Som e Efeito Doppler - Questões dos Vestibulares

Questões dos Vestibulares

Site com a resolução de questões dos diversos vestibulares do Brasil.

SUGERIDOS

Home Top Ad

sexta-feira, 17 de abril de 2020

Som e Efeito Doppler


Confira questões resolvidas sobre o Som e o Efeito Doppler:

1) (PUCPR) - As qualidades fisiológicas do som são altura, intensidade e timbre. 
I. A altura é a qualidade que permite distinguir um som forte de um fraco de mesma frequência. 
II. Intensidade é a qualidade que permite distinguir um som agudo de um som grave.
III. Timbre é a qualidade que permite distinguir dois sons de mesma altura emitidos por fontes diferentes.
a) Somente I é correta.
b) Somente II é correta.
c) Todas estão corretas.
d) I e II estão corretas.
e) Somente III é correta.


2) (FCMMG–2009) - Antes de começar um concerto, os músicos afinam seus instrumentos. Quando o violinista afrouxa uma das cordas de seu instrumento, tentando ajustá-la, vibrando a corda, o novo som emitido terá menor
a) comprimento de onda.
b) frequência.
c) velocidade.
d) amplitude.


3) (EFEI-MG) - Uma pessoa parada na beira de uma estrada vê um automóvel aproximar-se com velocidade 0,1 da velocidade do som no ar. O automóvel está buzinando, e a sua buzina, por especificação do fabricante, emite um som puro de 990 Hz. O som ouvido pelo observador terá uma frequência de:
a) 900 Hz
b) 1 100 Hz
c) 1 000 Hz
d) 99 Hz
e) Não é possível calcular por não ter sido dada a velocidade do som no ar.


4) (PUC Minas) - Em linguagem técnica , um som que se propaga no ar pode ser caracterizado, entre outros aspectos, por sua altura e por sua intensidade. Os parâmetros físicos da onda sonora que correspondem às características mencionadas são, respectivamente,
a) comprimento de onda e velocidade.
b) amplitude e velocidade.
c) velocidade e amplitude.
d) amplitude e frequência.
e) frequência e amplitude.


5) (FGV) - Um carro trafega a 20 m/s em uma estrada reta. O carro se aproxima de uma pessoa, parada no acostamento, querendo atravessar a estrada. O motorista do carro, para alertá-la, toca a buzina, cujo som, por ele ouvido, tem 640 Hz. A frequência do som da buzina percebida pela pessoa parada é, aproximadamente, Considere: a velocidade do som no ar é igual a 340 m/s e não há vento.
a) 760 Hz
b) 720 Hz
c) 640 Hz
d) 600 Hz
e) 680 Hz


6) (FCMMG / Adaptado) - As figuras seguintes representam três ondas sonoras que se propagam em um mesmo meio, captadas por um microfone em momentos diferentes e transformadas em ondas transversais na tela de um computador.
Quanto às suas características, pode-se afirmar que
a) as três ondas têm timbres diferentes.
b) as ondas 1 e 2 têm o mesmo período.
c) as ondas 2 e 3 têm a mesma frequência.
d) a onda 3 tem maior comprimento de onda do que a 1.


7) (FUVEST-SP) - O som de um apito é analisado com o uso de um medidor que, em sua tela, visualiza o padrão apresentado na figura a seguir. O gráfico representa a variação da pressão que a onda sonora exerce sobre o medidor, em função do tempo, em µs (1 µs = 10^-6 s). Analisando a tabela de intervalos de frequências audíveis, por diferentes seres vivos, conclui-se que esse apito pode ser ouvido apenas por
a) seres humanos e cachorros.
b) seres humanos e sapos.
c) sapos, gatos e morcegos.
d) gatos e morcegos.
e) morcegos.


8) (UFU-MG) - Um show de rock foi interrompido porque o nível sonoro estava muito elevado. A polícia permitiria a continuação do espetáculo somente se o nível sonoro fosse reduzido em 30 dB. Por qual fator os organizadores do show deverão diminuir a energia da fonte sonora?
a) 3 000
b) 30
c) 1 000
d) 10


9) (UDESC 2009) - Em 1997, durante o exercício militar Mistral I, os aviões Mirage III-E da Força Aérea Brasileira conseguiram ótimos resultados contra os aviões Mirage 2000-C franceses, usando a manobra Doppler-notch . Esta manobra é utilizada para impedir a detecção de aviões por radares que usam o efeito Doppler (radares Pulso-Doppler). Ela consiste em mover o avião alvo a 90º do feixe eletromagnético emitido por este tipo de radar, conforme ilustrado no esquema abaixo.
Quando o avião B se move a 90º do feixe eletromagnético, o radar Pulso-Doppler do avião A não consegue determinar a diferença de frequência entre o feixe emitido e o feixe refletido porque:
a) há movimento do avião B na direção do feixe.
b) não há movimento do avião B na direção do feixe.
c) a velocidade do avião B aumenta bruscamente.
d) a velocidade do avião B diminui bruscamente.
e) não há feixe refletido no avião B.


10) (Ufsm 2007) - Ondas ultra-sônicas são emitidas por uma fonte em repouso em relação ao paciente, com uma frequência determinada. Essas ondas são refletidas por células do sangue que se .......... de um detector de frequências em repouso, em relação ao mesmo paciente. Ao analisar essas ondas refletidas, o detector medirá frequências .......... que as emitidas pela fonte. Esse fenômeno é conhecido como .......... .
Selecione a alternativa que preenche corretamente as lacunas.
a) afastam - menores - efeito Joule
b) afastam - maiores - efeito Doppler
c) aproximam - maiores - efeito Joule
d) afastam - menores - efeito Doppler
e) aproximam - menores - efeito Tyndal


11) (Ufrgs 2014) - A frequência do som emitido pela sirene de certa ambulância é de 600 Hz. Um observador em repouso percebe essa frequência como sendo de 640 Hz. Considere que a velocidade da onda emitida é de 1200 km / h e que não há obstáculos entre o observador e a ambulância. Com base nos dados acima, assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do enunciado abaixo, na ordem em que aparecem. A ambulância __________ do observador com velocidade de __________.
a) afasta-se – 75 km / h
b) afasta-se – 80 km / h
c) afasta-se – 121 km / h
d) aproxima-se – 75 km / h
e) aproxima-se – 121 km / h


12) (UFF-RJ) - Ondas sonoras emitidas no ar por dois instrumentos musicais distintos, I e II, têm suas amplitudes representadas em função do tempo pelos gráficos a seguir.
A propriedade que permite distinguir o som dos dois instrumentos é
a) o comprimento de onda.
b) a amplitude.
c) o timbre.
d) a velocidade de propagação.
e) a frequência.


13) ENEM 2016 - Uma ambulância A em movimento retilíneo e uniforme aproxima-se de um observador O, em repouso. A sirene emite um som de frequência constante fa. O desenho ilustra as frentes de onda do som emitido pela ambulância. O observador possui um detector que consegue registrar, no esboço de um gráfico, a frequência da onda sonora detectada em função do tempo f0 (t), antes e depois da passagem da ambulância por ele.
Qual esboço gráfico representa a frequência fo (t) detectada pelo observador?

Nenhum comentário:

Postar um comentário