Calorimetria - Questões dos Vestibulares

Questões dos Vestibulares

Site com a resolução de questões dos diversos vestibulares do Brasil.

SUGERIDOS

Home Top Ad

sexta-feira, 22 de maio de 2020

Calorimetria


Confira questões resolvidas sobre a Calorimetria:

1) (FCMMG) - A Lua é um satélite árido, sem atmosfera, com montanhas rochosas, planícies e crateras. Quando uma de suas metades está iluminada pelo Sol, sua temperatura pode chegar a 120°C, enquanto, no mesmo momento, a face escura pode ter uma temperatura em torno de 150°C abaixo de zero. Essa grande variação de temperatura é explicada, principalmente, por uma característica física das rochas, isto é,
a) o seu calor latente.
b) a sua capacidade térmica.
c) o seu calor específico.
d) o seu coeficiente de dilatação.


2) (UFU-MG) - Um aparelho de micro-ondas é utilizado para aquecer 100 g de água (calor específico igual a 1 cal/g°C), de 25°C a 73°C. O aparelho gera 100 W de potência, sendo que 80% da energia produzida atinge a água e é totalmente convertida em calor. Nessas condições, assinale a alternativa que corresponde a uma afirmação VERDADEIRA.
Observação: Use 1 cal = 4 J
a) A energia total gerada pelo aparelho de micro-ondas em cada segundo é de 80 J.
b) O calor absorvido pela água durante esse processo de aquecimento é de 4 800 J.
c) O rendimento desse processo é de 20%.
d) O tempo necessário para esse processo de aquecimento é de 4 minutos.


3) (UF - Paraná) - Para aquecer 500 g de certa substância de 20ºC para 70ºC, foram necessárias 4000 calorias. A capacidade térmica e o calor específico valem respectivamente:
a) 8 cal/ ºC e 0,08 cal/g .ºC
b) 80 cal/ ºC e 0,16 cal/g. ºC
c) 90 cal/ ºC e 0,09 cal/g. ºC
d) 95 cal/ ºC e 0,15 cal/g. ºC
e) 120 cal/ ºC e 0,12 cal/g. ºC


4) (PUC-RIO 2009) - Quanta energia deve ser dada a uma panela de ferro de 300 g para que sua temperatura seja elevada em 100 ºC? Considere o calor específico da panela como c = 450 J/ kgºC.
a) 300 J
b) 13500 J
c) 1750 J
d) 450 J
e) 300 J


5) ENEM - Se, por economia, abaixarmos o fogo sob uma panela de pressão logo que se inicia a saída de vapor pela válvula, de forma simplesmente a manter a fervura, o tempo de cozimento 
a) será maior, porque a panela esfria.
b) será menor, pois diminui a perda de água.
c) será maior, pois a pressão diminui.
d) será maior, pois a evaporação diminui.
e) não será alterado, pois a temperatura não varia


6) (UFMG) - Júlia coloca uma esfera de cobre e uma de alumínio, ambas de mesma massa e à mesma temperatura, sobre um bloco de gelo. Após um certo tempo, ela observa que essas esferas permanecem em equilíbrio nas posições indicadas nesta figura:
Todas as dimensões estão representadas em escala na figura. Sejam dCu e dAl as densidades e cCu e cAl os calores específicos, respectivamente, do cobre e do alumínio. Com base nessas informações, é CORRETO afirmar que
a) dCu < dAl e cCu > cAl .
b) dCu > dAl e cCu < cAl .
c) dCu < dAl e cCu < cAl .
d) dCu > dAl e cCu > cAl .


7) (UNIFESP–2009) - A sonda Phoenix, lançada pela NASA, detectou em 2008 uma camada de gelo no fundo de uma cratera na superfície de Marte. Nesse planeta, o gelo desaparece nas estações quentes e reaparece nas estações frias, mas a água nunca foi observada na fase líquida. Com auxílio do diagrama de fase da água, analise as três afirmações seguintes:
I. O desaparecimento e o reaparecimento do gelo, sem a presença da fase líquida, sugerem a ocorrência de sublimação.
II. Se o gelo sofre sublimação, a pressão atmosférica local deve ser muito pequena, inferior à pressão do ponto triplo da água.
III. O gelo não sofre fusão porque a temperatura no interior da cratera não ultrapassa a temperatura do ponto triplo da água.
De acordo com o texto e com o diagrama de fases, pode-se afirmar que está CORRETO o contido em
a) I, II e III.
b) II e III, apenas.
c) I e III, apenas.
d) I e II, apenas.
e) I, apenas.


8) (UFMG 2008) - Depois de assar um bolo em um forno a gás, Zulmira observa que ela queima a mão ao tocar no tabuleiro, mas não a queima ao tocar no bolo. Considerando-se essa situação, é CORRETO afirmar que isso ocorre porque:
a) a capacidade térmica do tabuleiro é maior que a do bolo.
b) a transferência de calor entre o tabuleiro e a mão é mais rápida que entre o bolo e a mão.
c) o bolo esfria mais rapidamente que o tabuleiro, depois de os dois serem retirados do forno.
d) o tabuleiro retém mais calor que o bolo.


9) (UDESC 2017/1) - Um oxidante bastante utilizado em fogos de artifício e fabricação de fósforos é o perclorato de potássio, que é um sólido iônico à temperatura ambiente (25°C). Assinale a alternativa que contém o calor necessário para elevar a temperatura de 25,0 g de perclorato de potássio da temperatura ambiente até sua temperatura de fusão em 525°C.
Dado: capacidade calorífica: 5,85 kJ K-1 mol-1.
b) 7,3 kJ
b) 18,0 kcal
c) 528 kJ
d) 128 kJ
e) 73,1 kJ


10) (UFT) - Após mergulharem em uma piscina e, em seguida, saírem dela, Daniel e André fazem observações sobre o que cada um deles sentiu durante aquela experiência. Daniel disse: “Quando mergulhei, imediatamente senti frio, devido à transmissão de calor, por condução, do meu corpo para a água da piscina.” André afirmou: “Assim que saí da piscina, senti frio devido ao calor latente de vaporização da água.” Considerando-se as duas situações descritas, é CORRETO afirmar que
a) apenas a observação de André está certa.
b) apenas a observação de Daniel está certa.
c) ambas as observações estão certas.
d) nenhuma das duas observações está certa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário