Instrumentos Ópticos - Questões dos Vestibulares

Questões dos Vestibulares

Site com a resolução de questões dos diversos vestibulares do Brasil.

SUGERIDOS

Home Top Ad

terça-feira, 17 de março de 2020

Instrumentos Ópticos


Confira questões resolvidas sobre os Instrumentos Ópticos:

1) (UFU-MG) - Assinale a alternativa FALSA.
A) O cristalino do olho de uma pessoa de visão normal age como uma lente convergente que produz uma imagem real, invertida e aumentada quando a pessoa observa um objeto distante. 
B) Uma pessoa com visão normal, à medida que se aproxima de um objeto, tem o raio de curvatura de seu cristalino diminuído para que ela continue focalizando o objeto.
C) A variação do diâmetro da pupila tem como objetivo controlar a entrada de luz no olho.
D) Para a correção da hipermetropia, é necessária a utilização de lentes convergentes.


2) (Fatec-SP) - Na figura, o homem A é visto pelo homem B, representado pelo olho em corte. À medida que A se aproxima de B, e supondo que o olho é normal,
a) a curvatura do cristalino aumenta para aumentar a distância focal.
b) a curvatura do cristalino diminui para diminuir a distância focal.
c) a curvatura do cristalino não se altera porque o olho é normal.
d) a curvatura do cristalino aumenta para diminuir a distância focal.
e) a curvatura do cristalino diminui para aumentar a distância focal.


3) (UFMG) - Quando uma pessoa olha para um objeto, a imagem deste deve se formar sobre a retina. Algumas pessoas, por terem um defeito de visão, veem objetos próximos fora de foco, enquanto os distantes ficam mais bem focados. Outras pessoas têm o defeito contrário - ou seja, os objetos distantes são vistos fora de foco e os próximos, mais nitidamente. Elmo é um professor de Física portador de um desses dois defeitos e, para corrigi-lo, ele precisa usar óculos. Nestas figuras, Elmo está sem óculos, à esquerda, e com seus óculos, à direita.
Como se pode notar na figura da direita, os óculos fazem com que os olhos de Elmo pareçam maiores.
a) A lente dos óculos de Elmo é convergente ou divergente? Justifique sua resposta.
b) Nesta figura, está representado um dos olhos de Elmo, sem óculos, e dois raios de luz que vêm de um objeto muito distante:
Desenhe, nessa figura, a continuação dos dois raios para indicar em que ponto se forma a imagem do objeto. Explique seu raciocínio.


4) (FUVEST-SP) - Uma pessoa idosa que tem hipermetropia e presbiopia foi a um oculista que lhe receitou dois pares de óculos, um para que enxergasse bem os objetos distantes e outro para que pudesse ler um livro a uma distância confortável de sua vista.
• Hipermetropia: a imagem de um objeto distante se forma atrás da retina.
• Presbiopia: o cristalino perde, por envelhecimento, a capacidade de acomodação, e objetos próximos não são vistos com nitidez.
• Dioptria: a convergência de uma lente, medida em dioptrias, é o inverso da distância focal (em metros) da lente.
Considerando que receitas fornecidas por oculistas utilizam o sinal mais (+) para lentes convergentes e menos (–) para divergentes, a receita do oculista para um dos olhos dessa pessoa idosa poderia ser
a) para longe: –1,5 dioptrias; para perto: +4,5 dioptrias.
b) para longe: –1,5 dioptrias; para perto: –4,5 dioptrias.
c) para longe: +4,5 dioptrias; para perto: +1,5 dioptrias.
d) para longe: +1,5 dioptrias; para perto: –4,5 dioptrias.
e) para longe: +1,5 dioptrias; para perto: +4,5 dioptrias.


5) (UFPEL-RS) - O olho humano é um sofisticado sistema óptico que pode sofrer pequenas variações na sua estrutura, ocasionando os defeitos da visão. Com base em seus conhecimentos, analise as afirmativas a seguir.
I. No olho míope, a imagem nítida se forma atrás da retina, e esse defeito da visão é corrigido usando uma lente divergente.
II. No olho com hipermetropia, a imagem nítida se forma atrás da retina, e esse defeito da visão é corrigido usando uma lente convergente.
III. No olho com astigmatismo, que consiste na perda da focalização em determinadas direções, a sua correção é feita com lentes cilíndricas.
IV. No olho com presbiopia, ocorre uma dificuldade de acomodação do cristalino, e esse defeito da visão é corrigido mediante o uso de uma lente divergente.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)
a) I e II.
b) III.
c) II e IV.
d) II e III.
e) I e IV.


6) (MED. JUNDIAÍ – SP) - Os aparelhos que produzem imagens reais invertidas são:
a) luneta astronômica, lupa e câmera fotográfica;
b) projetor de slides, câmera fotográfica e olho humano;
c) câmera fotográfica, olho humano e luneta terrestre;
d) lupa, olho humano e microscópio composto;
e) câmera fotográfica, luneta terrestre e microscópio composto.


7) (UNESP) - Assinale a alternativa correspondente ao instrumento óptico que, nas condições normais de uso, fornece imagem virtual:
a) Projetor de slides
b) Projetor de cinema
c) Cristalino do olho humano
d) Câmera fotográfica
e) Lente de aumento (lupa)


8) (UFRJ) - Um projetor de diapositivos (slides) possui um sistema de lentes cuja distância focal é ajustável. Um diapositivo é colocado na vertical, a 125 cm de distância de uma parede também vertical. O eixo principal do sistema de lentes é horizontal. Ajusta-se a distância focal do sistema e obtém-se, projetada na parede, uma imagem nítida do diapositivo, com suas dimensões lineares ampliadas 24 vezes.
a) O sistema de lentes do projetor é convergente ou divergente? JUSTIFIQUE sua resposta.
b) Para que valor foi ajustada a distância focal do sistema?


10) (UFLA-MG) - O funcionamento de uma máquina fotográfica é semelhante ao do olho humano. Quando o olho humano está fixado em um objeto distante, o músculo ciliar relaxa e o sistema córnea-cristalino atinge sua máxima distância focal, que corresponde à distância da córnea à retina. Quando o objeto está próximo ao olho humano, o músculo ciliar se contrai e aumenta a curvatura do cristalino, diminuindo, assim, a distância focal até que o objeto seja focalizado corretamente na retina, sendo esse processo chamado de acomodação. Considerando a máxima distância focal 2,5 cm, pode-se afirmar que a variação da distância focal ∆f do sistema córneo-cristalino do olho, para manter em foco um objeto que é deslocado do infinito até um ponto próximo padrão de 25 cm, é
A) +2,5/11 cm.
B) 2,27 cm.
C) –2,5/11 cm.
D) -2,27 cm
E) 0.

Nenhum comentário:

Postar um comentário