Bioquímica - Questões dos Vestibulares

Questões dos Vestibulares

Site com a resolução de questões dos diversos vestibulares do Brasil.

SUGERIDOS

Home Top Ad

sexta-feira, 27 de abril de 2018

Bioquímica


Confira questões resolvidas sobre a Bioquímica:

1) (CESPE 2006) - Julgue os itens a seguir, relativos aos princípios de bioquímica.
1) Insulina, anticorpos e hemoglobina são proteínas dos tipos reguladora, de defesa e de transporte, respectivamente.
2) Alimentos como brócolis, alface e vagem são fontes de α-caroteno, que, por processo de clivagem, produz vitamina D no intestino humano.
4) A lactose — o açúcar do leite — é um dissacarídeo formado por ligação do tipo covalente entre as moléculas de glicose e galactose.
8) Um atleta de corrida que percorre 100 m em 12 segundos utiliza, durante essa atividade, a via aeróbica ou glicogênese como fonte de energia.


2) PUC MG - Lipoproteínas são proteínas transportadoras de lipídios na corrente sanguínea. O esquema adiante representa a captação hepática e o controle da produção dessas lipoproteínas que podem ser: de baixa densidade (LDL), de muito baixa densidade (VLDL), de densidade intermediária (IDL) e ainda a de alta densidade (HDL), que não está representada no desenho. Com base na figura e em seus conhecimentos, assinale a afirmativa INCORRETA.
a) Altos níveis plasmáticos de LDL favorecem a redução dos riscos de enfarto do miocárdio. 
b) Em uma dieta rica em colesterol, o fígado fica repleto de colesterol, o que reprime os níveis de produção de receptores de LDL. 
c) A deficiência do receptor, por origem genética ou dietética, eleva os níveis plasmáticos de LDL. 
d) Em uma dieta normal, a VLDL é secretada pelo fígado e convertida em IDL nos capilares dos tecidos periféricos.


3) Unit-SE 2016 - O ferro, sob forma de íons Fe2+(aq), é essencial para a formação de hemácias do sangue, responsáveis pelo transporte de oxigênio para todo o corpo. Na criança, a presença de hemoglobina tem papel importante na coordenação motora e da linguagem e no aumento da resistência a infecções; já na fase adulta, está associada à disposição e à capacidade produtiva. A deficiência de ferro no organismo pode ser identificada na contagem de glóbulos vermelhos, por meio de exames específicos de contagem de hemácias e pode causar, no período da gravidez, mortalidade do feto. 
Associando-se essas considerações sobre a presença de íons de ferro no corpo humano aos conhecimentos da Química, é correto afirmar: 
A) Os elétrons de maior energia dos íons Fe2+ são representados pela configuração eletrônica 4s2 . 
B) O transporte de oxigênio no sangue está relacionado à presença de ferro na oxi-hemoglobina. C) A configuração eletrônica do íon Fe2+(aq) na hemoglobina é representada em ordem crescente de energia de níveis e subníveis pela representação [Ar]3d6 4s2 . 
D) Os íons do rutênio e do ósmio nos estados de oxidação +III substituem os íons de Fe2+ na hemoglobina porque pertencem ao mesmo grupo do elemento químico ferro. 
E) A disposição física e a capacidade na fase adulta requerem o transporte de dióxido de carbono gasoso das células do sistema nervoso para os pulmões através do grupo heme.


4) (UFOP) - O colesterol em excesso pode se depositar nas paredes internas das artérias, gerando o quadro de aterosclerose, que tem conseqüências graves para o indivíduo. Com relação ao colesterol, que também apresenta funções benéficas para o organismo, é correto afirmar que: 
(A) constitui a principal fonte de energia dos animais. 
(B) é precursor de hormônios testosterona, progesterona e estradiol. 
(C) encontra-se em abundância nos óleos vegetais, especialmente no de soja. 
(D) pode ser armazenado no fígado na forma de glicogênio.


5) (PUC-SP) - João, que era vegetariano, passou a consumir regularmente carne bovina. Exames médicos revelaram um aumento de uréia em seu organismo após a mudança de hábito alimentar, o que se deveu a a
a) aumento da ingestão de amido. 
b) diminuição da ingestão de proteínas.
c) aumento da ingestão de proteínas. 
d) diminuição da ingestão de gorduras. 
e) aumento de ingestão de gordura.


6) UFRGS-RS - As proteínas alimentares ingeridas pelos animais não são absorvidas como tais. Eles as degradam por meio de enzimas, rearranjam-nas e assim produzem sua próprias proteínas. Os animais ingerem alimentos protéicos para suprir seu organismo de 
a) ácidos carboxílicos. 
b) açúcares. 
c) glicerídios. 
d) aminoácidos. 
e) glicogênio.


7) UFPE - Dentre os elementos abaixo, qual está presente apenas em alguns dos aminoácidos constituintes das proteínas?
a) carbono.
b) hidrogênio.
c) nitrogênio.
d) oxigênio.
e) enxofre.


8) (UEA 2016) - A cera de abelha, que era descartada após a coleta do mel, foi transformada em uma película protetora para conservação de frutas por estudantes do interior do Rio Grande do Norte. A ideia surgiu quando um dos estudantes leu sobre os egípcios, que utilizavam cera de abelha para conservar os corpos dos faraós durante o processo de mumificação. 
(Juliana Bardi et al. Ciências naturais: biologia, 2014. Adaptado.) 
A cera que conserva o material biológico, preservando-o da decomposição, pertence ao grupo: 
a) dos carboidratos. 
b) dos ácidos nucleicos. 
c) das proteínas. 
d) dos lipídios. 
e) das vitaminas.


9) Fuvest - No esquema abaixo, as letras R e S representam substâncias orgânicas, enquanto X, Y e Z referem-se a grupos de animais.
O metabolismo das substâncias R e S produz excretas nitrogenados. A amônia, a uréia e o ácido úrico são as substâncias nitrogenadas predominantes nos excretas dos animais dos grupos X, Y e Z, respectivamente. As letras R, S, X, Y e Z correspondem a:

10) (Uerj 2015) - As principais reservas de energia dos mamíferos são, em primeiro lugar, as gorduras e, em segundo lugar, um tipo de açúcar, o glicogênio. O glicogênio, porém, tem uma vantagem, para o organismo, em relação às gorduras. Essa vantagem está associada ao fato de o glicogênio apresentar, no organismo, maior capacidade de: 
a) sofrer hidrólise 
b) ser compactado 
c) produzir energia 
d) solubilizar-se em água