Urbanização Brasileira - Questões dos Vestibulares

Questões dos Vestibulares

Site com a resolução de questões dos diversos vestibulares do Brasil.

SUGERIDOS

Home Top Ad

domingo, 19 de maio de 2024

Urbanização Brasileira


Confira questões resolvidas sobre a Urbanização Brasileira: 

1) (UFJF-MG–2009) - A segunda metade do século XX foi caracterizada, no Brasil, pelo acelerado processo de urbanização. Considerando esse processo, é INCORRETO afirmar que a urbanização intensa contribuiu, no país, para
a) a formação de megalópoles em regiões de forte concentração industrial, como Belo Horizonte e Curitiba.
b) a transferência de grande contingente populacional do campo para as cidades, processo esse denominado êxodo rural.
c) o agravamento dos problemas ambientais típicos das grandes aglomerações, tais como as ilhas de calor urbano e os elevados índices de poluição do ar.
d) o desenvolvimento da conurbação, sobretudo nas regiões metropolitanas que abrigam grande número de população.

2) ENEM 2021 - Desde 2009, a área portuária carioca vem sofrendo grandes transformações realizadas no escopo da operação urbana consorciada conhecida como Porto Maravilha. Parte importante na tentativa de tomar o Rio de Janeiro um polo de serviços internacional, a “revitalização” urbana deveria deixar para trás uma paisagem geográfica que ainda recordava a cidade do início do século passado para abrir espaço, em seu lugar, à instalação de modernas torres comerciais, espaços de consumo e lazer inéditos e cerca de cem mil novos moradores, uma nova configuração socioespacial capaz de alçar a área portuária do Rio de Janeiro ao patamar dos waterfronts de Baltimore, Barcelona e Buenos Aires.
LACERDA, L; WERNECK. M; RIBEIRO, N. Cortiços de hoje na cidade do amanhã. E-metropolis, n. 30, set; 2017.
As intervenções urbanas descritas derivam de um processo socioespacial que busca a 
a) intensificação da participação na competividade global.
b) contenção da especulação no mercado imobiliário.
c) democratização da habitação popular.
d) valorização das funções tradicionais.
e) priorização da gestão participativa.


3) (UFT) - O modelo de urbanização do território brasileiro é caracterizado principalmente por apresentar enormes contradições. Independente do tamanho das cidades encontramos uma série de carências nos setores de habitação, transportes, lazer, saneamento ambiental, educação e saúde. Mas na metrópole tais problemas tornam-se ainda mais visíveis. Nesse sentido, é CORRETO afirmar sobre as metrópoles que são:
a) Cidades globais onde concentram conhecimentos em serviços ligados à globalização.
b) Núcleos urbanos onde há uma tendência a um equilíbrio da demanda entre as classes sociais, fato que ultrapassa o processo de segregação espacial.
c) Cidades onde a infraestrutura urbana atende as demandas sociais, independentemente do processo de estratificação socioespacial.
d) Formadas por uma rede de cidades por onde transita a maior parte dos fluxos de capital que alimentam os mercados financeiros internacionais.
e) Cidades que organizam e reorganizam o espaço urbano em favor das carências sociais, sobretudo com a ação do Estado.


4) PUC 2023 - Considere a canção Ponta de Areia, de Milton Nascimento e Fernando Brant.
Ponta de areia Ponto final Da Bahia-Minas Estrada natural Que ligava Minas Ao porto, ao mar Caminho de ferro Mandaram arrancar Velho maquinista Com seu boné Lembra o povo alegre Que vinha cortejar Maria-fumaça Não canta mais Para a moça, as flores Janelas e quintais Na praça vazia Um grito, um ai Casas esquecidas Viúvas nos portais
Escrita em 1975, a canção trata das transformações pelas quais a região em destaque passava. Ao interpretá-la à luz da Geografia, assinale a alternativa correta.
a) A transformação espacial abordada pode ser explicada pelo avanço do meio técnico-científicoinformacional sobre áreas naturais, na medida em que os espaços sofrem alterações com a territorialização de novas infraestruturas.
b) A transformação espacial abordada pode ser explicada pelo avanço do meio técnico-científicoinformacional, na medida em que os espaços sofrem alterações com a retirada de infraestrutura visando à sustentabilidade socioambiental.
c) A transformação da paisagem em questão é fruto da modernização pela qual o país passava, alterando o modo de transporte dos minérios extraídos de Minas Gerais, que passou a ser realizado por rodovias.
d) A transformação espacial abordada é fruto da redistribuição das técnicas de modo seletivo nos territórios, produzindo, nesse caso, a supressão de infraestrutura.


5) (Fatec-SP) - Nos últimos anos, ocorreram mudanças no padrão migratório brasileiro. As metrópoles do Sudeste já não apresentam o elevado grau de atração demográfica que tinham antigamente. Entre as causas desse fato, pode-se citar:
a) o maior controle por parte do Estado brasileiro para inibir o crescimento descontrolado das cidades.
b) a criação das frentes pioneiras no Sul do país, que representam grande potencial de empregos na zona rural.
c) a redução das históricas diferenças econômicas entre as regiões, graças à modernização das atividades agrícolas.
d) a descentralização econômica, pois inúmeras empresas estão saindo do Sudeste e se instalando em outras regiões.
e) o empenho de órgãos, como o IBGE, que tentam promover o aumento das densidades demográficas no interior do país.


6) (Enem–2001) - Dados do Censo Brasileiro 2000 mostram que, na última década, o número de favelas tem crescido consideravelmente, com significativa alteração na sua distribuição pelas regiões do País. Considerando a dinâmica migratória do período, pode-se afirmar que esse processo está relacionado
a) ao declínio acentuado da industrialização no Sudeste, que deslocou grandes parcelas da população urbana para outras regiões do país.
b) à ampliação do número de zonas francas de comércio em grandes metrópoles, o que atraiu a população rural para essas áreas.
c) ao deslocamento das correntes migratórias rurais para os cinturões verdes criados em torno dos centros urbanos.
d) à instalação, na Região Nordeste, de inúmeras empresas de alta tecnologia, atraindo de volta a população que migrara para o Sudeste.
e) à mudança no destino das correntes migratórias, que passaram a buscar as cidades de médio e grande portes, além de São Paulo e Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário