Fusos Horários - Questões dos Vestibulares

Questões dos Vestibulares

Site com a resolução de questões dos diversos vestibulares do Brasil.

SUGERIDOS

Home Top Ad

sexta-feira, 12 de março de 2021

Fusos Horários


Confira questões resolvidas sobre os Fusos Horários:

1) (UFES) - Por volta das 9 horas do dia 11 de setembro de 2001, o mundo assistiu atônito aos ataques terroristas às torres gêmeas do “World Trade Center”, na cidade de Nova lorque, localizada a 74° de longitude oeste de Greenwich. Tem-se apontado como o autor intelectual dos ataques o saudita Osama Bin Laden, que se encontra escondido no Afeganistão. A diferença horária entre a cidade de Cabul, no Afeganistão, e a cidade de Nova lorque, nos EUA, é de +9h30min. Com base nas informações anteriores, a longitude da capital afegã é
a) 142°30’ longitude oeste de Greenwich.
b) 135°00’ longitude oeste de Nova lorque.
c) 216°30’ longitude leste de Nova lorque.
d) 83°30’ longitude leste de Greenwich.
e) 68°30’ longitude leste de Greenwich.


2) (PUC-MG) - Ao dividir os 360 graus da esfera terrestre pelas 24 horas de duração do movimento de __________, o resultado é 15 graus. A cada 15 graus que a Terra gira, passa-se uma hora. Assim, cada uma das 24 divisões da Terra corresponde a um __________.
Para que o texto fique adequadamente preenchido, as lacunas devem ser completadas, respectivamente, por: 
a) translação e meridiano.
b) translação e paralelo.
c) rotação e círculo.
d) rotação e fuso horário.


3) ENEM 2014 - Um executivo sempre viaja entre as cidade A e B, que estão localizadas em fusos horários distintos. O tempo de duração da viagem de avião entre as duas cidades é de 6 horas. Ele sempre pega um voo que sai de A às 15h e chega à cidade B às 18h (respectivos horários locais). 
Certo dia, ao chegar à cidade B, soube que precisava estar de volta à cidade A, no máximo, até às 13h do dia seguinte (horário local de A).
Para que o executivo chegue à cidade A no horário correto e admitindo que não haja atrasos, ele deve pegar um voo saindo da cidade B, em horário local de B, no máximo à(s)
a) 16h.
b) 10h.
c) 7h.
d) 4h.
e) 1h.


4) (UFRGS – com adaptações) - Ainda é 31 de dezembro no Brasil quando a televisão noticia a chegada do ano Novo em diferentes países. Entre os países que comemoram a chegada do Ano Novo antes do Brasil, encontram-se a Austrália, a Nova Zelândia e o Japão. Temos, aí, a principal evidência da diferença entre os fusos-horários nos diversos locais do mundo.
Este fato se deve
a) à inclinação do eixo terrestre.
b) ao movimento de rotação terrestre.
c) ao movimento de translação terrestre.
d) à maior proximidade do sol no verão.
e) à diferença de latitude entre esses países e o Brasil.


5) (UEL/2015) - Analise o mapa de fusos horários a seguir:
Supondo que um passageiro saia às 7h da manhã de Fernando de Noronha (PE) com destino a Campo Grande (MS) para uma reunião e sabendo-se que a viagem teve duração de 6 horas e 30 minutos, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o horário local em que o passageiro deve chegar a Campo Grande (MS).
a) 05h30min
b) 09h30min
c) 10h30min
d) 11h30min
e) 13h30min


6) CONSULPLAN - A grande extensão do Brasil faz com que sua área de abrangência possua quatro fusos horários distintos. Dentre as opções abaixo, marque a única cidade que, em períodos normais (sem horário de verão), encontra-se com horário distinto da capital Brasília:
a) Recife/PE
b) Rio de Janeiro/RJ.
c) São Paulo/SP.
d) Rio Branco/AC.
e) Porto Alegre/RS.


7) (Mack-2004) - Localizadas a Oeste de Greenwich, duas cidades, A e B, encontram-se, respectivamente, a 105° e 45°. Numa quarta-feira, um avião saiu de A às 14h30min e chegou a B depois de 5 horas de viagem. O horário de chegada em B foi:
a) 18h30min da quarta-feira.
b) 19h30min da quarta-feira.
c) 23h30min da quarta-feira.
d) 0h30min da quinta-feira.
e) 2h30min da quinta-feira.


8) (UFJF) - O horário de verão foi sugerido por Benjamin Franklin, em 1784. Atualmente é adotado por vários países, inclusive o Brasil. Com relação à adoção do horário de verão no Brasil, marque a alternativa INCORRETA:
a) Para a maior parte dos estados das regiões Norte e Nordeste a adoção do horário de verão é ineficiente devido à proximidade da linha do equador.
b) A adoção do horário de verão promove economia no consumo de combustíveis.
c) O horário de verão proporciona a redistribuição dos horários em que a energia é mais consumida, evitando os blackouts.
d) Para evitar transtornos à população, ele é fixado somente no período e nas regiões em que o Sol nasce antes das 6h30min.


9) (Ufam AM) - O   fuso   horário   de   Manaus   em   relação   à   hora   de Greenwich está atrasado em
a) 3 horas
b) 1 hora
c) 2 horas
d) 5 horas
e) 4 horas


10) (UFPel RS) - Os dias e as noites se sucedem devido ao movimento de rotação da Terra. Em conseqüência, as horas não são as mesmas, nas diversas regiões do Planeta.
A reintegração de Hong-Kong à China aconteceu à zero hora do dia 01.07.97. No Brasil, pelo horário oficial, assistimos a essa passagem no dia 30.06.97, às treze horas. Isso ocorreu porque:
(Fonte: ANTUNES, Celso. Geografia e Participação - Introdução ao estudos Geográficos. São Paulo: Scipione, sd. p. 30)
a) as horas diminuem a cada 15º de longitude leste.
b) as horas aumentam a cada 15º de latitude norte.
c) as horas diminuem a cada 15º de latitude sul.
d) as horas aumentam a cada 15º de longitude oeste.
e) as horas aumentam a cada 15º de longitude leste.


11) (Ufam AM) - Complete a lacuna com uma alternativa abaixo. O primeiro fuso horário brasileiro corresponde ao ________do fuso de Londres.
a) segundo fuso à oeste
b) primeiro fuso à leste
c) terceiro fuso à oeste
d) segundo fuso à leste
e) primeiro fuso à oeste


12) (Fuvest SP) - A Terra gira sobre ela mesma de Oeste para Leste. Assim, teoricamente, todos os pontos, no mesmo fuso horário, têm a mesma hora.
Com base nessas informações e no mapa, podemos afirmar que:
a) há três horários diferentes, aumentando para leste; sendo o primeiro fuso horário até 5ºE, o segundo de 5º a 30ºE e o terceiro depois de 30ºE.
b) as horas serão exatamente as mesmas em todas essas cidades, porque elas se situam na linha imaginária de 50ºN.
c) as horas se apresentam com acréscimo, de Berlim para Astana, devido ao sentido de rotação da Terra e à incidência dos raios solares.
d) as horas se apresentam em decréscimo, de Londres para Kiev, devido ao sentido de rotação da Terra e à incidência dos raios solares.
e) há dois horários diferentes, diminuindo para leste; sendo o primeiro até Kiev e o segundo até Novosibirsk.


13) (Furg RS) - Uma cidade localizada a 70º de longitude está adiantada em quantas horas do meridiano de Greenwich?
a) 3 horas
b) 4 horas
c) 5 horas
d) 6 horas
e) 7 horas


14) Um turista, visitando uma cidade a 30º S e 51º W, decide se expor ao Sol ao meio dia, hora legal, no dia de Equinócio de Primavera. A que hora solar, aproximadamente, ele está exposto?
a) 11h14min 
b) 12h36min
c) 12h
d) 11h36min
e) 12h14min


15) (PUC RS) - Três jovens amigos estão localizados em pontos diferentes da Terra: Paulo está a 165° leste de Greenwich; Pedro permanece a 45° a oeste de Paulo, e Clara está a 2° oeste de Greenwich. Sabendo que no Meridiano Inicial são 18 horas do dia 5 de janeiro, a hora legal e o dia em que estão Paulo, Pedro e Clara são, respectivamente,
A) Paulo 4h – dia 6
Pedro 2h – dia 6
Clara 16h – dia 5
B) Paulo 5h – dia 6
Pedro 3h – dia 6
Clara 5h – dia 5
C) Paulo 17h – dia 5
Pedro 15h – dia 5
Clara 18h – dia 6
D) Paulo 7h – dia 6
Pedro 9h – dia 5
Clara 18h – dia 6
E) Paulo 5h – dia 6
Pedro 2h – dia 6
Clara 18h – dia 5


16) (ENEM/2008) - O sistema de fusos horários foi proposto na Conferência Internacional do Meridiano, realizada em Washington, em 1884. Cada fuso corresponde a uma faixa de 15º entre dois meridianos. O meridiano de Greenwich foi escolhido para ser a linha mediana do fuso zero. Passando-se um meridiano pela linha mediana de cada fuso, enumeram-se 12 fusos para leste e 12 fusos para oeste do fuso zero, obtendose, assim, os 24 fusos e o sistema de zonas de horas. Para cada fuso a leste do fuso zero, soma-se 1 hora, e, para cada fuso a oeste do fuso zero, subtrai-se 1 hora. A partir da Lei n.° 11.662/2008, o Brasil, que fica a oeste de Greenwich e tinha quatro fusos, passa a ter somente 3 fusos horários.
Em relação ao fuso zero, o Brasil abrange os fusos 2, 3 e 4. Por exemplo, Fernando de Noronha está no fuso 2, o estado do Amapá está no fuso 3 e o Acre, no fuso 4.
A cidade de Pequim, que sediou os XXIX Jogos Olímpicos de Verão, fica a leste de Greenwich, no fuso 8. Considerando-se que a cerimônia de abertura dos jogos tenha ocorrido às 20 h 8 min, no horário de Pequim, do dia 8 de agosto de 2008, a que horas os brasileiros que moram no estado do Amapá devem ter ligado seus televisores para assistir ao início da cerimônia de abertura?
a) 9 h 8 min, do dia 8 de agosto.
b) 12 h 8 min, do dia 8 de agosto.
c) 15 h 8 min, do dia 8 de agosto. 
d) 1 h 8 min, do dia 9 de agosto.
e) 4 h 8 min, do dia 9 de agosto


17) (UFMG 2009) - Um projeto, já aprovado pelo Senado, reduz o número de fusos horários, adotados no Brasil, de quatro para três. Cogitou-se, inclusive, a adoção de um fuso único. Considerando-se as razões que justificam a existência desses fusos, bem como as implicações de possíveis modificações a serem feitas neles, é INCORRETO afirmar que:
a) a adoção de fusos horários foi decidida por convenção internacional, com o objetivo de disciplinar o cumprimento de contratos financeiros e de trocas na economia-mundo.
b) a extensão do território brasileiro, no sentido latitudinal, e as fortes variações sazonais da radiação solar forçam a adoção de fusos horários diferentes no País.
c) a proposta de adoção de um fuso único esbarra em questões ligadas à prática de atividades econômicas, ao consumo de energia e ao relógio biológico de parte da população.
d) o emprego de maior número de fusos, no mesmo território nacional, implica inconvenientes ao funcionamento dos sistemas financeiro, administrativo e de comunicações do país.


18) (UFSC 2017) - Pela quarta vez seguida, o Brasil esteve em uma final olímpica do vôlei masculino. Os comandados de Bernardinho conquistaram, no dia 21 de agosto de 2016, o tricampeonato dos Jogos Olímpicos contra a tradicional Itália. A partir das 13h15 (horário de Brasília), as emissoras de televisão do mundo inteiro transmitiram o jogo, direto do Maracanãzinho (Rio de Janeiro, UTC-3). Dados: Roma, capital da Itália (UTC+1). Na data em questão, Londres e Roma estavam no horário de verão.
Sobre fuso horário, é correto afirmar que:
01) em Londres, a transmissão começou às 16h15 (4:15PM).
02) Roma está no fuso horário de 30ºE.
04) em Campo Grande (MS, UTC-4), a transmissão começou às 12h15.
08) os torcedores de Belo Horizonte e Salvador começaram a assistir à transmissão no mesmo horário que os torcedores do Rio de Janeiro.
16) na Itália, a transmissão começou às 17h15 (5:15PM).

Nenhum comentário:

Postar um comentário