Pré-História - Questões dos Vestibulares

Questões dos Vestibulares

Site com a resolução de questões dos diversos vestibulares do Brasil.

SUGERIDOS

Home Top Ad

quarta-feira, 19 de dezembro de 2018

Pré-História


Confira questões resolvidas sobre a Pré-História:

1) (Ufpe) - "Já se afirmou ser a Pré-História uma continuação da História Natural, havendo uma analogia entre a evolução orgânica e o progresso da cultura". Sobre a Pré-História, qual das alternativas a seguir é incorreta? 
a) Várias ciências auxiliam o estudo, como a Antropologia, a Arqueologia e a Química. 
b) A Pré-História pode ser dividida em Paleolítico e Neolítico, no que se refere ao processo técnico de trabalhar a pedra. 
c) Sobre o Paleolítico, podemos afirmar que foi o período de grande desenvolvimento artístico, cujo exemplo são as pinturas antropomorfas e zoomorfas realizadas nas cavernas. 
d) O Neolítico apresentou um desenvolvimento artístico diferente do Paleolítico, através dos traços geométricos do desenho e da pintura. 
e) Os primeiros seres semelhantes ao homem foram os Australopitecus e o Homem de Java que eram bem mais adaptados que o Homem de Neanderthal.


2) (UFRGS-RS) - Foi fator decisivo para a sobrevivência dos povos do período Neolítico: 
a) a utilização de metais como cobre e bronze. 
b) o nomadismo típico dos povos caçadores e coletores. 
c) a revolução agrícola. 
d) a revolução urbana e a formação dos impérios tecnocráticos. 
e) a formação de religiões monoteístas.


3) (UFPE-1996) - Na Pré-História encontramos fases do desenvolvimento humano. Qual a alternativa que apresenta características das atividades do homem na fase neolítica? 
a) Os homens praticavam uma economia coletora de alimentos. 
b) Os homens fabricavam seus instrumentos para obtenção de alimentos e abrigo. 
c) Os homens aprenderam a controlar o fogo.
d) Os homens conheciam uma economia comercial e já praticavam os juros. 
e) Os homens cultivavam plantas e domesticavam animais, tornando-se produtores de alimentos.


4) (IFSP 2016) - Segundo o historiador Guglielmo, “o período mais longo e a mais antiga era da pré-história é chamada de Paleolítico. Iniciou-se há pelo menos 2,5 milhões de anos, como atestam os instrumentos [...] encontrados no sítio de Hadar, Etiópia, e pode ser estendido há cerca de 10.000 anos”. 
(Fonte: GUGLIELMO, Antonio Roberto. A Pré-História. São Paulo: Brasiliense, 1999, p. 35 e 36).
Considerando a Pré-história e a passagem do texto, é correto o que se afirma em: 
a) Durante o Paleolítico Inferior ocorreu a produção dos primeiros instrumentos de pedra. 
b) Durante o Paleolítico Superior foi produzido os primeiros instrumentos de pedra. 
c) No decorrer da transição do Mesolítico para o Médio Paleolítico, ocorreu a produção dos primeiros instrumentos de pedra. 
d) Foi durante o Paleolítico Inferior que houve a produção dos primeiros instrumentos de ossos e chifres. 
e) Durante o Paleolítico Inferior houve a produção de lâminas e agulhas, que possibilitou o surgimento da Idade dos Metais.


5) (Ufg 2010) - As pinturas rupestres são evidências materiais do desenvolvimento intelectual dos seres humanos. Embora tradicionalmente estudadas pela Arqueologia, elas ajudaram a redefinir a concepção de que a História se inicia com a escrita, pois 
a) funcionam como códices velados de uma comunidade à espera de decifração. 
b) expressam uma concepção de tempo marcada pela cronologia. 
c) indicam o predomínio da técnica sobre as forças da natureza. 
d) atestam as relações entre registros gráficos e mitos de origem. 
e) registram a supremacia do indivíduo sobre os membros de seu grupo. 


6) (UFSCar-2000) - Entre as transformações havidas na passagem da pré-história para o período propriamente histórico, destaca-se a formação de cidades em regiões de 
a) solo fértil, atingido periodicamente pelas cheias dos rios, permitindo grande produção de alimentos e crescimento populacional. 
b) difícil acesso, cuja disposição do relevo levantava barreiras naturais às invasões de povos que viviam do saque de riquezas. 
c) entroncamento de rotas comerciais oriundas de países e continentes distintos, local de confluência de produtos exóticos. 
d) riquezas minerais e de abundância de madeira, condições necessárias para a edificação dos primeiros núcleos urbanos. 
e) terra firme, distanciada de rios e de cursos d’água, com grau de salubridade compatível com a concentração populacional


7) (UFRR/RR) - Considere as afirmações sobre o período paleolítico: 
I - Paleolítico é o primeiro e mais extenso período que conhecemos da história da humanidade, nele surgem os primeiros hominídeos antepassados do homem moderno; 
II - Com o desenvolvimento da mente e a acumulação de experiências e conhecimentos, os homens primitivos foram aperfeiçoando seus instrumentos, utensílios domésticos e armas, suas técnicas e meios de subsistência; 
III - Os homens do paleolítico viviam de uma maneira muito primitiva, em grupos nômades, ou seja, se deslocavam constantemente de região para região em busca de alimentos. Habitavam em cavernas, copas de árvores, saliências rochosas, ou tendas feitas de galhos e cobertas de folhas ou de pele de animais; 
IV - Os instrumentos ou ferramentas do paleolítico eram de pedra, madeira ou osso. A técnica usada para fabricar seus instrumentos era de bater na pedra de maneira a lhe dar a forma adequada para cortar, raspar ou furar. Em relação às proposições acima podemos afirmar que: 
a) Todos os itens são falsos. 
b) Todas estão corretas. 
c) Apenas o item I é verdadeiro. 
d) Apenas o item II é falso. 
e)  Os itens II, III e IV são falsos.


8) (Udesc) - O estudo da Pré-História abrange um longo período da história humana. Uma das periodizações mais conhecidas distingue pelo menos dois grandes períodos. Sobre esses períodos e suas distinções, é incorreto afirmar: 
a) No período denominado como neolítico dá-se a descoberta e o controle do fogo, uma das maiores conquistas desse período, que permitiu aos seres humanos a fundição dos metais. 
b) De modo bem geral, o período paleolítico está para as sociedades de caçadores-coletores assim como o período neolítico está para a agricultura e a criação de animais. 
c) Tanto o termo paleolítico quanto o neolítico referem-se à forma de tratamento da pedra. 
d) O período denominado como paleolítico se inicia há aproximadamente 4 milhões de anos, e se estende até cerca de 10000anos. 
e) O período denominado como neolítico se inicia há aproximadamente 8000 a.C. e se estende até, aproximadamente, 4000 a.C.


9) (FCSCL-SP) - Examine as três proposições, julgando se são verdadeiras ou falsas. Em seguida, assinale a alternativa correta. 
I. A Pré-História, época compreendida entre o aparecimento do homem sobre a Terra e o uso da escrita, é dividida tradicionalmente em dois períodos: Paleolítico e Neolítico. 
II. A domesticação de animais e o surgimento da agricultura ocorreram apenas após a invenção da escrita, posterior, portanto, ao Neolítico. 
III. A duração do Paleolítico é bem mais extensa que a do Neolítico, envolvendo níveis técnicos naturalmente mais primitivos. 
a) Todas as proposições são verdadeiras. 
b) Apenas as proposições I e II são verdadeiras. 
c) Apenas as proposições I e III são verdadeiras. 
d) Apenas as proposições II e III são verdadeiras. 
e) Todas as proposições são falsas.


10) (FGV-SP) - Sobre a Revolução Urbana, pode-se afirmar que: 
a) ocorreu no final do Paleolítico, graças à utilização de pedra polida pelo homem. 
b) representou a intensificação do nomadismo. 
c) começou quando os homens derrotaram o poder dos sacerdotes e inauguraram as cidades-Estados. 
d) ocorreu no final do Neolítico, quando se ampliou a agricultura irrigada. 
e) está ligada ao aparecimento da magia.

5 comentários: