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sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

Movimento Retilíneo Uniformemente Variado (MRUV)


Confira questões resolvidas sobre o Movimento Retilíneo Uniformemente Variado (MRU):

1) ENEM 2017 - Um motorista que atende a uma chamada de celular é levado à desatenção, aumentando a possibilidade de acidentes ocorrerem em razão do aumento de seu tempo de reação. Considere dois motoristas, o primeiro atento e o segundo utilizando o celular enquanto dirige. Eles aceleram seus carros inicialmente a 1,00 m/s2. Em resposta a uma emergência, freiam com uma desaceleração igual a 5,00 m/s2. O motorista atento aciona o freio à velocidade de 14,0 m/s, enquanto o desatento, em situação análoga, leva 1,00 segundo a mais para iniciar a frenagem.
Que distância o motorista desatento percorre a mais do que o motorista atento, até a parada total dos carros?
A) 2,90 m.
B) 14,0 m.
C) 14,5 m.
D) 15,0 m.
E) 17,4 m


2) (Uniube - MG) - No jogo do Brasil contra a Noruega, o tira-teima mostrou que o atacante brasileiro Roberto Carlos chutou a bola diretamente cotra o goleiro com velocidade de 108 km/h e este conseguiu imobilizá-la em 0,1s, com um movimento de recuo dos braços. O modulo da aceleração média da bola durante a ação do goleiro foi em m/s2, igual a:
a) 3000
b) 1800
c) 300
d) 108
e) 30


3) (PUC-PR) - Um móvel desloca-se a 72 km/h. É aplicada uma aceleração de freamento de 0,4 m/s². Determine o intervalo de tempo necessário para parar.
a) 5 s;
b) 25 s;
c) 30 s;
d) 35 s;
e) 50 s.


4) (FEI-SP) - No movimento retilíneo uniformemente variado, com velocidade inicial nula, a distância percorrida é:
a) diretamente proporcional ao tempo de percurso
b) inversamente proporcional ao tempo de percurso
c) diretamente proporcional ao quadrado do tempo de percurso
d) inversamente proporcional ao quadrado do tempo de percurso
e) diretamente proporcional à velocidade


5) (FFFCMPA-2006) - Um carro que se desloca em movimento retilíneo, sempre no mesmo sentido, a 54 km/h sofre uma aceleração constante e, transcorridos 5 s, sua velocidade vale 90 km/h. A distância percorrida pelo carro nos 5 s é de:
a) 40 m.
b) 90 m.
c) 100 m.
d) 125 m.
e) 200 m.


6) ENEM 2012 - Para melhorar a mobilidade urbana na rede metroviária é necessário minimizar o tempo entre estações. Para isso a administração do metrô de uma grande cidade adotou o seguinte procedimento entre duas estações: a locomotiva parte do repouso com aceleração constante por um terço do tempo de percurso, mantém a velocidade constante por outro terço e reduz sua velocidade com desaceleração constante no trecho final, até parar.
Qual é o gráfico de posição (eixo vertical) em função do tempo (eixo horizontal) que representa o movimento desse trem?


7) (PUC-RJ) - O movimento de um objeto pode ser descrito pelo gráfico velocidade versus tempo, apresentado na figura a seguir.
Podemos afirmar que:
a) a aceleração do objeto é 2,0 m/s2, e a distância percorrida em 5,0 s é 10,0 m.
b) a aceleração do objeto é 4,0 m/s2, e a distância percorrida em 5,0 s é 20,0 m.
c) a aceleração do objeto é 2,0 m/s2, e a distância percorrida em 5,0 s é 25,0 m.
d) a aceleração do objeto é 2,0 m/s2, e a distância percorrida em 5,0 s é 10,0 m.
e) a aceleração do objeto é 2,0 m/s2, e a distância percorrida em 5,0 s é 20,0 m.


8) (MACKENZIE) - Um móvel parte do repouso com aceleração constante de intensidade igual a 2,0 m/s2 em uma trajetória retilínea. Após 20s, começa a frear uniformemente até parar a 500m do ponto de partida. Em valor absoluto, a aceleração de freada foi:
a) 8,0 m/s2
b) 6,0 m/s2
c) 4,0 m/s2
d) 2,0 m/s2
e) 1,6 m/s2


9) Considere os seguintes gráficos que descrevem o movimento de diferentes móveis ao longo do tempo. Assinale a alternativa que contenha todos os gráficos que correspondem a um movimento retilíneo uniformemente variado.
a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas I e II.
d) Apenas I e III.
e) Apenas II e III.


10) (PUCRS) - A aceleração de um móvel informa sobre a maneira como a velocidade varia. Dizer que a aceleração de um móvel é de 2m/s², significa que:
a) o móvel percorre 2m a cada segundo;
b) em cada segundo o móvel percorre uma distância que é o dobro da percorrida no segundo anterior;
c) a velocidade do móvel varia 2m/s a cada segundo;
d) a velocidade do móvel varia de 1m/s a cada 2 segundos;
e) a velocidade do móvel varia de 2m/s a cada segundo ao quadrado.


11) (Unicamp-SP) - Um automóvel trafega com velocidade constante de 12 m/s por uma avenida e se aproxima de um cruzamento onde há um semáforo com fiscalização eletrônica. Quando o automóvel se encontra a uma distância de 30 m do cruzamento, o sinal muda de verde para amarelo. O motorista deve decidir entre parar o carro antes de chegar ao cruzamento ou acelerar o carro e passar pelo cruzamento antes do sinal mudar para vermelho. Este sinal permanece amarelo por 2,2 s. O tempo de reação do motorista (tempo decorrido entre o momento em que o motorista vê a mudança de sinal e o momento em que realiza alguma ação) é 0,5 s.
a) Determine a mínima aceleração constante que o carro deve ter para parar antes de atingir o cruzamento e não ser multado.
b) Calcule a menor aceleração constante que o carro deve ter para passar pelo cruzamento sem ser multado. (Aproxime 1,7x1,7=3,0)


12) (Enem 2013 – edição PPL) - O trem de passageiros da Estrada de Ferro Vitória Minas (EFVM), que circula diariamente entre a cidade de Cariacica, na Grande Vitória, e a capital mineira Belo Horizonte, está utilizando uma nova tecnologia de frenagem eletrônica. Com a tecnologia anterior, era preciso iniciar a frenagem cerca de 400 metros antes da estação. Atualmente, essa distância caiu para 250 metros, o que proporciona redução no tempo de viagem. Considerando uma velocidade de 72 km/h, qual o módulo da diferença entre as acelerações de frenagem depois e antes da adoção dessa tecnologia?
a) 0,08 m/s2
b) 0,30 m/s2
c) 1,10 m/s2
d) 1,60 m/s2
e) 3,90 m/s2

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