Migração - Questões dos Vestibulares

Questões dos Vestibulares

Site com a resolução de questões dos diversos vestibulares do Brasil.

SUGERIDOS

Home Top Ad

segunda-feira, 31 de julho de 2023

Migração


Confira questões resolvidas sobre a Migração:

1) (UFRGS) - O deslocamento diário de pessoas entre municípios que fazem parte de uma mesma região metropolitana é denominado de
a) Migração pendular.
b) Migração internacional.
c) Migração interestadual.
d) Emigração.
e) Êxodo rural.


2) (FGV-RJ–2011) - As discussões sobre a migração começam tipicamente com uma descrição dos fluxos entre países em desenvolvimento e países desenvolvidos, ou aquilo que por vezes é livremente – e inadequadamente – designado por fluxos de “Sul – Norte”.
PNUD. Relatório de Desenvolvimento Humano 2009. Ultrapassar fronteiras: mobilidade e desenvolvimento humano
Sobre as migrações no mundo contemporâneo, assinale a alternativa correta.
I. Como resultado da globalização, as migrações internacionais se tornaram mais numerosas do que as migrações internas.
II. A maior parte das migrações internacionais ocorre entre países que possuem níveis semelhantes de desenvolvimento econômico, considerando-se os critérios da Organização das Nações Unidas(ONU).
III. As taxas de emigração entre países de IDH muito elevado são, em média, superiores àquelas vigentes entre países de IDH baixo
Está(ão) CORRETA(S)
a) apenas as afirmativas I e II.
b) apenas as afirmativas I e III.
c) apenas as afirmativas II e III.
d) apenas a afirmativa II.
e) todas as afirmativas.


3) (FUVEST 2009) - Com base no mapa e nos seus conhecimentos sobre as migrações internacionais, assinale a alternativa INCORRETA
a) Alguns países europeus e os EUA apresentam um significativo número de cidades com grandes contingentes de população imigrante.
b) A União Européia e os EUA têm estabelecido rigorosos controles de imigração, sobretudo em relação aos imigrantes ilegais vindos do Canadá.
c) Os países americanos, em particular os EUA, receberam um número significativo de imigrantes europeus até meados do século passado.
d) A Europa ocidental caracteriza-se atualmente por ser um pólo de atração de imigrantes, o que tem levado a uma regulamentação mais severa no controle da imigração.
e) O Oriente Médio, a Austrália e a China apresentam algumas cidades com grandes contingentes de população imigrante.


4) UERJ 2022
PROPORÇÃO DE PESSOAS COM MAIS DE 65 ANOS NA INGLATERRA E EM GALES (2021)
Adaptado de dailymail.co.uk, 29/06/2022.
Um fator demográfico que contribui para explicar a proporção de idosos na região metropolitana de Londres é:
a) alto índice de natalidade 
b) baixa taxa de nupcialidade 
c) elevado fluxo de imigração
d) reduzida expectativa de vida


5) Secretaria de Estado de Educação do Acre (SEE-AC) / 2023 - “O fenômeno da mobilidade populacional vem, desde as últimas décadas do século XX, apresentando transformações significativas no seu comportamento, não só no Brasil como também em outras partes do mundo”. (IBGE, 2011). No que se refere à migração pendular, assinale a alternativa correta.
a) É protagonizada por famílias que mudam de forma permanente de uma cidade para outra
b) É um fenômeno que só ocorre nos bairros centrais de cidades com população acima de 100.000 habitantes
c) Só ocorre em países que possuem invernos rigorosos, como por exemplo no Hemisfério Norte
d) É protagonizada por trabalhadores e estudantes que se deslocam diariamente para trabalhar e estudar em outra cidade e retornam às suas cidades de origem para dormir


6) (UPE, 2016, 3ª Fase) 
Leia atentamente o texto a seguir:
Os desafios da imigração na Europa
O aumento da pressão migratória sobre a Europa, ano após ano, teve um pico no primeiro semestre de 2015. Isso, associado ao expressivo aumento de mortos nas rotas do Mediterrâneo, colocou em evidência o problema das migrações.
Fonte: Revista Carta Capital, junho de 2015.
Sobre a conjuntura geopolítica das condições imigratórias no mundo, é CORRETO afirmar que: a) a Organização Internacional para as Migrações (OIM), órgão intergovernamental, define a imigração como uma das questões globais determinantes do início do século XXI.
b) os fluxos migratórios resultam da proximidade entre a riqueza dos países desenvolvidos e as condições de pobreza das populações indo-asiáticas que enfrentam diariamente guerras civis e períodos prolongados de seca.
c) a ausência da incorporação de políticas neoliberais fragilizou as economias de países subdesenvolvidos, enfraquecendo as relações trabalhistas e expulsando grandes contingentes populacionais de seus países de origem.
d) a evolução tecnológica globalizada diminuiu a informatização do sistema financeiro, absorvendo, cada vez menos, trabalhadores de alta qualificação e desalojando territorialmente uma grande parcela populacional do norte da África.
e) os fluxos imigratórios dos países que fazem fronteira com o Mediterrâneo se dirigem numerosamente aos países europeus e são atraídos pelas políticas de acolhimento internacional aos migrantes irregulares.


7) (UFRGS, 2020)
Leia o segmento abaixo.
Estas pessoas que estão vindo agora são refugiados que não são famintos, sem pão ou água. São pessoas que, ontem, tinham orgulho de seus lares, de suas posições na sociedade, que, frequentemente, tinham um alto grau de educação e assim por diante. Mas, agora eles são refugiados.
Disponível em: <https://www.fronteiras.com/artigos/zygmunt-bauman-o-medo- dos-refugiados>. Acesso em: 02 jul. 2019.
Sobre o tema refugiados no mundo, é correto afirmar que:
a) parte do grupo de imigrantes consegue obter melhores condições de vida nos locais de destino e enviar aos seus países de origem recursos financeiros importantes.
b) os refugiados migram principalmente por motivos de insegurança, desastres ambientais e destinam-se aos países com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).
c) a inserção de políticas antimigração nos países de destino zerou as taxas de recebimento de fluxo migratório.
d) a legalização de imigrantes tem ocorrido em alguns países da Europa e com regras iguais entre as nações, mas a erradicação da discriminação contra o imigrante tem sido motivo de preocupação entre as autoridades.
e) os venezuelanos, na América do Sul, somente migram para o Brasil, pois há ausência de vazios demográficos em outros países para ocupar e povoar.


8) (UFRGS 2017) - Sobre as migrações internacionais que ganham cada vez mais destaque nos dias atuais, é correto afirmar que:
a) a população, ao sair de seu país de origem, é denominada imigrante e, ao entrar no novo país, é chamada de emigrante.
b) o Brasil tem atraído poucos migrantes, em função das dificuldades de instalação e de adaptação da população.
c) as catástrofes naturais são as principais causas de migrações externas.
d) as medidas tomadas pela maioria dos países desenvolvidos para restringir a entrada de imigrantes têm intensificado o tráfico de pessoas.
e) a crise econômica que afeta os países europeus afasta os migrantes, motivo pelo qual não têm buscado abrigo nesse continente.


9) (Enem 2015) - Os nossos ancestrais dedicavam-se à caça, à pesca e à coleta de frutas e vegetais, garantindo sua subsistência, porque ainda não conheciam as práticas de agricultura e pecuária. Uma vez esgotados os alimentos, viam-se obrigados a transferir o acampamento para outro lugar.
HALL, P. P. Gestão ambiental. São Paulo: Pearson, 2011 (adaptado).
O texto refere-se ao movimento migratório denominado:
a) sedentarismo.
b) transumância.
c) êxodo rural.
d) nomadismo.
e) pendularismo.


10) (UNOPAR) - Dos imigrantes que vieram para o Brasil, a maior contribuição populacional foi dada pelos:
a) portugueses e japoneses
b) portugueses e italianos
c) japoneses e espanhóis
d) alemães e espanhóis
e) italianos e alemães


11) IBFC 2012 - Jonas está cursando Geografia na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Como ele mora com a família em Lauro de Freitas - BA, todos os dias ele se desloca para Salvador -BA e, após terminar as suas atividades, retorna para a cidade na qual reside. Assinale a alternativa que corresponde ao tipo de migração realizada diariamente por Jonas, de forma correta.
a) Transumância
b) Êxodo urbano
c) Migração pendular
d) Migração intraurbana
e) Nomadismo


12) Quadrix - O estado de Goiás é um dos que mais recebem migrantes de outros estados brasileiros. Segundo o Censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 20% da população residente não nasceu em Goiás. Sendo assim, assinale a alternativa correta.
a) A maioria desses migrantes veio de regiões muito pobres, como, por exemplo, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.
b) Essa tendência deixou de existir nos dias atuais, tendo em vista a enorme presença de imigrantes internacionais, como escandinavos e sul-africanos.
c) A maior parte dos migrantes veio de estados do Nordeste brasileiro, sendo também significativa a presença de pessoas nascidas em Minas Gerais.
d) O número não condiz com a realidade, sendo muito maior, já que a maior parte dos habitantes de Goiás nasceu, na realidade, no território que hoje corresponde ao estado de Tocantins.
e) Como o Distrito Federal não é considerado como uma unidade federativa, as pessoas nascidas em Brasília acabam sendo registradas em Goiás.


13) (UNIDERP- MS/2017)
Considerando-se os conhecimentos sobre as migrações internas no Brasil, é correto afirmar que o movimento representado no mapa é
a) o êxodo rural.
b) a migração pendular.
c) a transumância.
d) a migração de retorno.
e) o nomadismo.


14) (UFRR/2015) - Paratodos, Chico Buarque.
“ O meu pai era paulista
Meu avô, pernambucano
O meu bisavô, mineiro
Meu tataravô, baiano
Meu maestro soberano
Foi Antônio Brasileiro...”
Disponível em: http://www.chicobuarque.com.br/letras/paratodo_93.htm em 15/10/2015. Acesso em 10 mar. 2020.
Essa estrofe da letra da música Paratodos, de Chico Buarque, sugere o contexto:
a) das migrações que ocorrem internamente no Brasil;
b) das emigrações de brasileiros para outros países;
c) das imigrações de estrangeiros que vêm para o Brasil;
d) da transumância que é um movimento populacional sazonal;
e) do êxodo rural apenas


15) O fenômeno urbano mais visível, em decorrência das migrações pendulares, é:
a) o aumento da mão-de-obra informal.
b) a formação exclusiva de cidades-satélites.
c) a formação de cidades-dormitório.
d) a diminuição dos cinturões verdes.
e) o aumento do efeito estufa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário