Interferência de Ondas - Questões dos Vestibulares

Questões dos Vestibulares

Site com a resolução de questões dos diversos vestibulares do Brasil.

SUGERIDOS

Home Top Ad

segunda-feira, 30 de março de 2020

Interferência de Ondas


Confira questões resolvidas sobre a Interferência de Ondas:

1) ENEM 2010 - Um garoto que passeia de carro com seu pai pela cidade, ao ouvir rádio, percebe que a sua estação de rádio preferida, a 94,9 FM, que opera na banda de frequência de megahertz, tem seu sinal de transmissão superposto pela transmissão de uma rádio pirata, de mesma frequência, que interfere no sinal da emissora do centro em algumas regiões da cidade. Considerando a situação apresentada, a rádio pirata interfere no sinal da rádio do centro devido à
a) atenuação promovida pelo ar nas radiações emitidas.
b) maior amplitude da radiação emitida pela estação do centro.
c) diferença de intensidade entre as fontes emissoras de onda.
d) maior potência de transmissão das ondas da emissora pirata.
e) semelhança dos comprimentos de onda das radiações emitidas.


2) (UFTM-MG) - Sobre o fenômeno da interferência, pode-se afirmar que
a) só ocorre com ondas mecânicas e longitudinais.
b) as linhas ventrais indicam interferência destrutiva.
c) num ponto do meio para o qual ∆x = nλ/2, ocorre interferência construtiva.
d) não é apropriado para demonstrar o caráter ondulatório da luz.
e) pode ocorrer a situação na qual som + som = silêncio.


3) (FGV) - A figura mostra dois pulsos que se movimentam em sentidos contrários, um em direção ao outro sobre a mesma corda, que pode ser considerada ideal.
No momento em que houver sobreposição total, a disposição esperada para os pontos da corda estará melhor indicada por:


4) (VUNESP) - Duas fontes F1 e F2, separadas de certa distância e operando em fase, produzem onda na superfície da água com comprimento de onda constante de 2,0 cm. Um ponto P, na superfície da água, dista 9,0 cm de F1 e 12 cm de F2.
a) Quantos comprimentos de onda existem entre P e F1 e, P e F2?
b) No ponto P, a superposição das ondas produzidas por F1 e F2, resulta numa interferência construtiva ou destrutiva? Justifique sua resposta.


5) (UFSCAR-SP) - Dois pulsos, A e B, são produzidos em uma corda esticada, que tem uma extremidade fixada em uma parede, conforme mostra a figura.
Quando os dois pulsos se superpuserem, após o pulso A ter sofrido reflexão na parede, ocorrerá interferência:
a) construtiva e, em seguida, cada pulso seguirá se caminho mantendo suas características originais.
b) construtiva e, em seguida, os dois pulsos seguirão juntos no sentido do pulso de maior energia.
c) destrutiva e, em seguida os pulsos deixarão de existir, devido a absorção de energia durante a interação.
d) destrutiva e, em seguida, os dois pulsos seguirão juntos no sentido do pulso de maior energia. 
e) destrutiva e, em seguida, cada pulso seguirá se caminho mantendo suas características originais.


6) (UEM-PR–2006) - Em uma danceteria, são instalados em paredes opostas dois alto-falantes que emitem ondas sonoras iguais. É possível, estando os dois alto-falantes ligados, haver pontos na sala com silêncio, ou seja, com intensidade do som igual a zero?
a) Não, pois, com dois alto-falantes a intensidade do som é duplicada.
b) Sim. Devido ao fenômeno da refração, nos pontos onde houver a superposição da crista de uma onda e o vale da outra onda, haverá silêncio.
c) Não, devido ao fenômeno da dispersão.
d) Sim. Devido ao fenômeno da interferência, nos pontos onde houver uma superposição da crista de uma onda e o vale da outra onda, haverá silêncio.
e) Sim. Devido ao fenômeno da polarização, nos pontos onde houver uma superposição do vale de uma onda e o vale da outra onda, haverá silêncio


7) Duas fontes sonoras A e B emitem, em fase, um sinal senoidal de mesma amplitude A e com o mesmo comprimento de onda de 10 m. Um observador em P, depois de um certo tempo, suficiente observará uma interferência construtiva ou destrutiva? Justifique utilizando a razão N.


8) (UEL-PR–2010) - A figura a seguir representa uma área coberta pela radiação eletromagnética emitida por duas antenas. Considerando que a radiação eletromagnética é uma onda e que, nesta questão, essa onda está representada pelos semicírculos, cujas cristas são os traços cheios e os vales, os traços pontilhados, assinale a alternativa CORRETA.
a) No ponto 1, a amplitude resultante é mínima.
b) No ponto 2, a amplitude resultante é máxima.
c) No ponto 3, a amplitude resultante é metade do que a do ponto 1.
d) No ponto 4, a amplitude resultante é nula.
e) No ponto 2, a amplitude resultante é o dobro do que a do ponto 3.


9) ENEM 2018 - Nos manuais de instalação de equipamentos de som há o alerta aos usuários para que observem a correta polaridade dos fios ao realizarem as conexões das caixas de som. As figuras ilustram o esquema de conexão das caixas de som de um equipamento de som mono, no qual os alto-falantes emitem as mesmas ondas. No primeiro caso, a ligação obedece às especificações do fabricante e no segundo mostra uma ligação na qual a polaridade está invertida.
O que ocorre com os alto-falantes E e D se forem conectados de acordo com o segundo esquema?
a) O alto-falante E funciona normalmente e o D entra em curto-circuito e não emite som.
b) O alto-falante E emite ondas sonoras com frequências ligeiramente diferentes do alto-falante D provocando o fenômeno de batimento.
c) O alto-falante E emite ondas sonoras com frequências e fases diferentes do alto-falante D provocando o fenômeno conhecido como ruído.
d) O alto-falante E emite ondas sonoras que apresentam um lapso de tempo em relação às emitidas pelo alto-falante D provocando o fenômeno de reverberação.
e) O alto-falante E emite ondas sonoras em oposição de fase às emitidas pelo alto-falante D provocando o fenômeno de interferência destrutiva nos pontos equidistantes aos alto-falantes.


10) Fuvest 2014 - O Sr. Rubinato, um músico aposentado, gosta de ouvir seus velhos discos sentado em uma poltrona. Está ouvindo um conhecido solo de violino quando sua esposa Matilde afasta a caixa acústica da direita (Cd) de uma distância ℓ, como visto na figura abaixo.
Em seguida, Sr. Rubinato reclama: -Não consigo mais ouvir o Lá do violino, que antes soava bastante forte! Dentre as alternativas abaixo para a distância ℓ, a única compatível com a reclamação do Sr. Rubinato é
a) 38 cm.
b) 44 cm.
c) 60 cm.
d) 75 cm.
e) 150 cm.


11) (UFMG) - Na figura I, estão representados os pulsos P e Q, que estão se propagando em uma corda e se aproximam um do outro com velocidades de mesmo módulo. Na figura II, está representado o pulso P, em um instante t, posterior, caso ele estivesse se propagando sozinho.
A partir da análise dessas informações, assinale a alternativa em que a forma da corda no instante t está CORRETAMENTE representada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário