Teorias Evolucionistas - Questões dos Vestibulares

Questões dos Vestibulares

Site com a resolução de questões dos diversos vestibulares do Brasil.

SUGERIDOS

Home Top Ad

sexta-feira, 4 de março de 2016

Teorias Evolucionistas


Confira questões resolvidas sobre as Teorias Evolucionistas:

1) (UFPR) - O hábito de colocar argolas no pescoço, por parte das mulheres de algumas tribos asiáticas, promove o crescimento desta estrutura, representando nestas comunidades um sinal de beleza. Desta forma temos que as crianças, filhos destas mulheres já nasceriam com pescoço maior, visto que esta é uma tradição secular.” A afirmação acima pode ser considerada como defensora de qual teoria evolucionista: 
a) Teoria de Lamarck 
b) Teoria de Malthus 
c) Teoria de Wallace 
d) Teoria de Darwin 
e) Teoria de Mendel



2) (Mackenzie-SP) - A teoria moderna da evolução, ou teoria sintética da evolução, incorpora os seguintes conceitos à teoria original proposta por Darwin 
a) mutação e seleção natural. 
b) mutação e adaptação. 
c) mutação e recombinação gênica. 
d) recombinação gênica e seleção natural.
e) adaptação e seleção natural.



3) (PUC-RS-2001) - Quais dos cientistas abaixo deram as maiores contribuições para o desenvolvimento da teoria da evolução? 
a) Mendel, Newton e Darwin. 
b) Lineu, Aristóteles e Wallace. 
c) Pasteur, Lavoisier e Darwin.
d) Lamarck, Darwin e Lavoisier. 
e) Darwin, Wallace e Lamarck



4) (UECE-2001) - A teoria da origem das espécies de Charles Darwin analisou: 
a) a seleção natural 
b) as mutações 
c) o uso e desuso dos órgãos 
d) a hereditariedade dos caracteres adquiridos


5) (Uneb-1998) - Considere as seguintes afirmações: 
I. Devido à necessidade de respirar ar atmosférico, um certo animal passou a apresentar pulmão e transmitiu essa característica aos descendentes. 
II. As toupeiras atuais têm olhos atrofiados porque seus ancestrais, por viverem sob a terra, não necessitavam da visão. 
III. De tanto comer capim, o intestino dos herbívoros foi ficando cada vez mais longo. 
O pensamento de Lamarck pode ser percebido em: 
a) I, apenas. 
b) III, apenas. 
c) I e II, apenas.
d) II e III, apenas. 
e) I, II e III.


6) (UEL-PR) - Considere a frase a seguir: “As cactáceas transformaram suas folhas em espinhos para conseguirem sobreviver em regiões semiáridas.” Ela expressa as ideias de
A) Darwin, por considerar a ação da seleção natural.
B) Darwin, dado que as folhas sofreram adaptação ao meio.
C) Darwin, uma vez que atribui a presença de espinhosa uma mutação gênica.
D) Lamarck, por ressaltar a transmissão de características selecionadas aos descendentes.
E) Lamarck, porque relaciona o aparecimento de espinhos à necessidade de sobrevivência em ambiente semiárido.


7) ENEM 2010 - Alguns anfíbios e répteis são adaptados à vida subterrânea. Nessa situação, apresentam algumas características corporais como, por exemplo, ausência de patas, corpo anelado que facilita o deslocamento no subsolo e, em alguns, ausência de olhos. Suponha que um biólogo tentasse explicar a origem das adaptações mencionadas no texto utilizando conceitos da teoria evolutiva de Lamarck. Ao adotar esse ponto de vista, ele diria que 
A) as características citadas no texto foram originadas pela seleção natural. 
B) a ausência de olhos teria sido causada pela falta de uso dos mesmos, segundo a lei do uso e desuso. 
C) o corpo anelado é uma característica fortemente adaptativa, mas seria transmitida apenas à primeira geração de descendentes. 
D) as patas teriam sido perdidas pela falta de uso e, em seguida, essa característica foi incorporada ao patrimônio genético e então transmitida aos descendentes. 
E) as características citadas no texto foram adquiridas por meio de mutações e depois, ao longo do tempo, foram selecionadas por serem mais adaptadas ao ambiente em que os organismos se encontram.


8) (FUVEST-SP) - São mecanismos responsáveis pelo aumento da variabilidade genética dos organismos 
A) a mutação, a seleção natural e a partenogênese. 
B) a mutação, a autogamia e a recombinação gênica. 
C) a mutação, a segregação independente dos cromossomos e a recombinação gênica. 
D) a seleção natural, a segregação independente dos cromossomos e a autogamia. 
E) a seleção natural, a recombinação gênica e a partenogênese.



9) (Unicamp-SP) - A evolução biológica e tema amplamente debatido e as teorias evolucionistas mais conhecidas são as de Lamarck e Darwin, a que remete a tira do Calvin abaixo.
Quadro 1: Uma das criaturas mais peculiares da natureza, a girafa esta singularmente adaptada ao seu ambiente. 
Quadro 2: Sua tremenda altura lhe permite mastigar os suculentos petiscos mais difíceis de alcançar. 
Quadro 3: Biscoitos. 
a) Como a altura da girafa, lembrada pela tira do Calvin, foi utilizada para explicar a teoria de Lamarck? 
b) Como a teoria de Darwin poderia explicar a situação relacionada com a altura da girafa?


10) (PUC-MG) - "A girafa desenvolveu um pescoço longo para facilitar a apreensão das folhas das arvores". A afirmativa acima: 
a) caracteriza somente a teoria de Darwin. 
b) caracteriza somente a teoria de Lamarck. 
c) caracteriza as teorias de Lamarck e Darwin. 
d) não caracteriza nem a teoria de Lamarck e nem a teoria de Darwin. 
e) caracteriza a teoria de Spalanzanni - Redi.


11) (UFRGS-RS) - As afirmativas a seguir estão baseadas em teorias evolutivas.
I. As características adquiridas ao longo da vida de um organismo são transmitidas aos seus descendentes.
II. Uma ginasta que desenvolveu músculos fortes, através de intensos exercícios, terá filhos com a musculatura bem desenvolvida.
III. O ambiente seleciona a variabilidade existente em uma população.
IV. Em uma ninhada de cães, o animal mais bem adaptado às condições de vida existente sobreviverá por mais tempo e, portanto, terá oportunidade de gerar um número maior de cãezinhos semelhantes a ele.
A alternativa que contém, respectivamente, ideias de Lamarck e de Darwin é:
a) I e II.
b) I e IV.
c) III e II.
d) III e IV.
e) IV e II.


12) (PUC-MG) - São ideias darwinistas, exceto: 
a) As características adquiridas são transmitidas por hereditariedade. 
b) Existem variações de todos os graus entre os indivíduos. 
c) A seleção natural favorece os mais aptos. 
d) Os indivíduos devem empenhar-se na luta pela vida. 
e) Se determinado tipo revela adaptações, ele sobrevive.