Reações Químicas



Confira questões resolvidas sobre as Reações Químicas:

1) (UCS-RS) - A transformação representada pelo esquema abaixo evidencia:
a) uma mistura homogênea. 
b) uma mistura heterogênea. 
c) uma reação química. 
d) um fenômeno físico. 
e) um processo de síntese.


2) (UFV-MG) - Considere a reação de neutralização total entre o ácido fosfórico e o hidróxido de cálcio.
a) Complete a equação da reação com as fórmulas dos reagentes: 
------> Ca3(PO4)2 + H2O
b) Dê o nome do sal formado na reação:
c) Escreva a equação balanceada da reação representada no item a.


3) (UFRGS RS) - Dentre as reações abaixo, a única que não produz um sal é: 
a) óxido ácido + óxido básico 
b) ácido + hidróxido 
c) óxido ácido + água 
d) óxido básico + ácido 
e) óxido ácido + hidróxido


4) (Enem 2012) - Os tubos de PVC, material organoclorado sintético, são normalmente utilizados como encanamento na construção civil. Ao final da sua vida útil, uma das formas de descarte desses tubos pode ser a incineração. Nesse processo libera-se HCℓ (g), cloreto de hidrogênio, dentre outras substâncias. Assim, é necessário um tratamento para evitar o problema da emissão desse poluente. Entre as alternativas possíveis para o tratamento, é apropriado canalizar e borbulhar os gases provenientes da incineração em: 
a) água dura. 
b) água de cal. 
c) água salobra. 
d) água destilada. 
e) água desmineralizada.


5) (UFPARA) - Dadas as reações químicas:
a. NH3(g) + HCl(g) ---> NH4Cl(l)
b. 2H2O2(aq) ---> 2H2O(l) + O2(g)
c. NaOH(aq) + HCl(aq) ---> NaCl(aq) + H2O(l)
d. Zn(s) + H2SO4(aq) ---> ZnSO4(aq) + H2(g)
e. CaO(s) + H2O(l) ---> Ca(OH)2(aq)
associe-as corretamente com as afirmativas abaixo
( ) reação de simples troca
( ) reação de síntese, tendo como produto um sal
( ) reação de síntese, tendo como produto uma base
( ) reação de análise
( ) reação de dupla troca
a sequência correta encontrada de cima para baixo nos parênteses é
(A) d, a, e, b, c
(B) a, e, b, d, c
(C) d, a, e, c, b
(D) c, b, e, a, d



6) (FURRN) - No filme fotográfico, quando exposto à luz, ocorre a reação:
2 AgBr →2 Ag + Br2
Essa reação pode ser classificada como: 
a) pirólise. 
b) eletrólise. 
c) fotólise. 
d) síntese. 
e) simples troca.


7) (ERSHC-2012) - Reação que ocorre apenas quando há uma descarga elétrica. 
a) fotólise 
b) eletrólise 
c) craqueamento
d) pirólise 
e) ozonólise.


8) (UFMG) - Todos os fenômenos descritos são exemplos de reações químicas, exceto:
a) dissolução de um comprimido efervescente.
b) eletrólise da água.
c) enferrujamento de um prego exposto ao ar.
d) fusão de parafina.
e) queima de uma vela.


9) (Ita) - Introduz-se uma chapinha de cobre em uma solução aquosa de cloreto férrico contida em um copo. Com o passar do tempo nota-se o seguinte:
- não há desprendimento de gás;
- a chapinha de cobre perde espessura, mas conserva sua cor característica;
- a cor da solução vai mudando aos poucos. 
Em face dessas observações, qual a opção que contém a equação química que melhor representa o "desaparecimento" do cobre na solução?
(A) Cu (c) + Fe2+ (aq) → Cu2+ (aq) + Fe (c) 
(B) Cu (c) + 2H+ (aq) → Cu2+ (aq) + H2 (g) 
(C) Cu (c) + 2Fe3+ (aq) → Cu2+ (aq) + 2Fe2+ (aq) 
(D) 3Cu (c) + 2Fe3+ (aq) → 3Cu2+ (aq) + 2Fe (c) 
(E) Cu (c) + 2OH- (aq) → (CuO2)2- (aq) + H2 (g)


10) ENEM 2014 - Grande quantidade dos maus odores do nosso dia a dia está relacionada a compostos alcalinos. Assim, em vários desses casos, pode-se utilizar o vinagre, que contém entre 3,5% e 5% de ácido acético, para diminuir ou eliminar o mau cheiro. Por exemplo, lavar as mãos com vinagre e depois enxaguá-las com água elimina o odor de peixe, já que a molécula de piridina (C5H5N) é uma das substâncias responsáveis pelo odor característico de peixe podre. SILVA, V. A.; BENITE, A. M. C.; SOARES, M. H. F. B. Algo aqui não cheira bem... A química do mau cheiro. Química Nova na Escola, v. 33, n. 1, fev. 2011 (adaptado). 
A eficiência do uso do vinagre nesse caso se explica pela 
A) sobreposição de odor, propiciada pelo cheiro característico do vinagre. 
B) solubilidade da piridina, de caráter ácido, na solução ácida empregada. 
C) inibição da proliferação das bactérias presentes, devido à ação do ácido acético. 
D) degradação enzimática da molécula de piridina, acelerada pela presença de ácido acético. 
E) reação de neutralização entre o ácido acético e a piridina, que resulta em compostos sem mau odor.


11) (UFF/2) - Tem-se as reações químicas: 
I) óxido férrico(s) + ácido sulfúrico (aq) 
II) hidróxido de alumínio(s) + ácido sulfúrico (aq) 
III) óxido de cálcio (s) + ácido ortofosfórico (aq) 
IV) cloreto de magnésio (aq) + carbonato de sódio (aq) 
Considerando as reações químicas acima: 
a) Escreva a equação balanceada correspondente a cada reação. 
b) Dê o nome oficial (IUPAC) de todos os sais formados nestas reações. 


12) (Unicamp) - Eles estão de volta! Omar Mitta, vulgo Rango, e sua esposa Dina Mitta, vulgo Estrondosa, a dupla explosiva que já resolveu muitos mistérios utilizando o conhecimento químico (vestibular UNICAMP 2002). Hoje estão se preparando para celebrar uma data muito especial. Faça uma boa prova e tenha uma boa festa depois dela. 
Rango, logo depois de servir o bolo, levou os convidados de volta ao bar. Lá, para entreter os convidados, Dina acomodou um ovo sobre um suporte plástico. Esse ovo tinha fitas de vedação nas duas extremidades, tapando pequenos furos. Dina retirou as vedações, apoiou o ovo novamente no suporte plástico e levou um palito de fósforo aceso próximo a um dos furos: de imediato, ouviuse um pequeno barulho, parecido a um fino assovio; surgiu, então, uma chama quase invisível e o ovo explodiu. Todos aplaudiam, enquanto Dina explicava que, no interior do ovo (na verdade era só a casca dele), ela havia colocado gás hidrogênio e que o que eles tinham acabado de ver era uma reação química. Aplausos novamente.
a) Se o gás que ali estava presente era o hidrogênio, a que reação química Dina fez referência? Responda com a equação química correspondente.
b) Se a quantidade (em mols) dos gases reagentes foi maior que a do produto gasoso, então o ovo deveria implodir, e não, explodir. Como se pode, então, explicar essa explosão?


13) (UFSM 2015) - Os portugueses tiveram grande influência em nossa cultura e hábitos alimentares. Foram eles que trouxeram o pão, produzido à base de cereais, como o trigo, a aveia e a cevada. 
Fonte: Universidade Federal de Brasília. 
A contribuição dos portugueses. ATAN/DAB/SPS/MS 
Para fazer a massa de pães e bolos aumentar de volume, é comum o uso de algumas substâncias químicas: 
I. O bromato de potássio era comumente utilizado no preparo do pão francês; no entanto, nos dias atuais, essa substância está proibida, mesmo em pequenas quantidades. O bromato de potássio era utilizado para proporcionar um aumento de volume no produto final devido à formação de O2 conforme a reação
II. A adição de fermentos, como o bicarbonato de sódio no preparo de bolos, é utilizada desde a antiguidade até os dias atuais, e resulta no crescimento da massa e na maciez do bolo. O bicarbonato de sódio, devido à liberação de gás carbônico, é utilizado para expandir a massa e deixá-la fofa, conforme a reação
Sobre essas reações, é correto afirmar que: 
a) a primeira é de síntese e a segunda é de deslocamento. 
b) a primeira é de decomposição e a segunda é de deslocamento. 
c) a primeira é de síntese e a segunda é de decomposição. 
d) as duas são de decomposição. 
e) as duas são de síntese, pois formam O2 e CO2 respectivamente.


14) (Unesp) - Colocando-se óxido de sódio em água, forma-se uma solução que contém:
a) íons sódio e íons oxigênio.
b) sódio metálico.
c) moléculas de hidróxido de sódio.
d) íons sódio e íons hidroxila.
e) moléculas de óxido de sódio.


15) (FCM-MG) - Assinale a alternativa correta que indica uma das substâncias ativas contidas no medicamento Aziran, usado para neutralizar a hiperacidez estomacal
a) hidróxido de sódio
b) ácido clorídrico
c) ácido sulfúrico
d) hidróxido de alumínio
e) ácido cítrico


16) (UFRJ) - A reação que representa a formação do cromato de chumbo II, que é um pigmento amarelo usado em tintas, é representada pela equação:
Pb(CH3COO)2 + Na2CrO4 → PbCrO4 + 2 NaCH3COO
Que é uma reação de:
a) oxirredução
b) dupla troca
c) síntese
d) deslocamento
e) decomposição



17) (UFPB) - Uma das etapas do tratamento da água para consumo consiste na adição de cal viva e de sulfato de alumínio à água a ser tratada. Essas substâncias reagem conforme a equação química não balanceada a seguir: 
Ca(OH)2(aq) + Al2(SO4)3(aq) → Al(OH)3(s) + CaSO4(aq) 
O hidróxido de alumínio formado na reação tem a função de agregar as impurezas sólidas contidas na água, formando bolas que se depositam no fundo dos tanques e são retiradas, ficando apenas água limpa. Com base nessas informações, é correto afirmar: 
a) Os coeficientes que tornam a equação balanceada são respectivamente 2, 3, 2 e 3. 
b) A reação é de dupla troca, com formação de precipitado. 
c) A reação é de simples troca, com oxidação-redução. 
d) A reação é de síntese, com formação de precipitado. 
e) A reação é de decomposição, com oxidação-redução.


18) (FMTM-MG) - Deficiência de Zn2+ no organismo de uma criança pode causar problemas de crescimento. Esse mal pode ser evitado através da ingestão de comprimidos de óxido de Zinco, que interagem com o ácido do estômago de acordo com a equação. 
ZnO(s) + 2 H+(aq) → Zn+2(aq) + H2O(ℓ) 
A reação representada é reação de: 
a) deslocamento. 
b) oxirredução. 
c) dupla troca. 
d) síntese. 
e) análise.


19) (CFT-MG) - Nas regiões industriais, um dos principais agentes poluentes é o ácido sulfúrico formado na atmosfera de acordo com as reações representadas pelas equações: 
I) 2 SO2(g) + O2(g) ---> 2 SO3(g) 
II) SO3(g) + H2O(ℓ) ---> H2SO4(aq) 
Com relação a essas reações, é correto afirmar que 
a) a reação I é de análise. 
b) as duas reações são de síntese. 
c) a reação II é uma mistura heterogênea. 
d) todas espécies nas reações I são substâncias compostas.


20) (PUC-PR) - Fazendo-se a classificação das reações abaixo: 
(I) CuSO4 + 2NaOH ----> Cu(OH)2 + Na2SO4 
(II) Cu(OH)2 ----> CuO + H2O 
(III) Zn + 2AgNO3 ----> 2Ag + Zn(NO3)2 
(IV) NH3 + HCℓ ----> NH4Cℓ 
A ordem correta é: 
a) Decomposição, simples troca, dupla troca, adição. 
b) Dupla troca, adição, simples troca, análise. 
c) Dupla troca, análise, deslocamento, síntese. 
d) Deslocamento, análise, dupla troca, adição. 
e) Dupla troca, decomposição, síntese, simples troca.