Resistência Elétrica - Questões dos Vestibulares

Questões dos Vestibulares

Site com a resolução de questões dos diversos vestibulares do Brasil.

SUGERIDOS

Home Top Ad

domingo, 29 de dezembro de 2019

Resistência Elétrica


Confira questões resolvidas sobre a Resistência Elétrica:

1) (VUNESP) - Os valores nominais de uma lâmpada incandescente, usada em uma lanterna, são: 6,0 V; 20 mA. Isso significa que a resistência elétrica do seu filamento é de:
a) 150 Ω, sempre, com a lâmpada acesa ou apagada.
b) 300 Ω, sempre, com a lâmpada acesa ou apagada.
c) 300 Ω com a lâmpada acesa e tem um valor bem maior quando apagada.
d) 300 Ω com a lâmpada acesa e tem um valor bem menor quando apagada.
e) 600 Ω com a lâmpada acesa e tem um valor bem maior quando apagada.


2) ENEM 2018 - Ao pesquisar um resistor feito de um novo tipo de material, um cientista observou o comportamento mostrado no gráfico tensão  versus corrente.
Após a análise do gráfico, ele concluiu que a tensão em função da corrente é dada pela equação V = 10i + i². O gráfico da resistência elétrica (R) do resistor em função da corrente (i) é


3) Um condutor elétrico tem comprimento L, diâmetro D e resistência elétrica R. Se duplicarmos seu comprimento e diâmetro, sua nova resistência elétrica passará a ser:
a) R.
b) 2R.
c) R/2.
d) 4R.
e) R/4.


4) (UFMG) - Duas lâmpadas foram fabricadas para funcionar sob uma diferença de potencial de 127 V. Uma delas tem potência de 40 W, resistência R1 e corrente i1 . Para a outra lâmpada, esses valores são, respectivamente, 100 W, R2 e i2 .
Assim sendo, é CORRETO afirmar que
a) R1 < R2 e i1 > i2.
b) R1 > R2 e i1 > i2.
c) R1 < R2 e i1 < i2.
d) R1 > R2 e i1 < i2.


5) (PUC) - A tabela mostra os comprimentos L e o raio R de um mesmo condutor elétrico, em cinco situações diferentes.
Em qual das situações o condutor apresentará a maior resistência elétrica?
a) a.
b) b.
c) c.
d) d.
e) e.


6) (UFRGS) - As figuras mostram pares de fios elétricos de seção transversal circular, e de diferentes dimensões ou materiais, cujos extremos são submetidos a uma mesma ddp e mantidos a mesma temperatura.
Para cada par, qual o fio que apresenta maior resistência elétrica?
a) F1 – F3 – F5
b) F2 – F3 – F5
c) F2 – F4 – F6
d) F1 – F4 – F5
e) F2 – F3 – F6


7) (PUC) - Um chuveiro elétrico possui uma chave para alterar a posição, variando a temperatura da água, alternando sua potência. A relação correta entre a temperatura da água e o valor da resistência do chuveiro é
a) água quente - resistência pequena.
b) água fria - resistência pequena.
c) água quente - resistência grande.
d) água quente - resistência média.
e) água morna - resistência grande.


8) Para empregar a equação R = i.U podemos usar:
A) U em ampères, R em volts e I em volts.
B) U em volts, R em ohms e I em ampères.
C) U em ohm, R em ampères e I em volts.
D) U em watts, R em ohms e I em ampères.
E) U em joules, R em ohms e I em volts.


9) (UFRJ-RJ) - Cada farol de um carro dissipa 15 W, com a luz baixa, e 25 W com a luz alta.
Considerando que ambas as lâmpadas estão submetidas à mesma tensão da bateria, determine em qual dos casos a resistência da lâmpada é menor. Justifique.


10) (PUC-RS) - Um chuveiro tem as seguintes especificações: 4000 W – 220 V. Para aumentar a temperatura da água que sai desse chuveiro, pode-se
a) ligá-lo em uma rede cuja tensão é 127 V.
b) selecionar um comprimento maior para o comprimento do resistor do chuveiro.
c) selecionar um comprimento menor para o comprimento do resistor do chuveiro.
d) conectá-lo com um disjuntor que permita maior passagem de corrente.
e) substituir os fios da rede por outros de maior diâmetro.


11) (G1) - Um fio ao ser submetido a uma voltagem de 50 volts é percorrido por 40 coulombs de carga, num intervalo de tempo de 10 segundos. Calcule sua resistência elétrica.


12) (Unicamp) - Sabe-se que a resistência elétrica de um fio cilíndrico é diretamente proporcional ao seu comprimento e inversamente proporcional à área de sua secção reta.
a) O que acontece com a resistência do fio quando triplicado o seu comprimento?
b) O que acontece com a resistência do fio quando duplicamos o seu raio?


13) (UNESP – 2016) - As companhias de energia elétrica nos cobram pela energia que consumimos. Essa energia é dada pela expressão E = V.i.Δt, em que V é a tensão que alimenta nossa residência, i a intensidade de corrente que circula por determinado aparelho, Δt é o tempo em que ele fica ligado e a expressão V.i é a potência P necessária para dado aparelho funcionar. Assim, em um aparelho que suporta o dobro da tensão e consome a mesma potência P, a corrente necessária para seu funcionamento será a metade. Mas as perdas de energia que ocorrem por efeito joule (aquecimento em virtude da resistência R) são medidas por ΔE = R.i².Δt. Então, para um mesmo valor de R e Δt, quando i diminui, essa perda também será reduzida. Além disso, sendo menor a corrente, podemos utilizar condutores de menor área de secção transversal, o que implicará, ainda, economia de material usado na confecção dos condutores.
(Regina Pinto de Carvalho. Física do dia a dia, 2003. Adaptado.)
Baseando-se nas informações contidas no texto, é correto afirmar que:
A) se a resistência elétrica de um condutor é constante, em um mesmo intervalo de tempo, as perdas por efeito joule em um condutor são inversamente proporcionais à corrente que o atravessa.
B) é mais econômico usarmos em nossas residências correntes elétricas sob tensão de 110 V do que de 220 V.
C) em um mesmo intervalo de tempo, a energia elétrica consumida por um aparelho elétrico varia inversamente com a potência desse aparelho.
D) uma possível unidade de medida de energia elétrica é o kV.A (quilovolt – ampère), que pode, portanto, ser convertida para a unidade correspondente do Sistema Internacional, o joule. 
E) para um valor constante de tensão elétrica, a intensidade de corrente que atravessa um condutor será tanto maior quanto maior for a área de sua secção transversal.


14) (UECE) - Um aparelho elétrico de aquecimento traz na plaqueta a inscrição 100 watts e 100 volts. Pode-se afirmar que sua resistência elétrica é de:
a) 1 Ω
b) 10 Ω
c) 100 Ω
d) 1000 Ω


15) UEPR - Um resistor de resistência elétrica R, quando submetido a uma ddp de 220 V, dissipa 1000 W. Para que o outro resistor, ligado a 110 V, dissipe 2000 W, deve ter a resistência elétrica:
a) 2R
b) R
c) R/2
d) R/4
e) R/8

Nenhum comentário:

Postar um comentário