Sensoriamento Remoto - Questões dos Vestibulares

Questões dos Vestibulares

Site com a resolução de questões dos diversos vestibulares do Brasil.

SUGERIDOS

Home Top Ad

quarta-feira, 28 de abril de 2021

Sensoriamento Remoto


Confira questões resolvidas sobre o Sensoriamento Remoto:

1) (UFC-CE) - Analise as afirmativas a seguir, que se referem a aspectos de natureza cartográfica.
I. As fotografias aéreas e as imagens de satélite constituem recursos técnicos de sensoriamento remoto, utilizados no mapeamento do espaço geográfico.
II. As isoietas são linhas que unem pontos altimetricamente iguais e servem para representar as variações existentes no relevo submarino.
III. As representações cartográficas de rochas, relevo e solos resultam, respectivamente, em mapas geológicos, geomorfológicos e pedológicos.
De acordo com as afirmativas anteriores, assinale a opção CORRETA.
a) Apenas II é verdadeira.
b) Apenas III é verdadeira.
c) Apenas I e II são verdadeiras.
d) Apenas I e III são verdadeiras.
e) I, II e III são verdadeiras.


2) (ACAFE 2009) - Considerando as aplicações do sensoriamento remoto, é correto afirmar:
a) O termo uso da terra refere-se ao seu revestimento também chamado de “land cover”.
b) Um sistema de classificação de uso da terra deve basear-se apenas em dados de sensoriamento remoto que fornecem principalmente informações sobre a cobertura do solo.
c) A função do sistema de classificação para mapeamento de uso da terra é definir duas classes principais de hierarquia de informação.
d) As principais aplicações de sensoriameto remoto em geografia concentram-se na utilização das informações para o monitoramento de uso da terra e para o monitoramento de processos morfológicos.
e) O critério espectral é suficientemente completo para discriminar entre classes de uso da terra.


3) FAUEL 2021 - Leia atentamente a explicação a seguir, a respeito de uma importante tecnologia da atualidade, e marque a alternativa que indica o nome do equipamento a que se refere.
“A associação mais simples para entender o que são esses equipamentos, e para que servem, é lembrar de brinquedos de controle remoto. O conceito é simples: com um controle via rádio, você pode manobrar um aparelho desses sem tocar nele. No geral, eles são concebidos para realizar tarefas arriscadas ao ser humano. Essas características ajudam a entender como esses equipamentos se tornaram muito comuns entre aparatos militares e de vigilância”. (TechTudo, 18/05/15, com adaptações).
a) Drone.
b) GPS.
c) Uber.
d) Waze.


4) (UNIGIBA) - A aerofotogrametria é a produção de imagens a partir de câmeras fotográficas instaladas em bases de aviões e balões. Essa prática caracteriza-se como:
a) Geoprocessamento
b) Sensoriamento Remoto
c) Enquadramento aéreo
d) Cartografia fotográfica
e) Mapeamento por imagens.


5) (UNIFEI) - O monitoramento por satélites e o GPS (Sistema de Posicionamento Global) são inovações tecnológicas atualmente usadas por órgãos governamentais, agricultura, empresas, pessoas etc. Sobre essa questão, escreva verdadeiro (V) ou falso (F) para os itens abaixo e assinale a alternativa correta:
I. O GPS é um Sistema de Posicionamento Global constituído por dezenas de satélites que emitem sinais de rádio captados por aparelhos especiais em qualquer ponto da superfície da Terra.
II. O GPS indica ao usuário sua localização em termos de latitude, longitude e altitude.
III. Na agricultura, essas tecnologias podem ser utilizadas a fim de que se obtenha maior produtividade com custos menores.
IV. Essas inovações tecnológicas permitem, por exemplo, detectar e acompanhar a direção e o deslocamento de queimadas e avaliar prejuízos em áreas atingidas por secas ou inundações.
a) VFVV.
b) VVVF.
c) FVVV.
d) VVVV.


6) FGV - Sensoriamento remoto refere-se à
a) radiotelemetria angular vigiada.
b) transformação dos dados de radiância
c) espectrocampimetria aeroespacial.
d) multiespectrometria variável e fixa.
e) espaçometria multicampal e fixa.


7) (FUNCAB 2010) - Os sistemas de sensoriamento remoto oferecem vários níveis de sofisticação, dependendo das áreas de aplicação e dos níveis de precisão requeridos. Quando há a necessidade de se prever a aproximação de uma frente fria, a formação de temporais e a possibilidade de períodos de estiagem, os principais satélites utilizados para a previsão do tempo são:
a) LANDSAT e SPOT.
b) MILSTAR e ENVISAT.
c) TELSTAR e SACI – 1.
d) TIROS 1 e EXPLORER1.
e) NOAA e GOES.


8) (UECE-CEV 2016) - Atente ao que se diz a seguir sobre os métodos de classificação de imagens de sensoriamento remoto.
I. A classificação de uma imagem é a identificação dos elementos nela representados pela associação de cada um dos seus pixels a uma determinada classe preestabelecida.
II. Os métodos de classificação de uma imagem podem ser supervisionados, não supervisionados ou automáticos.
III. Nas classificações não supervisionadas, o próprio software estabelece os padrões específicos nos pixels que compõem a imagem.
Está correto o que se afirma em
a) I e II apenas.
b) I e III apenas.
c) II e III apenas.
d) I, II e III.


9) UNIMONTES 2015 - O sensoriamento remoto obtém informações que podem ser processadas digitalmente por equipamentos modernos e dão origem à imagem com alto grau de precisão. A escala da imagem captada depende da sensibilidade do sensor utilizado. Sobre o funcionamento da tecnologia do sensoriamento remoto, assinale a alternativa INCORRETA.
a) As fotografias aéreas destacam-se como uma das primeiras formas de sensoriamento remoto e tiveram grande aplicação durante a Segunda Guerra Mundial.
b) As imagens de satélites são como as fotografias convencionais que obtemos com as câmeras fotográficas; por isso, somente registram os objetos sensíveis ao olho humano.
c) As imagens de satélites são usadas para diversas finalidades, haja vista que as características das imagens dependem do tipo de sensor a bordo do satélite.
d) As imagens de satélites captadas na banda do infravermelho termal permitem extrair os dados de temperatura dos objetos presentes na superfície mapeada.


10) (FUNCEME) - A função primordial do processamento digital de imagens de sensoriamento remoto é a de fornecer ferramentas para facilitar a identificação e a extração das informações contidas nas imagens, para posterior interpretação. Constituem técnicas de pré-processamento:
a) transformação IHS, filtragem e operações aritméticas.
b) aumento de contraste e filtragem. 
c) calibração radiométrica da imagem, correção de distorções geométricas e remoção de ruído.
d) registro, análise por componentes principais e operações aritméticas.


11) (UEL-PR–2010) - Sobre a obtenção e interpretação de imagens, é CORRETO afirmar:
a) Dentre os diversos objetivos da utilização do sensoriamento remoto destaca-se a obtenção e análise de informações sobre materiais, objetos ou fenômenos na superfície da Terra, a partir de dispositivos situados a distância.
b) O sensoriamento remoto é uma sofisticação tecnológica entendida como avanço técnico que realiza mapeamento e convenções cartográficas de imagens adquiridas por sensores próximos de seus alvos.
c) Na utilização do sensoriamento remoto, os dispositivos de coleta de dados têm função de digitalizar a informação proveniente dos materiais, objetos ou fenômenos terrestres, para posterior processamento e interpretação possível de ser realizado por qualquer pessoa.
d) As atividades de sensoriamento remoto excluem o processamento digitalizado de imagens, pois a técnica por si mesma fornece instrumentos que facilitam a identificação e extração de informações para posterior interpretação.
e) A transformação de imagens em dados que possam representar informações úteis está inteiramente realizada, uma vez que o sensoriamento remoto descarta a necessidade do especialista humano para identificar cada uma das classes de objetos passiveis de reconhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário