Mercantilismo - Questões dos Vestibulares

Questões dos Vestibulares

Site com a resolução de questões dos diversos vestibulares do Brasil.

SUGERIDOS

Home Top Ad

quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

Mercantilismo


Confira questões resolvidas sobre o Mercantilismo:

1) (FGV) - Leia atentamente as afirmações abaixo, sobre mercantilismo, e assinale a alternativa correta.
I. São característica essenciais do mercantilismo: o monopólio, o protecionismo e a balança comercial favorável.
II. O objetivo fundamental do mercantilismo, como política de acumulação de capitais, é a livre concorrência sem a intervenção do Estado-nação.
III. As medidas da política econômica mercantilista foram idênticas em todos os países da Europa durante os séculos XVI, XVII e XVIII.
IV. O pacto colonial está no contexto das práticas mercantilistas.
V. O insucesso da política mercantilista expressa-se pela permanência da política bulionista por três séculos.
a) Apenas I e III estão corretas.
b) Apenas II e IV estão corretas.
c) Apenas II e V estão corretas.
d) Apenas III e V estão corretas.
e) Apenas I e IV estão corretas.


2) (UFMG 2011) - Leia este trecho:
Este fluxo de prata é despejado em um país protecionista, barricado de alfândegas. Nada sai ou entra em Espanha sem o consentimento de um governo desconfiado, tenaz em vigiar as entradas e as saídas de metais preciosos. Em princípio, a enorme fortuna americana vem, portanto, terminar num vaso fechado. Mas o fecho não é perfeito [...] Ou dir-se-ia tão comumente que os Reinos de Espanha são as “Índias dos outros Reinos Estrangeiros”.
BRAUDEL, Fernand. O Mediterrâneo e o mundo mediterrânico à época de Felipe II. Lisboa: Martins Fontes, 1983-1984, v.1, p. 523-527.
a) Identifique a prática econômica a que se faz referência nesse texto.
b) Cite o principal objetivo dessa prática.
c) Mas o fecho não era perfeito [...] Ou dir-se-ia tão comumente que os Reinos de Espanha são as “Índias dos outros Reinos Estrangeiros”. Explique o sentido histórico dessa frase.


3) (UFRS-1998) - Considere as seguintes afirmações a respeito do mercantilismo:
I - Por mercantilismo entende-se um conjunto de idéias e práticas econômicas adotadas pelo Estado Absolutista.
II - O estímulo à expansão marítima e colonial e o estabelecimento de monopólios caracterizam as políticas mercantilistas.
III - Portugal, Espanha, França, Holanda e Inglaterra são países nos quais a política mercantilista alcançou grande desenvolvimento.
Quais estão corretas?
a) apenas I
b) apenas II
c) apenas III
d) apenas II e III
e) I, II e III


4) (Faap-1996) - O mercantilismo, política econômica praticada pelos monarcas europeus, na época moderna, teve como característica a (o):
a) liberdade do comércio colonial
b) estímulo às importações de manufaturados
c) manutenção da balança comercial favorável
d) estímulo à agricultura
e) combate à escravidão


5) UPF 2017 - Entende-se por mercantilismo o conjunto de ideias e práticas econômicas dominantes na Europa entre os séculos XV e XVII. Seu período de dominação corresponde à fase de transição do feudalismo para o capitalismo e ficou marcado pela intervenção estatal na economia, caracterizado:
a) Pela limitação das atividades das companhias comerciais privadas, em função dos privilégios concedidos às empresas estatais.
b) Pela preocupação com o enriquecimento da burguesia em detrimento da nobreza feudal, garantindo a aliança de burgueses de vários países.
c) Pelo monopólio metropolitano sobre as colônias da América, o qual passou a estimular as disputas entre as grandes empresas comerciais de propriedade da burguesia.
d) Pelas teorias metalistas, que, ao defender práticas protecionistas, promoveram grande rivalidade entre as nações europeias.
e) Pelo controle exclusivo externo, em contraposição à livre concorrência interna, tanto nas áreas coloniais quanto nas metropolitanas.


6) (PUC PR-2017) - “Acontece que Luís XIV provavelmente tinha excelente faro para os negócios — sem falar que o monarca devia achar muito sem graça ver todo mundo vestido de preto constantemente —, pois ele convocou seu Ministro das Finanças, Jean-Baptiste Colbert, para uma conversinha sobre indumentárias. Aconselhado pelo político, o rei proibiu a importação de tecidos estrangeiros e estabeleceu uma gigantesca indústria têxtil no país para suprir as necessidades da população mais abastada. Além disso, Luís XIV e Colbert determinaram que novos modelos de roupas fossem criados duas vezes ao ano com teci-dos inéditos. Assim, os costureiros que atendiam à nobreza passaram a apresentar uma coleção de roupas no inverno e outra no verão — sem se esquecer de incluir acessórios como leques, capas, sombrinhas, casacos etc. entre os itens. O rei decretou ainda que os nobres que desejassem visitá-lo no Palácio de Versalhes deveriam se vestir apenas com modelos da última moda, e teve a ideia de financiar a produção de catálogos que apresentavam as novas coleções. Dessa forma, a aristocracia francesa e do resto da Europa podia selecionar os itens que desejava comprar.”
Você sabia que Rei Luís XIV da França foi o inventor da alta costura? Por Maria Luciana Rincon
Disponível em: http://www.megacurioso.com.br/personalidades/75642-voce-sabia-que-rei-luis-xiv-da-franca-foi-o-inventor-da-alta-costura.htm. Acesso em: 12 fev 2017. 
O Mercantilismo foi uma série de práticas de enriquecimento dos Estados Nacionais entre os séculos XV e XVIII, como exemplo, na França o Rei Luís XIV e seu ministro Colbert tentaram ampliar os ganhos da coroa com o aumento de taxas e também do comércio de artigos de luxo, o chamado Colbertismo. Acerca das práticas mercantilistas dos Estados Nacionais, marque a afirmativa CORRETA:
a) O protecionismo era aumentar as taxas dos produtos exportados e diminuir dos importados, assim ganharia mais com a venda e facilitaria a compra.
b) Uma das práticas do Mercantilismo, usada ainda hoje para equilibrar as finanças dos países, é a balança comercial favorável que consiste em exportar mais do que importar para evitar o endivida-mento e aumentar os ganhos.
c) Espanha e Portugal foram as primeiras a conquistar colônias e extrair metais para enriquecer, assim conseguiram um excedente que propiciou serem pioneiras no investimento industrial.
d) O metalismo foi uma prática portuguesa que consistia em acumular metais através da extração de ouro e prata das colônias ultramar, primeiramente descobertos no Brasil.
e) A Inglaterra e a França se destacaram no comércio de artigos luxuosos, enquanto os ingleses produziam os ricos tecidos, os franceses os compravam para usar em suas roupas, uma espécie de colaboracionismo que perdurou durante todo o período.


7) (Fuvest 2009) - “Da armada dependem as colônias, das colônias depende o comércio, do comércio, a capacidade de um Estado manter exércitos numerosos, aumentar a sua população e tornar possíveis as mais gloriosas e úteis empresas.”
Essa afirmação do duque de Choiseul (1719-1785) expressa bem a natureza e o caráter do
a) liberalismo.
b) feudalismo.
c) mercantilismo.
d) escravismo.
e) corporativismo.


8) (Unifesp 2010) - Mercantilismo é o nome normalmente dado à política econômica de alguns Estados Modernos europeus, desenvolvida entre os séculos XV e XVIII.
Indique
a) duas características do Mercantilismo.
b) a relação entre o Mercantilismo e a colonização da América.


9) (UFV) - Mercantilismo é um termo que foi criado pelos economistas alemães da segunda metade do século XIX para denominar o conjunto de práticas econômicas dos Estados europeus nos séculos XVI e XVII. Das alternativas abaixo, assinale aquela que NÃO indica uma característica do mercantilismo.
a) Busca de uma balança comercial favorável, ou seja, a superação contábil das importações pelas exportações.
b) Intervencionismo do Estado nas práticas econômicas, através de políticas monopolistas e fiscais rígidas.
c) Crença em que a acumulação de metais preciosos era a principal forma de enriquecimento dos Estados.
d) Aplicação de capitais excedentes em outros países para aumentar a oferta de matérias-primas necessárias à industrialização.
e) Exploração de domínios localizados em outros continentes, com o objetivo de complementar a economia metropolitana.


10) (UEPG-PR) - O mercantilismo não era uma doutrina fechada, apenas um conjunto de ideias e práticas econômicas adotadas pelo Estado absolutista entre os séculos XV e XVIII. A respeito desse assunto, estabeleça a soma das alternativas CORRETAS.
01. O mercantilismo tinha como princípio fundamental a intervenção do Estado na economia.
02. A acumulação de metais preciosos significava força e riqueza para as nações.
04. O mercantilismo espanhol (bulionismo) se restringiu ao acúmulo de metais oriundos do México, do Peru e da Bolívia – regiões de seu império colonial –, sem impulsionar a atividade manufatureira.
08. No mundo mercantilista, circulava a ideia da existência de um mercado que funciona por conta própria, beneficiando o mundo todo.
16. A Holanda baseava seu mercantilismo nas atividades comerciais, manufatureiras e financeiras. Foram indispensáveis para essas práticas a Companhia das Índias Orientais, a Marinha mercante e o Banco de Amsterdã.
Soma ( )


11) (MACK) - O período de predomínio do mercantilismo caracteriza-se:
a) pela extinção das empresas monopolistas;
b) pela luta entre mercadores e manufaturadores;
c) pela grande acumulação de metais preciosos;
d) pelo desaparecimento das guildas;
e) pelo surgimento dos primeiros socialistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário