Dilatometria - Questões dos Vestibulares

Questões dos Vestibulares

Site com a resolução de questões dos diversos vestibulares do Brasil.

SUGERIDOS

Home Top Ad

terça-feira, 5 de maio de 2020

Dilatometria


Confira questões resolvidas sobre a Dilatometria:

1) (UFLA-MG–2006) - Têm-se uma peça de metal com um orifício de diâmetro d1 e um pino do mesmo metal de diâmetro d2, ligeiramente maior que o orifício d1, quando à mesma temperatura. Para introduzir o pino no orifício, pode-se
a) aquecer o orifício e o pino igualmente.
b) resfriar apenas o pino.
c) aquecer o pino e resfriar o orifício.
d) resfriar apenas o orifício.
e) resfriar o orifício e o pino igualmente.


2) CEFET-MG - Uma placa de material metálico apresenta um orifício de pequenas dimensões. Ao ser aquecida, sua superfície ______________ e o orifício ______________. Os termos da opção que preenchem, CORRETAMENTE, as lacunas são
a) dilata, dilata.
b) dilata, contrai.
c) contrai, contrai.
d) não se altera, dilata.
e) contrai, não se altera.


3) (UFLA-95) - Uma barra de ferro homogênea é aquecida de 10ºC até 60ºC. Sabendo-se que a barra a 10ºC tem um comprimento igual a 5 m e que o coeficiente da dilatação linear do ferro é igual 1,2 x 10⁻⁶ ºC-¹, podemos afirmar que a variação de dilatação ocorrida e o comprimento final da barra foram de:
a) 5×10⁻⁴m; 5,0005m
b) 2×10⁻⁴m; 5,0002m
c) 4×10⁻⁴m; 5,0004m
d)3×10⁻⁴m; 5,0003m
e)6×10⁻⁴m; 5,0006m


4) UDESC - A figura (a) mostra um dispositivo que pode ser usado para ligar ou desligar um forno, dependendo da temperatura do local onde se encontra o sensor (barra AB). Essa barra é constituída de dois metais diferentes e, ao ser aquecida, fecha o circuito, como indicado na figura (b).
O funcionamento do dispositivo acima indicado ocorre devido:
a) a metais diferentes possuírem calores específicos diferentes.
b) a metais diferentes possuírem condutividades térmicas diferentes.
b) ao calor fluir sempre de um corpo a uma temperatura maior para um corpo a uma temperatura menor, e nunca ocorrer o fluxo contrário.
d) a metais diferentes possuírem calores latentes diferentes.
e) a metais diferentes possuírem coeficientes de dilatação térmica diferentes.


5) (Mackenzie) - Com uma régua de latão (coeficiente de dilatação linear = 2,0x10⁻⁵ ) aferida a 20°C, mede-se a distância entre dois pontos. Essa medida foi efetuada a uma temperatura acima de 20°C, motivo pelo qual apresenta um erro de 0,05%. A temperatura na qual foi feita essa medida é:
a) 50°C
b) 45°C
c) 40°C
d) 35°C
e) 25°C


6) (UFPE) - Uma caixa cúbica metálica de 10 L está completamente cheia de óleo, quando a temperatura do conjunto é de 20 ºC. Elevando-se a temperatura até 30 ºC, um volume igual a 80 cm³ de óleo transborda. Sabendo-se que o coeficiente de dilatação volumétrica do óleo é igual a 0,90 x 10⁻³ ºC⁻¹, qual é o valor do coeficiente de dilatação linear do metal, em unidades de 10⁻⁶ ºC⁻¹?


7) (MACKENZIE) - A massa específica de um sólido é 10,00 g.cm⁻³ a 100°C e 10,03 g.cm⁻³ a 32ºF. O coeficiente de dilatação linear do sólido é igual a:
a) 5,0.10⁻⁶ °C⁻¹
b) 10.10⁻⁶ °C⁻¹
c) 15.10⁻⁶ °C⁻¹
d) 20.10⁻⁶ °C⁻¹
e) 30.10⁻⁶ °C⁻¹


8) (UNIRIO) - Um industrial propôs construir termômetros comuns de vidro, para medir temperaturas ambientes entre 1°C e 40°C, substituindo o mercúrio por água destilada. Cristóvão, um físico, se opôs, justificando que as leituras no termômetro não seriam confiáveis, porque:
a) a perda de calor por radiação é grande;
b) o coeficiente de dilatação da água é constante no intervalo de 0°C a 100°C;
c) o coeficiente de dilatação da água entre 0°C e 4°C é negativo;
d) o calor específico do vidro é maior que o da água;
e) há necessidade de um tubo capilar de altura aproximadamente 13 vezes maior do que o exigido pelo  mercúrio.


9) (FEI/SP) - Qual o coeficiente de dilatação volumétrica de uma barra metálica que experimenta um aumento de 0,1% em seu comprimento para uma variação de temperatura de 100 °C?


10) (UNIRIO) - Um aluno pegou um fina placa metálica e nela recortou um disco de raio r. Em seguida, fez um anel também de raio r com um fio muito fino do mesmo material da placa. Inicialmente, todos os corpos encontravam-se à mesma temperatura e, nessa situação, tanto o disco quanto o anel encaixavam-se perfeitamente no orifício da placa. Em seguida, a placa, o disco e o anel foram colocados dentro de uma geladeira até alcançarem o equilíbrio térmico com ela. Depois de retirar o material da geladeira, o que o aluno pôde observar?
a) Tanto o disco quanto o anel continuam encaixando-se no orifício na placa.
b) O anel encaixa-se no orifício, mas o disco, não.
c) O disco passa pelo orifício, mas o anel, não.
d) Nem o disco nem o anel se encaixam mais no orifício, pois ambos aumentaram de tamanho.
e) Nem o disco nem o anel se encaixam mais no orifício, pois ambos diminuíram de tamanho.


11) (Acafe) - Um material sólido metálico tem os seguintes coeficientes de dilatação: linear (α), superficial (β) e volumétrica (γ). Para esse material, são corretas as relações:
a) α = 3γ = 2β; β = α/2 = 3γ/2; γ = α/3 = 2β/3
b) α = γ/3 = β/2; β = α/2 = 3γ/2; γ = 3α = 3β/2
c) α = γ/3 = β/2; β = 2α = 2γ/3; γ = 3α = 3β/2
d) α = γ/3 = β/2; β = 2α = 2γ/3; γ = α/3 = 2β/3
e) α = 3γ = β/2; β = α/2 = 2γ/3; γ = 3α = 2β/3


12) (Acafe) - Uma chapa metálica, com um furo central de diâmetro “d”, é aquecida dentro de um forno. Com o aumento da temperatura, podemos afirmar:
a) O furo permanece constante, e a chapa aumenta a sua dimensão.
b) O furo diminui enquanto a chapa aumenta a sua dimensão.
c) Tanto a chapa quanto o furo permanecem com as mesmas dimensões.
d) Tanto o furo quanto a chapa aumentam as suas dimensões.
e) O furo diminui enquanto a dimensão da chapa permanece constante.


13) Fuvest - Uma lâmina bimetálica de bronze e ferro, na temperatura ambiente, é fixada por uma de suas extremidades, como visto na figura abaixo.
Após o aquecimento, a temperatura da lâmina é uniforme. Nessa situação, a lâmina está plana e horizontal. A seguir, ela é aquecida por uma chama de gás. Após algum tempo de aquecimento, a forma assumida pela lâmina será mais adequadamente representada pela figura:
Note e adote:
O coeficiente de dilatação térmica linear do ferro é 1,2 x 10⁻⁵ ºC⁻¹.
O coeficiente de dilatação térmica linear do bronze é 1,8 x 10⁻⁵ ºC⁻¹.


14) (Cesesp-PE) - O tanque de gasolina de um carro, com capacidade para 60 litros, é completamente cheio a 10°C, e o carro é deixado num estacionamento onde a temperatura é de 30°C. Sendo o coeficiente de dilatação volumétrica da gasolina iguala 1,1x10⁻³°C⁻¹ e considerando desprezível a variação de volume do tanque, a quantidade de gasolina derramada é, em litros:
a) 1,32
b) 1,64
c) 0,65
d) 3,45
e) 0,58

Nenhum comentário:

Postar um comentário