Estrutura Interna da Terra - Questões dos Vestibulares

Questões dos Vestibulares

Site com a resolução de questões dos diversos vestibulares do Brasil.

SUGERIDOS

Home Top Ad

sábado, 5 de junho de 2021

Estrutura Interna da Terra


Confira questões resolvidas sobre a Estrutura Interna da Terra:

1) (UEM-PR) - Com base em seus connhecimentos sobre as camadas da Terra é possível afirmar que 
a) o núcleo interno da Terra é sólido, e composto de níquel e ferro.
b) o manto é constituído de níquel e ferro. Divide-se em manto superior e manto inferior.
c) o núcleo externo da Terra é líquido, constituído de material bastante denso, composto de silicatos ricos em ferro e magnésio.
d) foram reconhecidas três camadas principais, com densidade, estado físico, temperatura, pressão e espessuras iguais.


2) (UECE/2007) - A porção sólida da Terra é uma camada mais ou menos rígida, apresentando uma espessura variada. Tal camada é o (a):
a) magma.
b) litosfera.
c) troposfera.
d) criosfera.


3) (PUC-MG) - A teoria da tectônica de placas explica como a dinâmica interna da Terra é responsável pela estrutura da litosfera, sendo INCORRETO afirmar que:
a) a litosfera é a parte rígida que compõe a crosta terrestre e é segmentada em placas que flutuam em várias direções sobre o manto.
b) o movimento das placas pode ser convergente ou divergente, aproximando-as ou afastando-as, ou, ainda, deslizando-as uma em relação à outra.
c) a tectônica é responsável por fenômenos como formação de cadeias montanhosas, deriva dos continentes, expansão do assoalho oceânico, erupções vulcânicas e terremotos.
d) as placas continentais e oceânicas possuem semelhante composição mineralógica básica, uma vez que essas placas compõem a crosta terrestre.


4) (UFJF) - Leia o fragmento de texto a seguir:
Tais mudanças nas partes superficiais do globo pareciam, para mim, improváveis de acontecer se a Terra fosse sólida até o centro. Desse modo, imaginei que as partes internas poderiam ser um fluido mais denso e de densidade específica maior que qualquer outro sólido que conhecemos, que assim poderia nadar no ou sobre aquele fluido. Desse modo, a superfície da Terra seria uma casca capaz de ser quebrada e desordenada pelos movimentos violentos do fluido sobre o qual repousa.
Benjamin Franklin, 1782, em uma carta para o geólogo francês Abbé J. L. Giraud-Soulavie in PRESS, frank et al. Para entender a Terra. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.
Sobre a estrutura interna da Terra, pode-se AFIRMAR que:
a) a crosta é uma camada única constituída de uma placa tectônica, dividida em duas seções.
b) a litosfera é a camada mais densa e se mantém em movimento devido às correntes convectivas. 
c) as camadas da Terra são separadas umas das outras por áreas denominadas descontinuidade.
d) ela é formada por camadas alternadas, de densidades semelhantes, que diminuem da superfície para o centro.
e) o núcleo divide-se em duas partes: superior e inferior e seu material é o magma.


5) (UEM-PR–2007) - Sobre a estrutura interna da Terra, é CORRETO afirmar que a(o)
a) crosta oceânica é formada por rochas graníticas
b) astenosfera localiza-se no manto superior.
c) astenosfera integra uma placa tectônica.
d) litosfera equivale à parte granítica da crosta.
e) manto tem composição metálica (NiFe).


6) UFRR 2017 - Considerando a figura abaixo, apresentando as diferentes camadas geológicas da terra, identifique a correspondência correta dascamadas.
a) I – Núcleo Térmico, II – Núcleo adjacente, III – Manto aquecido, IV – Manto esfriado e V – Crosta;
b) I – Núcleo, II – Núcleo posterior, III – Manto aquecido, IV – Manto esfriado e V - Estratosfera; 
c) I – Núcleo, II – Esferóide, III – Manto inferior, IV – Manto externo e V – Crosta;
d) I – Crosta elipsoidal, II – Núcleo posterior, III – Manto inferior, IV – Manto externo e V – Crosta continental;
e) I – Núcleo interno, II – Núcleo externo, III – Manto Inferior, IV – Manto Superior e V – Crosta.


7) (ACAFE) - A litosfera é a camada sólida mais superficial de nosso planeta. Ela é formada por rochas e minerais, sendo parte do cenário onde se desenvolve a vida, junto às outras camadas ou esferas.
Sobre a litosfera, todas as alternativas estão corretas, exceto a:
a) As bacias sedimentares resultam dos acúmulos de sedimentos em depressões a partir da era Paleozoica; nelas são encontrados os combustíveis fosseis, como o carvão mineral e o petróleo.
b) A litosfera está dividida em placas tectônicas que flutuam sobre um material pastoso e cujos limites estão sempre em movimento, provocando instabilidades geológicas como vulcanismo e abalos sísmicos.
c) As relações entre a litosfera, a atmosfera e a hidrosfera não interferem no modelado terrestre, não afetam o ciclo das águas e nem os fenômenos meteorológicos, pois cada camada ou esfera age independente uma da outra.
d) Das três estruturas geológicas que aparecem na crosta terrestre, ou seja, os maciços ou escudos antigos, as bacias sedimentares e os dobramentos modernos, somente a terceira estrutura não existe no Brasil.


8) (UFBA) - A análise da ilustração a seguir, associada aos conhecimentos sobre as camadas da Terra, permite concluir:
01. A crosta terrestre representa 50% da massa total do planeta e é constituída predominantemente por rochas cristalinas.
02. A Terra é formada por camadas sucessivas, de densidades diferentes, que aumentam da superfície para o centro.
04. A separação das camadas da Terra é feita através da energia liberada pelo NiFe.
08. As diferentes temperaturas das camadas da Terra decorrem do processo de resfriamento iniciado na crosta terrestre.
16. O núcleo é a camada da Terra que exerce maior influência sobre a litosfera, através de fenômenos geológicos.
Soma ( )


9) (PUCPR) - Os continentes com 35 km de espessura média apoiam-se sobre rochas plásticas deformáveis por pressão. As bacias oceânicas são placas de apenas 6 km aproximadamente de espessura, onde se formam, pela ação tectônica, as cordilheiras oceânicas. Considerando o comprimento do raio terrestre de quase 6 400 km, é muito fina a camada superficial da Terra onde se encontram continentes e oceanos. Essa camada chama-se:
a) Descontinuidade de Mohorovicic.
b) crosta terrestre.
c) manto superior.
d) núcleo externo.
e) cromosfera.


10) IF Sertão 2018 - Sobre a Estrutura da Terra, marque a afirmativa INCORRETA.
a) O planeta Terra está em constante transformação ou dinâmica, tanto em seu interior quanto na superfície, devido a forças endógenas e exógenas.
b) Tempo histórico está vinculado com a história da humanidade, esse é medido em dias, meses, anos, séculos e milênios, já o tempo geológico está ligado a história geológica da Terra medida em milhões e bilhões de anos.
c) A Terra possui a sua estrutura interna dividida em três camadas: crosta, manto e núcleo.
d) A Teoria das Placas Tectônicas é a parte da Geologia que trata dos movimentos e das mutações da crosta terrestre, das deformações devidas às forças internas que sobre ela ocorreram e ainda ocorrem.
e) As rochas são substâncias encontradas na natureza, formados por uma composição química equilibrada, resultante de milhões de anos de processos inorgânicos (ação do calor, pressão, etc), exemplo sódio e fosforo.


11) (UFRS) - Com o desenvolvimento da Teoria da Tectônica de Placas, fenômenos como a formação das cadeias montanhosas e das fossas submarinas foram melhor compreendidos. Com isso, sabe-se que a Cordilheira dos Andes se encontra em uma região da crosta terrestre que 
a) apresenta uma área de colisão de placas tectônicas.
b) forma margem continental do tipo passiva.
c) se situa em uma área de expansão do assoalho oceânico.
d) apresenta uma área falhada pela formação de uma dorsal oceânica.
e) coincide com limites divergentes de placas.


12) (Unicentro - 2014) - O período inicial da formação da Terra foi marcado por temperaturas altíssimas e pelo bombardeamento contínuo por asteroides. Apesar de a situação hoje ser mais estável, o planeta continua a constituir um ambiente bastante dinâmico. Um aspecto interessante dessa dinâmica é a contínua formação, movimentação e destruição das placas rochosas que formam a crosta terrestre. Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o fenômeno descrito no enunciado.
a) Deriva continental.
b) Orogenia continental.
c) Região de atrito entre placas.
d) Tectônica de placas.
e) Zona de formação de placas.


13) A Terra possui a sua estrutura interna dividida em três camadas: litosfera, manto e núcleo terrestre. A divisão das camadas da terra, descrita no enunciado, obedece ao critério
a) químico, cuja importância está relacionada ao conhecimento da formação do planeta e à composição química de suas camadas.
b) físico, cuja importância está relacionada ao conhecimento da estrutura da Terra e seu comportamento mecânico sob atuação de forças internas
c) químico e físico, já que os dois critérios estão interligados e são dependentes, uma vez que o Planeta Terra ainda está em consolidação.
d) geotectônico, cuja importância está atrelada ao conhecimento das forças internas do planeta, o que auxilia na compreensão de fenômenos como terremotos e vulcanismo.
e) geotérmico, pois a partir do conhecimento da temperatura interna da Terra é possível definir, com precisão, o comportamento de sua estrutura interna.


14) (UFCG) - […] a crosta terrestre está para a Terra na mesma proporção que a casca de ovo está para o ovo. A clara e a gema do ovo podem ser comparadas às camadas internas da Terra, representadas pelo manto e pelo núcleo.
ROSS, Jurandyr L. S. Geografia do Brasil. 5 ed. São Paulo: Edusp, 2005.
Analisando as características e a dinâmica da estrutura geológica da Terra, é CORRETO afirmar que:
a) a litosfera compreende um corpo não estático. Ela é constituída pela crosta continental e pela crosta oceânica.
b) a crosta terrestre, chamada de litosfera, corresponde à camada mais superficial, fluida e espessa da Terra.
c) o manto de composição sólida dominante e de elevada temperatura compreende a camada mais susceptível a abalos sísmicos.
d) o núcleo, chamado de orosfera, de composição magmática, corresponde à camada mais rígida e complexa da Terra.
e) o manto da Terra, formado por rochas basálticas graníticas, estrutura-se a partir de combinações físico-químicas estáticas.


15) UNESP 2019 - Perfil esquemático da estrutura interna da Terra (valores médios)
a) Defina litosfera e astenosfera.
b) Considerando a dinâmica interna do planeta, explique o funcionamento das correntes de convecção no interior da Terra e identifique a sua manifestação superficial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário