Biomas Terrestres - Questões dos Vestibulares

Questões dos Vestibulares

Site com a resolução de questões dos diversos vestibulares do Brasil.

SUGERIDOS

Home Top Ad

quinta-feira, 30 de maio de 2024

Biomas Terrestres


Confira questões resolvidas sobre os Biomas Terrestres:

1) (Vunesp) - Analise as afirmações sobre os recursos naturais brasileiros e os biomas que os agregam.
I. Na Amazônia, a expansão agrícola e a presença de assentamentos, a partir das margens de novas rodovias, não colaboram com a degradação da floresta.
II. O estudo da biodiversidade dos biomas brasileiros pode gerar riqueza e crescimento econômico na forma de novos medicamentos e novas fontes de biocombustível.
III. O cerrado, desde que corretamente manejado, é ideal para o cultivo da soja e para a criação de gado e por apresentar espécies arbóreas, arbustivas e herbáceas, frequentemente devastadas por queimadas, é considerado como um bioma pouco expressivo em biodiversidade.
IV. Os desmatamentos e as queimadas da Floresta Amazônica transformam os solos férteis, ricos em húmus, em solos frágeis e pobres em nutrientes, tornando-os inadequados à agricultura.
V. A conservação de áreas com vegetação nativa ajuda a purificar e manter os cursos d’água, restaurando o solo e diminuindo o impacto das mudanças climáticas.
(Edward O. Wilson. Veja, Edição Especial 40 anos, Setembro/2008. Adaptado.)
Estão corretas apenas as afirmações
a) I, II e III.
b) III, IV e V.
c) II, IV e V.
d) I, II e IV.
e) II, III e V.


2) (UFMG) - Todas as afirmativas sobre as savanas estão corretas, EXCETO
a) A flora e a fauna das savanas estão submetidas à alternância de seca e chuva mais do que a de calor e frio.
b) A pequena produtividade biológica das savanas é responsável pela sua fauna pobre e pouco diversificada.
c) As atividades pastoris são as que mais se adaptam às savanas, tornando desnecessária a eliminação total desta vegetação.
d) As savanas estão presentes em áreas planálticas da América, África, Ásia e Austrália, nas latitudes tropicais.
e) As savanas são formações arbóreo-arbustivas e herbáceas abertas permitindo que os raios solares cheguem até o solo.


3) (UECE/2017) - O cerrado, vegetação representativa, principalmente da região Centro-oeste do Brasil, caracteriza-se por plantas adaptadas às condições climáticas às quais estão submetidas. Considerando as particularidades do cerrado, assinale a opção que identifica plantas típicas desse bioma, em relação a espécies vegetais características de outros biomas brasileiros.
a) Galhos tortuosos e cascas duras e grossas.
b) Ausência de folhas em épocas de seca.
c) Glândulas foliares que eliminam o excesso de sal.
d) Elevado porte e copa fechada.


4) (UFCE–2008) - Nas regiões de altas latitudes e próximas ao Círculo Polar Ártico, os horizontes superficiais do solo permanecem gelados. É comum, durante poucos meses do ano, a ocorrência de um tipo de vegetação de pequeno porte e que é constituído, basicamente, por musgos e líquens. Assinale a alternativa que contém essa vegetação.
a) Estepe
b) Araucárias
c) Tundra
d) Campos cerrados    


5) (Enem–2003) - Sabe-se que uma área de quatro hectares de floresta, na região tropical, pode conter cerca de 375 espécies de plantas enquanto uma área florestal do mesmo tamanho, em região temperada, pode apresentar entre 10 e 15 espécies. O notável padrão de diversidade das florestas tropicais se deve a vários fatores, entre os quais é possível citar
a) altitudes elevadas e solos profundos.
b) a ainda pequena intervenção do ser humano.
c) sua transformação em áreas de preservação.
d) maior insolação e umidade e menor variação climática.
e) alternância de períodos de chuvas com secas prolongadas


6) UFMS - Caracteriza-se pela presença de árvores baixas, inclinadas, tortuosas, com ramificações irregulares e retorcidas, e geralmente com evidências de queimadas. Os arbustos e subarbustos encontram-se espalhados, com algumas espécies apresentando órgãos subterrâneos perenes, que permitem a rebrota após queima ou corte. ICMBio.
Disponível em: http://www.icmbio.gov.br. Texto adaptado.
O texto refere-se ao bioma:
a) Caatinga.
b) Pantanal.
c) Mata Atlântica.
d) Cerrado.
e) Pampa.


7) (UNIFESP) - Assinale a alternativa que corresponde às formações vegetais indicadas em I e II, respectivamente
a) I - florestas boreais; II - florestas tropicais.
b) I - florestas tropicais; II - florestas boreais.
c) I - florestas boreais e savanas; II - campos tropicais.
d) I - florestas temperadas; II - savanas e campos tropicais.
e) I - savanas e campos tropicais; II - florestas temperadas.


8) (UPF 2014) - Sobre os principais biomas brasileiros, está correto o que se afirma na alternativa: 
a) A floresta amazônica, presente no norte do Brasil, é a maior em extensão e com mais representantes de araucárias, samambaias arborescentes e vegetação arbustiva abundante.
b) O bioma cerrado é um dos mais extensos do país, dotado de árvores de grande porte, de vastas extensões de campos e de áreas rochosas, sendo a seringueira sua planta mais representativa.
c) O bioma denominado pampa corresponde à região litorânea brasileira, rico em plantas xeromórficas e percorre o Brasil desde o Rio Grande do Norte até o Rio Grande do Sul.
d) A floresta atlântica situa-se nas montanhas do litoral, com árvores muito altas, de folhas largas; de sua área original restam, aproximadamente, 5%.
e) O complexo do pantanal corresponde a uma planície inundável que, nos períodos de seca, mostra a exuberância dos cocais e das seringueiras, os quais são bem representativos da sua vegetação.


9) UPF Inverno/2018 - A grande variedade de biomas brasileiros reflete a enorme riqueza da flora e da fauna que temos. Porém, essa exuberante diversidade biológica vem sendo dramaticamente afetada pelas atividades humanas. Buscando preservar essa biodiversidade, uma das ações adotadas no Brasil foi a criação de áreas de preservação ambiental protegidas por lei. Uma dessas áreas é a APP. Sobre o significado da sigla e a função da APP, é correto afirmar que
a) a sigla significa Área de Preservação Particular, e sua função é preservar somente a biodiversidade da flora e da fauna.
b) a sigla significa Área de Proteção Pública, e sua função é preservar as florestas nativas, permitindo a exploração sustentável desses recursos.
c) a sigla significa Área de Proteção Permanente, e sua função é preservar exclusivamente os recursos hídricos e a vida aquática.
d) a sigla significa Área de Preservação Pública, e sua função é preservar a fauna silvestre, favorecendo a reprodução de pequenos animais.
e) a sigla significa Área de Preservação Permanente, e sua função é preservar os recursos hídricos, a paisagem, a biodiversidade e os solos.


10) UNIFENAS 2023/2 - A Caatinga é um bioma exclusivamente brasileiro e compreende cerca de 11% do território nacional. A Caatinga concentra-se na Região Nordeste do país, cujo clima é semiárido. Sua vegetação apresenta características próprias; dentre elas, destaca-se a (o)
a) tortuosidade proveniente da acidez do solo da região.
b) presença de espinhos, como mecanismo para retenção de água.
c) porte arbóreo e arbustivo com a perenidade das folhas coriáceas.
d) baixa biodiversidade, comum em ambientes com escassez hídrica.
e) súber grosso, para adaptação às queimadas recorrentes na região.


11) ENEM 2013 - A Caatinga é o único bioma exclusivamente brasileiro, ocupando cerca de 7% a 10% do território nacional. Nesse ambiente seco, mesmo quando chove, não há acúmulo de água, pois o solo é raso e pedregoso. Assim, as plantas desse bioma possuem modificações em suas raízes, caules e folhas, que permitem melhor adaptação a esse ambiente, contra a perda de água e de nutrientes. Geralmente, seus caules são suculentos e suas folhas possuem forma de espinhos e cutículas altamente impermeáveis, que apresentam queda na estação seca.
Disponível em: www.ambientebrasil.com.br. Acesso em: 21 maio 2010 (adaptado).
Considerando as adaptações nos órgãos vegetativos, a principal característica das raízes dessas plantas, que atribui sua maior adaptação à Caatinga, é o(a)
a) armazenamento de nutrientes por um sistema radicular aéreo.
b) fixação do vegetal ao solo por um sistema radicular do tipo tuberoso
c) fixação do vegetal ao substrato por um sistema radicular do tipo sugador.
d) absorção de água por um sistema radicular desenvolvido e profundo.
e) armazenamento de água do solo por um sistema radicular do tipo respiratório.


12) (UFJF-MG) - O esquema abaixo representa modificações ambientais ocorridas durante os últimos 20 000 anos em uma região de montanha. Observe as alterações ambientais
Com relação às modificações é CORRETO afirmar:
a) Não houve ação erosiva provocada pelo degelo.
b) A diversidade biológica foi drasticamente reduzida.
c) Ocorreu diminuição da temperatura.
d) Houve diminuição da aridez.
e) O desenvolvimento florestal foi consequência da queda da temperatura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário