Sensoriamento Remoto - Questões dos Vestibulares

Questões dos Vestibulares

Site com a resolução de questões dos diversos vestibulares do Brasil.

SUGERIDOS

Home Top Ad

quarta-feira, 28 de abril de 2021

Sensoriamento Remoto


Confira questões resolvidas sobre o Sensoriamento Remoto:

1) (UFC-CE) - Analise as afirmativas a seguir, que se referem a aspectos de natureza cartográfica.
I. As fotografias aéreas e as imagens de satélite constituem recursos técnicos de sensoriamento remoto, utilizados no mapeamento do espaço geográfico.
II. As isoietas são linhas que unem pontos altimetricamente iguais e servem para representar as variações existentes no relevo submarino.
III. As representações cartográficas de rochas, relevo e solos resultam, respectivamente, em mapas geológicos, geomorfológicos e pedológicos.
De acordo com as afirmativas anteriores, assinale a opção CORRETA.
a) Apenas II é verdadeira.
b) Apenas III é verdadeira.
c) Apenas I e II são verdadeiras.
d) Apenas I e III são verdadeiras.
e) I, II e III são verdadeiras.


2) (ACAFE 2009) - Considerando as aplicações do sensoriamento remoto, é correto afirmar:
a) O termo uso da terra refere-se ao seu revestimento também chamado de “land cover”.
b) Um sistema de classificação de uso da terra deve basear-se apenas em dados de sensoriamento remoto que fornecem principalmente informações sobre a cobertura do solo.
c) A função do sistema de classificação para mapeamento de uso da terra é definir duas classes principais de hierarquia de informação.
d) As principais aplicações de sensoriameto remoto em geografia concentram-se na utilização das informações para o monitoramento de uso da terra e para o monitoramento de processos morfológicos.
e) O critério espectral é suficientemente completo para discriminar entre classes de uso da terra.


3) FAUEL 2021 - Leia atentamente a explicação a seguir, a respeito de uma importante tecnologia da atualidade, e marque a alternativa que indica o nome do equipamento a que se refere.
“A associação mais simples para entender o que são esses equipamentos, e para que servem, é lembrar de brinquedos de controle remoto. O conceito é simples: com um controle via rádio, você pode manobrar um aparelho desses sem tocar nele. No geral, eles são concebidos para realizar tarefas arriscadas ao ser humano. Essas características ajudam a entender como esses equipamentos se tornaram muito comuns entre aparatos militares e de vigilância”. (TechTudo, 18/05/15, com adaptações).
a) Drone.
b) GPS.
c) Uber.
d) Waze.


4) (UNIGIBA) - A aerofotogrametria é a produção de imagens a partir de câmeras fotográficas instaladas em bases de aviões e balões. Essa prática caracteriza-se como:
a) Geoprocessamento
b) Sensoriamento Remoto
c) Enquadramento aéreo
d) Cartografia fotográfica
e) Mapeamento por imagens.


5) (UNIFEI) - O monitoramento por satélites e o GPS (Sistema de Posicionamento Global) são inovações tecnológicas atualmente usadas por órgãos governamentais, agricultura, empresas, pessoas etc. Sobre essa questão, escreva verdadeiro (V) ou falso (F) para os itens abaixo e assinale a alternativa correta:
I. O GPS é um Sistema de Posicionamento Global constituído por dezenas de satélites que emitem sinais de rádio captados por aparelhos especiais em qualquer ponto da superfície da Terra.
II. O GPS indica ao usuário sua localização em termos de latitude, longitude e altitude.
III. Na agricultura, essas tecnologias podem ser utilizadas a fim de que se obtenha maior produtividade com custos menores.
IV. Essas inovações tecnológicas permitem, por exemplo, detectar e acompanhar a direção e o deslocamento de queimadas e avaliar prejuízos em áreas atingidas por secas ou inundações.
a) VFVV.
b) VVVF.
c) FVVV.
d) VVVV.

Nenhum comentário:

Postar um comentário