Dinâmica Interna e Externa do Relevo - Questões dos Vestibulares

Questões dos Vestibulares

Site com a resolução de questões dos diversos vestibulares do Brasil.

SUGERIDOS

Home Top Ad

segunda-feira, 12 de junho de 2023

Dinâmica Interna e Externa do Relevo


Confira questões resolvidas sobre a Dinâmica Interna e Externa do Relevo:

1) (UFV-MG–2010) - O relevo terrestre é extremamente dinâmico e está sujeito às ações de forças endógenas e exógenas. Em relação ao relevo terrestre e seus agentes de formação, assinale a afirmativa INCORRETA:
a) Intemperismo é um conjunto de processos físicos, químicos e biológicos que operam na superfície terrestre ocasionando a desintegração e decomposição das rochas.
b) Os agentes climáticos têm forte influência na desagregação mecânica e química das rochas, deixando como consequência um espesso manto de intemperismo.
c) As bacias sedimentares recebem material produzido pela ação do intemperismo químico, físico e biológico disponibilizados pelos efeitos dos agentes endógenos.
d) Os movimentos tectônicos verticais são chamados de orogênese, tendo sido as grandes cordilheiras atuais formadas por esses movimentos.

2) (UEM-PR–2010) - Sobre o relevo, estruturas, formas e processos, assinale o que for CORRETO.
01. O relevo terrestre é produzido pela ação de agentes internos e externos. Os agentes internos, também designados como endógenos, são aqueles condicionados pela energia armazenada no interior do planeta e responsáveis pelo tectonismo.
02. As grandes estruturas – as cadeias de montanhas, os escudos cristalinos e as bacias sedimentares – são modeladas ao longo do tempo geológico por quatro agentes externos principais: os terremotos, o vulcanismo, o intemperismo e a erosão.
04. As rochas expostas na superfície sofrem o intemperismo físico e o químico, que promovem desagregação e decomposição. No intemperismo físico, o principal fator atuante é a água, que produz dilatação e contração nas rochas, levando-as à sua fragmentação.
08. O intemperismo tem a sua atuação controlada pelas características do clima, da cobertura vegetal, do tempo de ação e dos minerais que compõem a rocha.
16. Nos planaltos, os processos dominantes são os de erosão, enquanto que, nas planícies, os processos de sedimentação superam os de erosão. Mais de 70% do território brasileiro é constituído por planaltos.


3) Fuvest 2006 - Intemperismo é o nome que se dá ao conjunto de processos que modificam as rochas, fragmentando-as (intemperismo físico) ou alterando-as (intemperismo químico). O predomínio de um tipo em relação a outro, nas diversas regiões da Terra, vai depender das temperaturas, combinadas ao volume das precipitações e do estado físico da água
Observando o mapa, é CORRETO afirmar que nas regiões A, B e C, há predomínio, respectivamente, do intemperismo
a) químico – físico – químico.
b) físico – químico – químico.
c) químico – químico – físico.
d) físico – físico – químico.
e) químico – físico – físico.


4) (UFU-MG) - O relevo terrestre, conjunto de formas apresentadas pela litosfera, “[…] é fruto da atuação de duas forças opostas – a endógena (interna) e a exógena (externa)”.
ROSS, J. L. S. (org). Geografia do Brasil. São Paulo: Edusp, 1995, p. 33.
Sobre os processos endógenos ativos de estruturação do relevo, pode-se afirmar que:
I. os movimentos epirogenéticos são responsáveis por falhamentos na crosta terrestre. 
II. os abalos sísmicos são provocados por processos de lixiviação e laterização do solo.
III. os dobramentos são resultantes de pressões horizontais em estruturas rochosas.
IV. os vulcanismos são mais comuns em áreas de contato entre as placas tectônicas.
Quanto às afirmações anteriores, são VERDADEIRAS apenas:
a) I, II e IV.
b) I, II e III.
c) II, III e IV.
d) I, III e IV.


5) (FUVEST-SP–2008) - O vulcanismo é um dos processos da dinâmica terrestre que sempre encantou e amedrontou a humanidade, existindo diversos registros históricos referentes a esse processo. Sabe-se que as atividades vulcânicas trazem novos materiais para locais próximos à superfície terrestre. A esse respeito, pode-se afirmar CORRETAMENTE que o vulcanismo:
a) é um dos poucos processos de liberação de energia interna que continuará ocorrendo indefinidamente na história evolutiva da Terra.
b) é um fenômeno tipicamente terrestre, sem paralelo em outros planetas, pelo que se conhece atualmente.
c) traz para a atmosfera materiais nos estados líquido e gasoso, tendo em vista originarem-se de todas as camadas internas da Terra.
d) ocorre, quando aberturas na crosta aliviam a pressão interna, permitindo a ascensão de novos materiais e mudanças em seus estados físicos.


6) UPF 2014 - A dinâmica interna e a externa da Terra provocam modificações no relevo terrestre. São considerados, respectivamente, agentes modeladores internos (endógenos) e externos (exógenos) da Terra:
a) Erosão e intemperismo.
b) Águas correntes e vulcanismo.
c) Geleiras e vento.
d) Vulcanismo e tectonismo.
e) Tectonismo e intemperismo.


7) UEG 2014/2 - A Terra é um sistema vivo, com sua dinâmica evolutiva própria. Montanhas e oceanos nascem, crescem e desaparecem, num processo dinâmico. Enquanto os vulcões e os processos orogênicos trazem novas rochas à superfície, os materiais são intemperizados e mobilizados pela ação dos ventos, das águas e das geleiras. Os rios mudam seus cursos, e fenômenos climáticos alteram periodicamente as condições de vida e o balanço entre as espécies. 
CORDANI, Umberto G.; TAIOLI, Fábio. In: TEIXEIRA, Wilson. Decifrando a Terra. São Paulo: Oficina de Textos, 2001. p. 518.
A citação comenta a dinâmica interna e externa da Terra. São agentes dessa dinâmica:
a) o aquecimento global e a erosão antrópica.
b) as implosões, as secas e as precipitações.
c) os movimentos de massas e a vegetação.
d) o tectonismo, o vulcanismo e as erosões.


8) (UFRGS) - A dinâmica do relevo é o resultado da combinação dos processos que ocorrem no interior da Terra (endógenos), com os que ocorrem no ambiente de contato da litosfera com a atmosfera e a hidrosfera (exógenos). Em relação a esta afirmação, assinale a alternativa correta.
a) As teorias da Deriva Continental e da Tectônica de Placas são fundamentais na explicação das avalanches e dos escorregamentos nas montanhas.
b) A orogênese explica os diversos aspectos da ação das forças externas, resultantes das intervenções ambientais realizadas pelas sociedades humanas.
c) Os escudos cristalinos de origem endógena são os terrenos mais antigos da crosta terrestre, sendo que no Brasil abrangem cerca de 3,5% do território nacional.
d) Nas áreas de relevo inclinado, o processo de erosão é acelerado pela presença da cobertura vegetal de grande porte.
e) Os processos exógenos geram, através do intemperismo das rochas, o sedimento que, quando formado junto à rocha matriz, é denominado depósito eluvial.


9) (Acafe) - Observe a imagem abaixo:
Sobre as formas de relevo e seus processos, assinale V para as afirmações Verdadeiras e F para as afirmações Falsas.
( ) As depressões relativas possuem altitudes abaixo do nível do mar.
( ) Os escudos cristalinos são os terrenos mais recentes da crosta terrestre, formados a partir do movimento de placas convergentes.
( ) Os planaltos possuem altitudes e formas variadas, em que a atividade erosiva, provocada pelas chuvas, pelo deslocamento de geleiras e pela ação do vento é intensa.
( ) Os dobramentos modernos consistem em grandes encurvamentos de formato côncavo ou convexo na crosta terrestre, de formação geológica recente, em áreas relativamente próximas às zonas de contato entre placas, em um processo denominado orogênese.
( ) As planícies são áreas mais ou menos planas, em que o processo de desgaste das rochas supera o de deposição de sedimentos.
A sequência que expressa a associação correta é:
a) V - F - F - V - F
b) F - F - V - V - F
c) F - V - V - F - V
d) V - F - V - V – V


10) (ANÁPOLIS) - Os terrenos cristalinos de origem proterozoica do Brasil caracterizam-se:
a) por formarem extensas planícies aluvionais.
b) pela grande riqueza em minerais metálicos.
c) pelas altitudes superiores a 3000m.
d) pela ocorrência de combustíveis fósseis.
e) pelo solo tipo terra roxa.


11) (UDESC) - O relevo corresponde às formas do terreno que foram moldadas pelos agentes internos e externos sobre a crosta terrestre. Cada forma de relevo corresponde a um estado da atuação desses agentes. Analise as proposições referentes ao relevo.
. Planalto é um compartimento do relevo com superfície irregular e altitude superior a 300 metros, onde predominam processos erosivos.
II. Planície é uma parte do relevo com superfície plana e altitude igual ou inferior a 100 metros, onde predominam os acúmulos recentes de sedimentos.
III. Depressão é uma fração do relevo mais plano que o planalto, onde predominam processos erosivos, com suave inclinação e altitude entre 100 e 500 metros.
IV. No Brasil predominam planaltos e depressões.
V. Talude é a parte do relevo submarino, onde há o encontro da crosta continental com a crosta oceânica, formando desníveis de profundidade variável que chegam a atingir 3 mil metros. 
Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras.
b) Somente as afirmativas I, II e V são verdadeiras.
c) Somente as afirmativas I e III são verdadeiras.
d) Somente a afirmativa V é verdadeira.
e) Todas as afirmativas são verdadeiras.


12) (Uel 2015) - A crosta terrestre sofreu, no decorrer da história da Terra, processos endógenos presentes na formação do relevo. Em relação aos processos endógenos presentes nessa formação, considere as afirmativas a seguir.
I. Orogenia de dobramento resulta de pressões horizontais que formam ondulações no terreno em estruturas plásticas.
II. Orogenia de falhamento é submetida a um esforço interno de grande intensidade (vertical ou inclinado) sobre rochas de estruturas rígidas que se quebram.
III. Diastrofismo resulta de movimentos da crosta produzidos por processos tectônicos provocados e propagados pela energia interna da Terra.
IV. Dobramentos geológicos resultam de pressões verticais que ocorrem, geralmente, sobre as rochas basálticas.
Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas I e II são corretas.
b) Somente as afirmativas I e IV são corretas.
c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.
d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.


13) (Famerp SP) - A região do Mar Morto, entre Israel e Jordânia, está localizada a uma altitude de aproximadamente –395 metros. A feição geomorfológica correspondente a essa altimetria denomina-se
a) Planície litorânea, uma forma do relevo desgastada pelo tempo.
b) Escudo cristalino, uma forma do relevo que sofreu subsidência.
c) Ravina, uma forma do relevo erodida pelo escoamento superficial.
d) Aluvião, uma forma do relevo que apresenta solos porosos.
e) Depressão absoluta, uma forma do relevo abaixo do nível do mar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário