Movimento Retilíneo Uniforme (MRU) - Questões dos Vestibulares

Questões dos Vestibulares

Site com a resolução de questões dos diversos vestibulares do Brasil.

SUGERIDOS

Home Top Ad

quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

Movimento Retilíneo Uniforme (MRU)


Confira questões resolvidas sobre o Movimento Retilíneo Uniforme (MRU):

1) ENEM 2012 - Uma empresa de transportes precisa efetuar a entrega de uma encomenda o mais breve possível. Para tanto, a equipe de logística analisa o trajeto desde a empresa até o local da entrega. Ela verifica que o trajeto apresenta dois trechos de distâncias diferentes e velocidades máximas permitidas diferentes. No primeiro trecho, a velocidade máxima permitida é de 80 km/h e a distância a ser percorrida é de 80 km. No segundo trecho, cujo comprimento vale 60 km, a velocidade máxima permitida é 120 km/h. Supondo que as condições de trânsito sejam favoráveis para que o veículo da empresa ande continuamente na velocidade máxima permitida, qual será o tempo necessário, em horas, para a realização da entrega? 
a) 0,7 
b) 1,4 
c) 1,5 
d) 2,0 
e) 3,0


2) Um móvel com velocidade constante percorre uma trajetória retilínea à qual se fixou um eixo de coordenadas. Sabe-se que no instante t0 = 0, a posição do móvel é x0 = 500m e, no instante t = 20s, a posição é x = 200m.
Determine: 
a) A velocidade do móvel.
b) A função da posição.
c) A posição nos instantes t = 1s e t = 15s. 
d) O instante em que ele passa pela origem.


3) (PUC-MG) - Quando navega a favor da correnteza, um barco desenvolve 40 km/h; navegando contra, faz 30 km/h. Para ir de A até B, pontos situados na mesma margem, gasta três horas menos que na volta. A distância entre A e B é de:
a) 360 km
b) 420 km
c) 240 km
d) 300 km
e) 180 km


4) (AFA) - Um terço de percurso retilíneo é percorrido por um móvel com velocidade escalar média de 60 km/h e o restante do percurso, com velocidade escalar média da 80 km/h. Então, a velocidade escalar média do móvel, em km/h, em todo percurso, é
a) 70
b) 72
c) 73
d) 75


5) (UPF 2014) - Em uma fábrica de bebidas, um robô fixo procede ao fechamento das garrafas cheias, colocando 5 tampas por segundo. As garrafas, que estão em uma esteira rolante, deslocam-se para a direita. Entre os centros das garrafas, há uma separação de 10 cm. Considerando essa estrutura, pode-se afirmar que, para o sistema funcionar corretamente, a esteira deve:
a) estar uniformemente acelerada para a direita.
b) deslocar-se a uma velocidade de 2 cm/s.
c) estar com uma aceleração de 2 cm/s² para a esquerda.
d) descrever um movimento retilíneo uniformemente variado, com velocidade inicial de 50 cm/s.
e) descrever um movimento retilíneo, com velocidade constante de 0,5 m/s


6) (CFTSC) - Às 13:30h, partiu um ônibus de Florianópolis em direção a Laguna. A distância entre as cidades é de 100 km, e o motorista manteve uma velocidade média de 60 km/h ao fazer esse percurso. A que horas o ônibus chegou a Laguna?
a) Às 15:10h.
b) Às 14:50h.
c) Às 14:30h.
d) Às 15:50h.
e) Às 16:10h.


7) (PUC-MG) - Um homem, caminhando na praia, deseja calcular sua velocidade. Para isso, ele conta o número de passadas que dá em um minuto, contando uma unidade a cada vez que o pé direito toca o solo, e conclui que são 50 passadas por minuto. A seguir, ele mede a distância entre duas posições sucessivas do seu pé direito e encontra o equivalente a seis pés. Sabendo que três pés correspondem a um metro, sua velocidade, suposta constante, é:
a) 3 km/h
b) 4,5 km/h
c) 6 km/h
d) 9 km/h
e) 10 km/h


8) Um automóvel aproxima-se de um paredão, como ilustra a figura:
É INCORRETO afirmar que:
a) O automóvel está em movimento em relação ao paredão.
b) O paredão está em movimento em relação ao automóvel.
c) O paredão está em repouso em relação ao solo.
d) O motorista está em repouso em relação ao automóvel, mas em movimento em relação à Terra.
e) O paredão está em repouso em relação ao automóvel.


9) (F.E.E. Queiroz - CE) - Sendo a distância entre Fortaleza e Maranguape igual a 24 km e considerando a velocidade permitida de 80 km/hm, o tempo mínimo que se deve gastar na viagem, em trânsito completamente livre, em minutos é:
a) 15
b) 18
c) 24
d) 12
e) 30


10) (ESPM-SP) - Dois carros, A e B, de dimensões desprezíveis, movem-se em movimento uniforme e no mesmo sentido com velocidades iguais a 20 m/s e 15 m/s, respectivamente. No instante t = 0, os carros encontram-se nas posições indicadas na figura. Determine depois de quanto tempo A alcança B.
a) 200 s.
b) 100 s.
c) 50 s.
d) 28,6 s.
e) 14,3 s.


11) (PUC/MG) - O gráfico a seguir mostra a posição (x) de um objeto que se desloca sobre uma reta em função do tempo (t).
A equação horária do movimento desse objeto é:
a) x = 20 -2t².
b) x = 10 +20t.
c) x = 20 -2t.
d) x = 20 - 2t².


12) Na fotografia estroboscópica de um movimento retilíneo uniforme, descrito por uma partícula, foram destacadas três posições, nos instantes t1, t2 e t3. Se t1 é 8 s e t3 é 28 s, então t2 é:
a) 4 s
b) 10 s
c) 12 s
d) 20 s
e) 24 s


13) (UFRGS) - Um automóvel, A, faz o percurso de ida e de volta sobre o mesmo trecho, de 20 km, de uma rodovia. Na ida sua velocidade média é de 60 km/h e na volta sua velocidade média é de 40 km/h, sendo tA o intervalo de tempo para completar a viagem. Outro automóvel, B, faz o mesmo percurso, mas vai e volta com a mesma velocidade média, de 50 km/h, completando a viagem em um intervalo de tempo tB. Qual é a razão tA / tB entre os citados intervalos de tempo?
a) 5/4
b) 25/24
c) 1
d) 25/28
e) 5/6


14) Um trem de 100m de comprimento, a uma velocidade constante de 10 m/s demora 1 min para atravessar uma ponte. Determine o comprimento da ponte.


15) (UNESP-SP) - Os gráficos na figura representam as posições de dois veículos, A e B, deslocando-se sobre uma estrada retilínea, em função do tempo.
A partir desses gráficos, é possível concluir que, no intervalo de 0 a t,
a) a velocidade do veículo A é maior que a do veículo B.
b) a aceleração do veículo A é maior que a do veículo B.
c) o veículo A está se deslocando à frente do veículo B.
d) os veículos A e B estão se deslocando um ao lado do outro.
e) a distância percorrida pelo veículo A é maior que a percorrida pelo veículo B.


16) (MACKENZIE-SP) - Uma partícula descreve um movimento uniforme cuja função horária é S= -2 + 5t, com S em metros e t em segundos. Nesse caso, podemos afirmar que a velocidade escalar da partícula é:
a) -2ms e o movimento é retrógrado
b) -2m/s e o movimento é progressivo
c) 5m/s e o movimento é progressivo
d) 5m/s e o movimento é retrógrado
e) -2,5m/s e o movimento é retrógrado


17) (UEPI) - Um passageiro perdeu um ônibus que saiu da rodoviária há 5 minutos e pega um táxi para alcançá-lo. O ônibus desenvolve uma velocidade de 60 km/h e o táxi, de 90 km/h. O intervalo de tempo necessário ao táxi para alcançar o ônibus é, em minutos:
a) 10
b) 20
c) 30
d) 32
e) 35

Nenhum comentário:

Postar um comentário