Força Elástica - Questões dos Vestibulares

Questões dos Vestibulares

Site com a resolução de questões dos diversos vestibulares do Brasil.

SUGERIDOS

Home Top Ad

sexta-feira, 25 de outubro de 2019

Força Elástica


Confira questões resolvidas sobre a Força Elástica:

1) (UFG) - Para proteção e conforto, os tênis modernos são equipados com amortecedores constituídos de molas. Após você sair da aula de física experimental e olhar para o tênis de seu amigo, verificou que ele estava com um determinado modelo, que possui três molas idênticas, onde essas molas são associadas em paralelo e simetricamente. Observando que elas sofrem uma deformação de 4mm ao ser calçado por uma pessoa de 84 Kg. Considerando-se que essa pessoa permaneça parada, a constante elástica das molas serão, em kN/m, de (considere g = 10m/s²):
a) 35,0
b) 70,0
c) 105,0
d) 157,5
e) 210,0


2) (UNICAP) - Assinale as afirmativas verdadeiras e as afirmativas falsas.
0) As molas são distendidas uniformemente por forças que variam com a distância.
1) A expressão da força que distende a mola de constante K é F = Kx, onde x é o alongamento da mola.
2) A mola do item anterior reage sempre com força F' = -Kx, onde x é o alongamento da mola. 
3) Os dinamômetros são equipamentos destinados a medir forças.
4) Nos sistemas conservativos, a energia mecânica é conservada.


3) (Uern 2013) - A tabela apresenta a força elástica e a deformação de 3 molas diferentes.
Comparando-se as constantes elásticas destas 3 molas, tem-se que
a) K1 > K2 > K3.
b) K2 > K1 > K3.
c) K2 > K3 > K1.
d) K3 > K2 > K1.


4) (UFRJ) - Um bloco de massa 5 kg está parado sobre um plano inclinado de um ângulo de 30° com a horizontal, preso a uma mola, de constante elástica k = 100 N/m, como mostra a figura. O atrito entre o bloco e o plano pode ser desprezado.
a) Represente as forças que atuam na caixa e escreva quem exerce cada uma das forças.
b) Calcule a deformação da mola nessa situação.


5) (UFSM) - Durante os exercícios de força realizados por um corredor, é usada uma tira de borracha presa ao seu abdome. Nos arranques, o atleta obtém os seguintes resultados:
Onde Δx é a elongação da tira.
O máximo de força atingido pelo atleta, sabendo-se que a constante elástica da tira é de 300 N/m e que obedece à lei de Hooke, é, em N:
a) 23 520
b) 17 600
c) 1 760
d) 840
e) 84


6) (AFA 2016) - Na situação da figura a seguir, os blocos A e B têm massas mA = 3,0 kg e mB = 1,0 kg. O atrito entre o bloco A e o plano horizontal de apoio é desprezível, e o coeficiente de atrito estático entre B e A vale µe = 0,4. O bloco A está preso numa mola ideal, inicialmente não deformada, de constante elástica K = 160 N/m que, por sua vez, está presa ao suporte S.
O conjunto formado pelos dois blocos pode ser movimentado produzindo uma deformação na mola e, quando solto, a mola produzirá uma certa aceleração nesse conjunto. Desconsiderando a resistência do ar, para que B não escorregue sobre A, a deformação máxima que a mola pode experimentar, em cm, vale
a) 3,0.
b) 4,0.
c) 10.
d) 16.


7) Uma mola tem constante elástica de 10 N/cm. Determine a força que deve ser aplicada para que a mola sofra uma deformação de 5 cm.


8) (UPE) - Um corpo de massa m está suspenso por duas molas ideais, paralelas, com constantes elásticas k e deformadas de d. Sabendo que o sistema se encontra em equilíbrio, assinale a alternativa que expressa k. Dado: Considere a aceleração da gravidade g.
a) 2mg/d
b) mg/d
c) mg/2d
d) 2d/mg
e) mg


9) Uma mola tem constante elástica K=4,0kN/m. Quando ela for comprimida em 50cm, qual será a força elástica?


10) (UFPE) - Um objeto de massa M = 0,5 kg, apoiado sobre uma superfície horizontal sem atrito, está preso a uma mola cuja constante de força elástica é K = 50 N/m. O objeto é puxado por 10 cm e então solto, passando a oscilar em relação à posição de equilíbrio. Qual a velocidade máxima do objeto, em m/s?
a) 0,5
b) 1,0
c) 2,0
d) 5,0
e) 7,0

2 comentários:

  1. Boa noite! Eu gostaria de apontar que na resolução da primeira questão foram consideradas 6 molas ao invés de 3 e isso afetou o resultado final! A resposta correta seria a letra B.
    No mais, muito obrigada pelos exercícios e resoluções disponibilizadas, me ajudam demais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vitória. Boa noite.
      Também obtive essa dúvida, porém repensei. Se corpo possui dois pés, a força peso sobre ele estará dividida nós dois sapatos. Portanto, as seis molas serão necessárias para considerar a questão. Espero ter ajudado!

      Excluir