.
e) o motorista perceber a luz vinda do espelho com a parte lateral do olho.


20) (UNESP) - Isaac Newton foi o criador do telescópio refletor. O mais caro desses instrumentos até hoje fabricado pelo homem, o telescópio espacial Hubble (1,6 bilhão de dólares), colocado em órbita terrestre em 1990, apresentou em seu espelho côncavo, dentre outros, um defeito de fabricação que impede a obtenção de imagens bem definidas das estrelas distantes (O Estado de São Paulo, 01/08/91, p.14). Qual das figuras a seguir representaria o funcionamento perfeito do espelho do telescópio?

Nenhum comentário:

Postar um comentário