Calorimetria - Questões dos Vestibulares

Questões dos Vestibulares

Site com a resolução de questões dos diversos vestibulares do Brasil.

SUGERIDOS

Home Top Ad

sexta-feira, 22 de maio de 2020

Calorimetria


Confira questões resolvidas sobre a Calorimetria:

1) (FCMMG) - A Lua é um satélite árido, sem atmosfera, com montanhas rochosas, planícies e crateras. Quando uma de suas metades está iluminada pelo Sol, sua temperatura pode chegar a 120°C, enquanto, no mesmo momento, a face escura pode ter uma temperatura em torno de 150°C abaixo de zero. Essa grande variação de temperatura é explicada, principalmente, por uma característica física das rochas, isto é,
a) o seu calor latente.
b) a sua capacidade térmica.
c) o seu calor específico.
d) o seu coeficiente de dilatação.


2) (UFU-MG) - Um aparelho de micro-ondas é utilizado para aquecer 100 g de água (calor específico igual a 1 cal/g°C), de 25°C a 73°C. O aparelho gera 100 W de potência, sendo que 80% da energia produzida atinge a água e é totalmente convertida em calor. Nessas condições, assinale a alternativa que corresponde a uma afirmação VERDADEIRA.
Observação: Use 1 cal = 4 J
a) A energia total gerada pelo aparelho de micro-ondas em cada segundo é de 80 J.
b) O calor absorvido pela água durante esse processo de aquecimento é de 4 800 J.
c) O rendimento desse processo é de 20%.
d) O tempo necessário para esse processo de aquecimento é de 4 minutos.


3) (UF - Paraná) - Para aquecer 500 g de certa substância de 20ºC para 70ºC, foram necessárias 4000 calorias. A capacidade térmica e o calor específico valem respectivamente:
a) 8 cal/ ºC e 0,08 cal/g .ºC
b) 80 cal/ ºC e 0,16 cal/g. ºC
c) 90 cal/ ºC e 0,09 cal/g. ºC
d) 95 cal/ ºC e 0,15 cal/g. ºC
e) 120 cal/ ºC e 0,12 cal/g. ºC


4) (PUC-RIO 2009) - Quanta energia deve ser dada a uma panela de ferro de 300 g para que sua temperatura seja elevada em 100 ºC? Considere o calor específico da panela como c = 450 J/ kgºC.
a) 300 J
b) 13500 J
c) 1750 J
d) 450 J
e) 300 J


5) ENEM - Se, por economia, abaixarmos o fogo sob uma panela de pressão logo que se inicia a saída de vapor pela válvula, de forma simplesmente a manter a fervura, o tempo de cozimento 
a) será maior, porque a panela esfria.
b) será menor, pois diminui a perda de água.
c) será maior, pois a pressão diminui.
d) será maior, pois a evaporação diminui.
e) não será alterado, pois a temperatura não varia


6) (UFMG) - Júlia coloca uma esfera de cobre e uma de alumínio, ambas de mesma massa e à mesma temperatura, sobre um bloco de gelo. Após um certo tempo, ela observa que essas esferas permanecem em equilíbrio nas posições indicadas nesta figura:
Todas as dimensões estão representadas em escala na figura. Sejam dCu e dAl as densidades e cCu e cAl os calores específicos, respectivamente, do cobre e do alumínio. Com base nessas informações, é CORRETO afirmar que
a) dCu < dAl e cCu > cAl .
b) dCu > dAl e cCu < cAl .
c) dCu < dAl e cCu < cAl .
d) dCu > dAl e cCu > cAl .


7) (UNIFESP–2009) - A sonda Phoenix, lançada pela NASA, detectou em 2008 uma camada de gelo no fundo de uma cratera na superfície de Marte. Nesse planeta, o gelo desaparece nas estações quentes e reaparece nas estações frias, mas a água nunca foi observada na fase líquida. Com auxílio do diagrama de fase da água, analise as três afirmações seguintes:
I. O desaparecimento e o reaparecimento do gelo, sem a presença da fase líquida, sugerem a ocorrência de sublimação.
II. Se o gelo sofre sublimação, a pressão atmosférica local deve ser muito pequena, inferior à pressão do ponto triplo da água.
III. O gelo não sofre fusão porque a temperatura no interior da cratera não ultrapassa a temperatura do ponto triplo da água.
De acordo com o texto e com o diagrama de fases, pode-se afirmar que está CORRETO o contido em
a) I, II e III.
b) II e III, apenas.
c) I e III, apenas.
d) I e II, apenas.
e) I, apenas.


8) (UFMG 2008) - Depois de assar um bolo em um forno a gás, Zulmira observa que ela queima a mão ao tocar no tabuleiro, mas não a queima ao tocar no bolo. Considerando-se essa situação, é CORRETO afirmar que isso ocorre porque:
a) a capacidade térmica do tabuleiro é maior que a do bolo.
b) a transferência de calor entre o tabuleiro e a mão é mais rápida que entre o bolo e a mão.
c) o bolo esfria mais rapidamente que o tabuleiro, depois de os dois serem retirados do forno.
d) o tabuleiro retém mais calor que o bolo.


9) (UDESC 2017/1) - Um oxidante bastante utilizado em fogos de artifício e fabricação de fósforos é o perclorato de potássio, que é um sólido iônico à temperatura ambiente (25°C). Assinale a alternativa que contém o calor necessário para elevar a temperatura de 25,0 g de perclorato de potássio da temperatura ambiente até sua temperatura de fusão em 525°C.
Dado: capacidade calorífica: 5,85 kJ K-1 mol-1.
b) 7,3 kJ
b) 18,0 kcal
c) 528 kJ
d) 128 kJ
e) 73,1 kJ


10) (UFT) - Após mergulharem em uma piscina e, em seguida, saírem dela, Daniel e André fazem observações sobre o que cada um deles sentiu durante aquela experiência. Daniel disse: “Quando mergulhei, imediatamente senti frio, devido à transmissão de calor, por condução, do meu corpo para a água da piscina.” André afirmou: “Assim que saí da piscina, senti frio devido ao calor latente de vaporização da água.” Considerando-se as duas situações descritas, é CORRETO afirmar que
a) apenas a observação de André está certa.
b) apenas a observação de Daniel está certa.
c) ambas as observações estão certas.
d) nenhuma das duas observações está certa.


11) (FMU) - A temperatura durante a mudança de estado, para uma substância,
a) é sempre maior que 0
b) é sempre menor que 0
c) é sempre constante à mesma pressão
d) varia conforme o estado de agregação da substância
e) varia independentemente do estado de agregação da substancia


12) (PUC-MG) - O gráfico abaixo mostra o aquecimento de um recipiente de alumínio (c = 0,20 cal/g°C), de massa 600 g, que contém um determinado líquido em equilíbrio térmico. Nesse caso, é CORRETO dizer que a capacidade térmica do líquido, em cal/ °C é igual a:
a) 60
b) 70
c) 80
d) 90
e) 100


13) (VEST – RIO – RJ) - Um confeiteiro, preparando um certo tipo de massa, precisa de água a 40°C para obter melhor fermentação. Seu ajudante pegou água da torneira a 25°C e colocou-a para aquecer num recipiente graduado de capacidade térmica desprezível. Quando percebeu, a água fervia e atingia o nível 8 do recipiente. Para obter a água na temperatura de que precisa, deve acrescentar, no recipiente, água da torneira até o seguinte nível:
a) 18
b) 25
c) 32
d) 40
e) 56 


14) (Fatec-SP) - Calor é:
a) energia que aumenta em um corpo quando ele se aquece.
b) energia que sempre pode ser convertida integralmente em trabalho.
c) energia que jamais pode ser convertida integralmente em trabalho.
d) o agente físico responsável pelo aquecimento dos corpos.
e) uma modalidade de energia em trânsito.


15) (F.M.ABC-SP) - Dois corpos sólidos receberam a mesma quantidade de calor e sofreram o mesmo aumento de temperatura. Podemos concluir que os corpos tem mesmo(a):
a) massa
b) densidade
c) capacidade térmica
d) calor específico
e) coeficiente de dilatação


16) (G1 - cftmg 2017) - Dois corpos A e B de temperaturas TA e TB, onde TA > TB são colocados em um recipiente termicamente isolado juntamente com um terceiro corpo C de temperatura TC. Após atingido o equilíbrio térmico, as temperaturas
a) TA, TB e TC diminuem.
b) TA, TB e TC tornam-se iguais.
c) TA diminui, TB aumenta e TC diminui.
d) TA aumenta, TB diminui e TC aumenta.


17) (Pucrj 2017) - Em uma experiência de física, um aluno verifica que o calor de fusão de um dado objeto é 50 J/kg. Para um outro objeto com o dobro da massa, mas feito do mesmo material, o calor de fusão, em J/kg, deve ser
a) 200
b) 100
c) 50
d) 25
e) 12,5


18) (Puccamp 2016) - A perspectiva de uma pessoa que usa uma garrafa térmica é que esta não permita a troca de calor entre o meio ambiente e o conteúdo da garrafa. Porém, em geral, a própria garrafa já provoca uma pequena redução de temperatura quando nela colocamos um líquido quente, como o café, uma vez que a capacidade térmica da garrafa não é nula. Numa garrafa térmica que está a 24ºC colocam-se 500 g de água (c = 1 cal/gºC) a 90ºC e, após algum tempo, nota-se que a temperatura estabiliza em 84ºC. Pode-se afirmar que a capacidade térmica desta garrafa é, em cal/ºC,
a) 5.
b) 6.
c) 50.
d) 60.
e) 100


19) (ENEM – 2016) - Num experimento, um professor deixa duas bandejas de mesma massa, uma de plástico e outra de alumínio, sobre a mesa do laboratório. Após algumas horas, ele pede aos alunos que avaliem a temperatura das duas bandejas, usando para isso o tato. Seus alunos afirmaram, categoricamente, que a bandeja de alumínio encontra-se numa temperatura mais baixa. Intrigado, ele propõe uma segunda atividade, em que coloca um cubo de gelo sobre cada uma das bandejas, que estão em equilíbrio térmico com o ambiente, e os questiona em qual delas a taxa de derretimento do gelo será maior. O aluno que responder corretamente ao questionamento do professor dirá que o derretimento ocorrerá
a) mais rapidamente na bandeja de alumínio, pois ela tem uma maior condutividade térmica que a de plástico.
b) mais rapidamente na bandeja de plástico, pois ela tem inicialmente uma temperatura mais alta que a de alumínio.
c) mais rapidamente na bandeja de plástico, pois ela tem uma maior capacidade térmica que a de alumínio.
d) mais rapidamente na bandeja de alumínio, pois ela tem um calor específico menor que a de plástico.
e) com a mesma rapidez nas duas bandejas, pois apresentarão a mesma variação de temperatura.


20) (UERJ – 2018) - Observe no diagrama as etapas de variação da temperatura e de mudanças de estado físico de uma esfera sólida, em função do calor por ela recebido. Admita que a esfera é constituída por um metal puro.
Durante a etapa D, ocorre a seguinte mudança de estado físico:
a) fusão
b) sublimação
c) condensação
d) vaporização


21) (UFRS) - Para que dois corpos possam trocar calor é necessário que:
I. estejam a diferentes temperaturas.
II. tenham massas diferentes.
III. exista um meio condutor de calor entre eles.
Quais são as afirmativas corretas?
a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas I e II.
d) Apenas I e III.
e) I, II e III

Nenhum comentário:

Postar um comentário