Bacterioses - Questões dos Vestibulares

Questões dos Vestibulares

Site com a resolução de questões dos diversos vestibulares do Brasil.

SUGERIDOS

Home Top Ad

terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Bacterioses


Confira questões resolvidas sobre as Bacterioses:

1) (Fatec-SP) - As bactérias são organismos microscópicos, procariontes e muitas são patogênicas, pois causam doenças. Entre as doenças humanas causadas por bactérias, podemos citar 
A) varíola, poliomielite, hidrofobia e Aids. 
B) sífilis, gonorreia, meningite e tétano. 
C) pneumonia, tuberculose, caxumba e sarampo. 
D) encefalite, poliomielite, hepatite e cólera. 
E) botulismo, febre tifoide, gripe e Aids.


2) (UESPM-SP - adaptada) - A leptospirose é uma doença que se alastra em situações de enchente porque, nesses casos, aumenta a:
A) Contaminação do ar pela bactéria que causa a doença.
B) Presença de caramujos que transmitem a doença.
C) Contaminação da água pela urina de rato que transmite a doença.
D) Proliferação de insetos que transmitem a doença.


3) (PUC Rio) Muitas doenças humanas são produzidas por vírus. Marque, na relação seguinte, a única que é de origem bacteriana.
A) Gripe 
B) Caxumba 
C) Tétano 
D) Sarampo 
E) Varíola


4) (UFMG) - O uso indiscriminado de antibióticos pode levar às seguintes consequências, EXCETO 
A) Eliminação de micro-organismos patogênicos. 
B) Estimulação do sistema retículoendotelial para formação de anticorpos. 
C) Aumento da ocorrência de doenças provocadas por micro-organismos resistentes aos antibióticos. 
D) Eliminação de micro-organismos úteis ao homem. 
E) Seleção de formas resistentes de micro-organismos.


5) (UFMG) - Dona Margarida observou que uma lata de sardinha estava estufada e resolveu não consumir o seu conteúdo. Assinale a alternativa que apresenta uma justificativa INCORRETA para a atitude de dona Margarida. 
A) O alimento pode conter toxinas produzidas por micro-organismos. 
B) O alimento pode estar em processo de decomposição. 
C) Os gases responsáveis pelo estufamento da lata são tóxicos. 
D) Pode ter ocorrido falta de higiene durante o processo de embalagem.


6) (Unicamp-SP) - Estima-se que um quarto da população europeia dos meados do século XIX tenha morrido de tuberculose. A progressiva melhoria da qualidade de vida, a descoberta de drogas eficazes contra a tuberculose e o desenvolvimento da vacina BCG fizeram com que a incidência da doença diminuísse na maioria dos países. Entretanto, estatísticas recentes têm mostrado o aumento assustador do número de casos de tuberculose no mundo, devido à diminuição da eficiência das drogas usadas e à piora da condições sanitárias em muitos países. A) Qual é o principal agente causador da tuberculose humana? 
B) Como essa doença é comumente transmitida? 
C) EXPLIQUE por que a eficiência das drogas usadas contra a tuberculose está diminuindo.


7) (UNEBE) - Certas infecções hospitalares podem ser de difícil combate por meio de antibióticos comumente utilizados. Este feito deve-se à: 
a) indução, nas bactérias, de resistência aos antibióticos; 
b) convivência de portadores de diversos tipos de infecção; 
c) seleção de linhagens de bactérias resistentes aos antibióticos; 
d) rejeição de antibióticos pelo organismo humano; 
e) tendência da bactéria a se habituar aos antibióticos.


8) (UFRJ) - Um grande número de doenças do homem é provocado por infecções bacterianas. Para combater essas infecções, é comum o uso de antibióticos. 
O exame de antibiograma é usado para escolher o antibiótico correto para cada infecção. Esse exame pode ser resumido da seguinte maneira: uma amostra do material infectado do paciente é semeada numa placa contendo nutrientes necessários para o crescimento das bactérias. Pequenos discos contendo, cada um deles, um tipo diferente de antibiótico são, então, colocados na placa. Decorrido o tempo necessário para que as bactérias se multipliquem, a placa é analisada.
Na figura, que mostra uma dessas placas, os discos com letras representam os diferentes antibióticos, e a zona escura, a área de crescimento das bactérias. Analisando essa placa, que antibiótico você receitaria para o paciente? JUSTIFIQUE sua resposta.


9) (ENEM 2003) - Na embalagem de um antibiótico, encontra-se uma bula que, entre outras informações, explica a ação do remédio do seguinte modo: O medicamento atua por inibição da síntese proteica bacteriana. Essa afirmação permite concluir que o antibiótico 
(A) impede a fotossíntese realizada pelas bactérias causadoras da doença e, assim, elas não se alimentam e morrem. 
(B) altera as informações genéticas das bactérias causadoras da doença, o que impede manutenção e reprodução desses organismos. 
(C) dissolve as membranas das bactérias responsáveis pela doença, o que dificulta o transporte de nutrientes e provoca a morte delas. 
(D) elimina os vírus causadores da doença, pois não conseguem obter as proteínas que seriam produzidas pelas bactérias que parasitam. 
(E) interrompe a produção de proteína das bactérias causadoras da doença, o que impede sua multiplicação pelo bloqueio de funções vitais.



10) (PUC Minas) - Atualmente, uma toxina produzida por uma bactéria que ocasiona paralisia flácida vem sendo utilizada por cirurgiões plásticos para a correção das rugas da face. Essa bactéria é encontrada no solo, quase sempre contaminando legumes, frutas e outros produtos que, enlatados, podem oferecer muito risco, principalmente se as latas estiverem estufadas. Quando a toxina é ingerida, pode provocar parada respiratória ou cardíaca, ocorrendo a morte do paciente. 
Qual das doenças a seguir é provocada por essa toxina? 
A) Tétano 
B) Difteria 
C) Botulismo 
D) Cólera 
E) Malária


11) (Mackenzie-SP) - A meningite meningocócica, cuja profilaxia, principalmente entre escolares, se faz com vacinas conhecidas como “tipo A” e “tipo C”, é uma infecção causada 
A) somente por vírus. 
B) por bactérias em forma de bastão ou bacilos. 
C) por bactérias de forma esférica.
D) por vírus e bactérias. 
E) por vírus e riquétsias.