Teoremas de Torricelli e Stevin - Questões dos Vestibulares

Questões dos Vestibulares

Site com a resolução de questões dos diversos vestibulares do Brasil.

SUGERIDOS

Home Top Ad

quinta-feira, 2 de julho de 2020

Teoremas de Torricelli e Stevin


Confira questões resolvidas sobre os Teoremas de Torricelli e de Stevin:

1) (VUNESP) - A figura mostra dois líquidos, A e B, incompressíveis e não miscíveis, em equilíbrio num tubo em forma de U, de seção constante, aberto nas extremidades.
Se a densidade do líquido A for duas vezes maior que a do líquido B, a altura h2, indicada na figura, será
a) h1 – (hB/2).
b) h1 – hB.
c) h1 – 2hB.
d) 2h1 – h.
e) (h1/2) – hB.


2) (UFF RJ/2011) - O sifão é um instrumento usado para a retirada de água de lugares de difícil acesso. Como mostra a figura abaixo, seu funcionamento se baseia no fato de que, quando o tubo que liga os recipientes A e B está cheio, há uma diferença de pressão hidrostática entre os pontos P e Q, o que provoca um fluxo de água de A para B. Essa diferença de pressão depende da seguinte característica do nosso planeta:
a) pressão atmosférica.
b) aceleração da gravidade local.
c) temperatura da superfície.
d) densidade da atmosfera.
e) velocidade de rotação do planeta.


3) (Ufpr 2006) - Na reprodução da experiência de Torricelli em um determinado dia, em Curitiba, o líquido manométrico utilizado foi o mercúrio, cuja densidade é 13,6 g/cm³ , tendo-se obtido uma coluna com altura igual a 70 cm, conforme a figura. Se tivesse sido utilizado como líquido manométrico um óleo com densidade de 0,85 g/cm³ , qual teria sido a altura da coluna de óleo? Justifique sua resposta.



4) (UFRGS) - O recipiente representado na figura está em repouso e encontra-se cheio de água. 
Sendo g a aceleração da gravidade e ρ a densidade da água, a pressão hidrostática no nível C, isto é, na base do recipiente, é igual a:
a) ρg (h1 + h2)
b) ρg (2h1 + h2)
c) 2ρg (h1 + h2)
d) 2ρh1
e) 2ρgh2 


5) (FGV) - A figura ao lado representa uma talha contendo água.
A pressão da água exercida sobre a torneira, fechada, depende:
a) do volume de água contido no recipiente.
b) da massa de água contida no recipiente.
c) do diâmetro do orifício em que está ligada a torneira.
d) da altura da superfície da água em relação ao fundo do recipiente.
e) da altura da superfície da água em relação à torneira.


6) (Unesp 2013) - Seis reservatórios cilíndricos, superiormente abertos e idênticos (A, B, C, D, E e F) estão apoiados sobre uma superfície horizontal plana e ligados por válvulas (V) nas posições indicadas na figura
Com as válvulas (V) fechadas, cada reservatório contém água até o nível (h) indicado na figura. Todas as válvulas são, então, abertas, o que permite a passagem livre da água entre os reservatórios, até que se estabeleça o equilíbrio hidrostático. Nesta situação final, o nível da água, em dm, será igual a
a) 6,0 nos reservatórios de A a E e 3,0 no reservatório F.
b) 5,5 nos reservatórios de A a E e 3,0 no reservatório F.
c) 6,0 em todos os reservatórios.
d) 5,5 em todos os reservatórios.
e) 5,0 nos reservatórios de A a E e 3,0 no reservatório F.


7) (Pucmg 2006) - Quando se toma um refrigerante em um copo com canudo, o líquido sobe pelo canudo porque:
a) a pressão atmosférica cresce com a altura ao longo do canudo.
b) a pressão no interior da boca é menor que a pressão atmosférica.
c) a densidade do ar é maior que a densidade do refrigerante.
d) a pressão hidrostática é a mesma em todos os pontos de um plano horizontal.


8) (Unicamp) - Um mergulhador persegue um peixe a 5,0 m abaixo da superfície de um lago. O peixe foge da posição A e se esconde em uma gruta na posição B, conforme mostra a figura a seguir. A pressão atmosférica na superfície da água é igual a Patm = 1,0.10 N/m².
Adote g = 10 m/s². 
a) Qual a pressão sobre o mergulhador?
b) Qual a variação de pressão sobre o peixe nas posições A e B?



9) (UEL-PR) - Para medir a pressão p exercida por um gás contido num recipiente, utilizou-se um manômetro de mercúrio, obtendo-se os valores indicados na figura. A pressão atmosférica local medida por um barômetro é de 750 mmHg. O valor de p, em mmHg, é
a) 150.
b) 170.
c) 750.
d) 900.
e) 940.


10) (Unesp) - Ao projetar uma represa, um engenheiro precisou aprovar o perfil de uma barragem sugerido pelo projetista da construtora. Admitindo que ele se baseou na lei de Stevin, da hidrostática, que a pressão de um líquido aumenta linearmente com a profundidade, assinale a opção que o engenheiro deve ter feito.



11) (UEL-PR) - O sifão é usado normalmente nas pias e vasos sanitários para evitar a passagem de gases e pequenos animais dentro de casa. Além do sifão, usa-se um "respiro", isto é, uma abertura, conectada à atmosfera extrema através de um cano, que:
a) Mantém iguais as pressões nos dois lados dos sifões, ajudando a manter os níveis de água equilibrados
b) Serve para manter a ventilação no sistema de descarga.
c) Serve para escoar o excesso de água quando de uma descarga no vaso sanitário.
d) Serve para retirar o som muito alto de descargas
e) Aumenta a fluidez da água, ajudando em seu escoamento


12) ENEM 2011 - Um tipo de vaso sanitário que vem substituindo as válvulas de descarga está esquematizado na figura. Ao acionar a alavanca, toda a água do tanque é escoada e aumenta o nível no vaso, até cobrir o sifão. De acordo com o Teorema de Stevin, quanto maior a profundidade, maior a pressão. Assim, a água desce levando os rejeitos até o sistema de esgoto. A válvula da caixa de descarga se fecha e ocorre o seu enchimento. Em relação às válvulas de descarga, esse tipo de sistema proporciona maior economia de água.
A característica de funcionamento que garante essa economia é devida
a) à altura do sifão de água.
b) ao volume do tanque de água.
c) à altura do nível de água no vaso.
d) ao diâmetro do distribuidor de água.
e) à eficiência da válvula de enchimento do tanque.


13) UFMG 2007 - Para se realizar uma determinada experiência,
• coloca-se um pouco de água em uma lata, com uma abertura na parte superior, destampada, a qual é, em seguida, aquecida, como mostrado na Figura I;
• depois que a água ferve e o interior da lata fica totalmente preenchido com vapor, esta é tampada e retirada do fogo;
• logo depois, despeja-se água fria sobre a lata e observa-se que ela se contrai bruscamente, como mostrado na Figura II.
Com base nessas informações, é CORRETO afirmar que, na situação descrita, a contração ocorre porque
a) a água fria provoca uma contração do metal das paredes da lata.
b) a lata fica mais frágil ao ser aquecida.
c) a pressão atmosférica esmaga a lata.
d) o vapor frio, no interior da lata, puxa suas paredes para dentro


14) (UFSC) - Assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).
01. Usando um canudinho, seria muito mais fácil tomar um refrigerante na Lua do que na Terra, porque a força de atração gravitacional na Lua é menor.
02. É possível a medida aproximada da altitude pela variação da pressão atmosférica.
04. Uma pessoa explodiria se fosse retirada da atmosfera terrestre para o vácuo. A pressão interna do corpo seria muito maior do que a pressão externa (nula, no vácuo) e “empurraria” as moléculas para fora do corpo. Esse é um dos motivos pelos quais os astronautas usam roupas especiais para missões fora do ambiente pressurizado de suas naves.
08. Para repetir a experiência realizada por Evangelista Torricelli, comparando a pressão atmosférica com a pressão exercida por uma coluna de mercúrio, é necessário conhecer o diâmetro do tubo, pois a pressão exercida por uma coluna líquida depende do seu volume.
16. Vários fabricantes, para facilitar a retirada da tampa dos copos de requeijão e de outros produtos, introduziram um furo no seu centro, selado com plástico. Isso facilita tirar a tampa porque, ao retirar o selo, permitimos que o ar penetre no copo e a pressão atmosférica atue, também, de dentro para fora.
32. Quando se introduz a agulha de uma seringa numa veia do braço, para se retirar sangue, este passa da veia para a seringa devido à diferença de pressão entre o sangue na veia e o interior da seringa.
64. Sendo correta a informação de que São Joaquim se situa a uma altitude de 1 353 m e que ltajaí está ao nível do mar (altitude = 1 m), podemos concluir que a pressão atmosférica é maior em São Joaquim, já que ela aumenta com a altitude.
Soma ( )


15) (Enem) - O manual que acompanha uma ducha higiênica informa que a pressão mínima da água para o seu funcionamento apropriado é de 20 kPa. A figura mostra a instalação hidráulica com a caixa d'água e o cano ao qual deve ser conectada a ducha.
O valor da pressão da água na ducha está associado à altura
a) h1
b) h2
c) h3
d) h4
e) h5

Nenhum comentário:

Postar um comentário