Força Elétrica - Questões dos Vestibulares

Questões dos Vestibulares

Site com a resolução de questões dos diversos vestibulares do Brasil.

SUGERIDOS

Home Top Ad

terça-feira, 17 de dezembro de 2019

Força Elétrica


Confira questões resolvidas sobre a Força Elétrica:

1) (UFRGS) - Uma força de módulo 10 N e outra de módulo 12 N são aplicadas simultaneamente a um corpo. Qual das opções abaixo representa uma possível intensidade resultante dessas forças?
a) 0
b) 1 N
c) 15 N
d) 24 N
e) 120 N


2) (UEL/94) - A força de repulsão entre duas cargas elétricas puntiformes, que estão a 20 cm uma da outra, é 0,030 N. Esta força aumentará para 0,060 N se a distância entre as cargas for alterada para:
a) 5,0 cm
b) 10 cm
c) 14 cm
d) 28 cm
e) 40 cm


3) (Ufmg) - Observe a figura que representa um triângulo equilátero. Nesse triângulo, três cargas elétricas puntuais de mesmo valor absoluto estão nos seus vértices. O vetor que melhor representa a força elétrica resultante sobre a carga do vértice 1 é:


4) (Unesp) - Duas esferas condutoras idênticas, carregadas com cargas + Q e – 3 Q, inicialmente separadas por uma distância d, atraem-se com uma força elétrica de intensidade (módulo) F. Se as esferas são postas em contato e, em seguida, levadas de volta para suas posições originais, a nova força entre elas será:
a) maior que F e de atração.
b) menor que F e de atração.
c) igual a F e de repulsão.
d) menor que F e de repulsão.
e) maior que F e de repulsão.


5) (CESGRANRIO) - A lei de Coulomb afirma que a força de intensidade elétrica de partículas carregadas é proporcional:
I. às cargas das partículas;
II. às massas das partículas;
III. ao quadrado da distância entre as partículas;
IV. à distância entre as partículas.
Das afirmações acima:
a) somente I é correta;
b) somente I e III são corretas;
c) somente II e III são corretas;
d) somente II é correta;
e) somente I e IV são corretas.


6) (CTA-SP) - A diferença de potencial entre duas placas metálicas planas e paralelas, distantes 5,0 mm, é de 1,0 x 10^4 V. Se a carga de um elétron é -1,6 x 10^-19 C, então a força que atua num elétron situado entre as placas será:
a) 3,2 x 10^-19 N
b) 8,0 x 10^-12 N
c) 8,0 x 10^-18 N
d) 3,2 x 10^-13 N
e) nda


7) UFRGS 2019 - Duas pequenas esferas idênticas, contendo cargas elétricas iguais, são colocadas no vértice de um perfil quadrado de madeira, sem atrito, conforme representa a figura 1 abaixo.
As esferas são liberadas e, devido à repulsão elétrica, sobem pelas paredes do perfil e ficam em equilíbrio a uma altura h em relação à base, conforme representa a figura 2. Sendo P, Fe e N, os módulos, respectivamente, do peso de uma esfera, da força de repulsão elétrica entre elas e da força normal entre uma esfera e a parede do perfil, a condição de equilíbrio ocorre quando
A) P = Fe.
B) P = - Fe.
C) P - Fe = N.
D) Fe - P = N.
E) P + Fe = N.

Nenhum comentário:

Postar um comentário