Força de Atrito - Questões dos Vestibulares

Questões dos Vestibulares

Site com a resolução de questões dos diversos vestibulares do Brasil.

SUGERIDOS

Home Top Ad

sábado, 28 de setembro de 2019

Força de Atrito


Confira questões resolvidas sobre a Força de Atrito:

1) Unicamp 2018 - Importantes estudos sobre o atrito foram feitos por Leonardo da Vinci (1452-1519) e por Guillaume Amontons (1663-1705). A figura (a) é uma ilustração feita por Leonardo da Vinci do estudo sobre a influência da área de contato na força de atrito.
a) Dois blocos de massas m1 = 1,0 kg e m2 = 0,5 kg são ligados por uma corda e dispostos como mostra a figura (b). A polia e a corda têm massas desprezíveis, e o atrito nas polias também deve ser desconsiderado. O coeficiente de atrito cinético entre o bloco de massa m2 e a superfície da mesa é μc = 0,8. Qual deve ser a distância de deslocamento do conjunto para que os blocos, que partiram do repouso, atinjam a velocidade v = 2,0 m/s?
b) Em certos casos, a lei de Amontons da proporcionalidade entre a força de atrito cinético e a força normal continua válida nas escalas micrométrica e nanométrica. A figura (c) mostra um gráfico do módulo da força de atrito cinético, Fat, em função do módulo da força normal, N, entre duas monocamadas moleculares de certa substância, depositadas em substratos de vidro. Considerando N = 5,0 nN, qual será o módulo do trabalho da força de atrito se uma das monocamadas se deslocar de uma distância d = 2,0 μm sobre a outra que se mantém fixa?


2) (FATEC) - O bloco da figura, de massa 5 Kg, move-se com velocidade constante de 1,0 m/s num plano horizontal, sob a ação da força F, constante e horizontal.
Se o coeficiente de atrito entre o bloco e o plano vale 0,20, e a aceleração da gravidade, 10m/s2, então o módulo da força F, em Newtons, vale:
a) 25
b) 20
c) 15
d) 10
e) 5


3) (FUND. CARLOS CHAGAS) - Um bloco de madeira pesa 2,0.10³ N. Para deslocá-lo sobre uma mesa horizontal, com velocidade constante, é necessário aplicar uma força horizontal de intensidade 1,0.10² N. O coeficiente de atrito dinâmico entre o bloco e a mesa vale:
a) 5,0 . 10-²
b) 1,0 . 10-¹
c) 2,0 . 10-³
d) 2,5 . 10-¹
e) 5,0 . 10-¹


4) (VUNESP) - Um trator se desloca em uma estrada, da esquerda para a direita, com movimento acelerado. O sentido das forças de atrito que a estrada faz sobre as rodas do carro é indicado na figura a seguir:

É correto afirmar que:
a) o trator tem tração nas quatro rodas;
b) o trator tem tração traseira;
c) o trator tem tração dianteira;
d) o trator está com o motor desligado;
e) a situação apresentada é impossível de acontecer.


5) (UFSM) - No sistema a seguir, o bloco A tem massa de 2 Kg e o bloco B tem massa de 8 Kg. A superfície da mesa onde B está apoiado é rugosa, e o sistema está em repouso, no limiar do seu movimento.
O coeficiente de atrito estático entre a mesa e o bloco B é
a) 0,15
b) 0,25
c) 0,30
d) 0,40
e) 0,50


6) (CESCA - SP) - Um corpo desliza sobre um plano horizontal, solicitado por uma força de intensidade 100 N. Um observador determina o módulo da aceleração do corpo: a = 1,0 m/s². Sabendo-se que o coeficiente de atrito dinâmico entre o bloco e o plano de apoio é 0,10, podemos dizer que a massa do corpo é: (adotar g = 10 m/s²)
a) 10 Kg
b) 50 Kg
c) 100 Kg
d) 100 Kg
e) 200 Kg


7) (Puc-SP) - Uma criança de 30kg começa a descer um escorregador inclinado de 30º em relação ao solo horizontal.
O coeficiente de atrito dinâmico entre o escorregador a roupa da criança é √3/3 e a aceleração local da gravidade é 10m/s². Após o início da descida, como é o movimento da criança enquanto escorrega?
Dados: Cos 30º = √3/2 Sen 30º = 1/2
a) não há movimento nessas condições
b) desce em movimento acelerado
c) desce em movimento uniforme e retilíneo
d) desce em movimento retardado até o final
e) desce em movimento retardado e pára antes do final do escorregador


8) (ENEM 2013) - Uma pessoa necessita da força de atrito em seus pés para se deslocar sobre uma superfície. Logo, uma pessoa que sobe uma rampa em linha reta será auxiliada pela força de atrito exercida pelo chão em seus pés. Em relação ao movimento dessa pessoa, quais são a direção e o sentido da força de atrito mencionada no texto?
a) Perpendicular ao plano e no mesmo sentido do movimento.
b) Paralelo ao plano e no sentido contrário ao movimento.
c) Paralelo ao plano e no mesmo sentido do movimento.
d) Horizontal e no mesmo sentido do movimento.
e) Vertical e sentido para cima.


9) Uma força F = 100 N, inclinada de 30º em relação à horizontal, puxa um corpo de 20 kg sobre uma superfície horizontal com coeficiente de atrito cinético igual a 0,2. A cada segundo o corpo sofre uma variação de velocidade igual a:
a) 2,80 km/h
b) 1,30 km/h
c) 4,68 km/h
d) 10,08 km/h
e) zero


10)  Um bloco de acrílico de 0,5 kg é puxado por fio com uma força de 7 N. A direção da força é paralela à superfície horizontal da mesa onde está apoiado o bloco, que adquire a aceleração de 2 m/s². Essa aceleração só pode ser explicada se houver a ação de uma força de atrito de que intensidade?


11) ACAFE 2016/2 - Um professor de Física utiliza uma rampa móvel para verificar o valor do coeficiente de atrito estático entre ela e um bloco. Foi alterando o ângulo da rampa em relação à horizontal, até que o bloco atingiu a eminência do movimento. Nesse exato instante, tirou uma foto da montagem e acrescentou com os valores de algumas grandezas, como mostra a figura. Chegando a sala, explicou a situação a seus alunos e pediu que determinassem o valor do coeficiente de atrito estático entre o bloco e a rampa.
O valor correto do coeficiente de atrito estático e da força de atrito, em N, que os alunos devem encontrar, é:
a) 0,65 e 45
b) 0,75 e 45
c) 0,65 e 60
d) 0,75 e 60

Nenhum comentário:

Postar um comentário