Zonas Climáticas da Terra - Questões dos Vestibulares

Questões dos Vestibulares

Site com a resolução de questões dos diversos vestibulares do Brasil.

SUGERIDOS

Home Top Ad

terça-feira, 9 de abril de 2024

Zonas Climáticas da Terra


Confira questões resolvidas sobre as Zonas Climáticas da Terra:

1) (PUCPR) - A atmosfera constitui um sistema caótico. O ar está em constante movimento em consequência, especialmente, das diferenças de pressão e do movimento de rotação da Terra. A previsão meteorológica é complicada, exigindo grandes investimentos em tecnologia e instrumentos. 
I. Na zona intertropical, na qual está a maior parte do Brasil, as altas pressões dominantes facilitam a verificação das condições atmosféricas pela estabilidade reinante. 
II. O que chamamos de clima é o conjunto de variações do tempo durante longo período. 
III. Embora atinja grandes porções da atmosfera, a influência das massas de ar na determinação dos tipos climáticos é quase nula, pois essas massas de ar são geralmente estáticas. 
IV. Tratando-se de assunto meteorológico, tempo significa estado momentâneo da atmosfera em um local.
Assinale as afirmações CORRETAS.
a) I e IV
b) I e II
c) III e IV
d) II e IV
e) I e III


2) (UFG) - Observe os mapas a seguir.
A dinâmica das massas de ar é um dos fatores que explica a caracterização climática de uma área. A leitura e a interpretação dos mapas indicam que o clima do território goiano é influenciado pela atuação da massa.
a) Equatorial continental no verão e Tropical atlântica no inverno.
b) Equatorial continental durante o ano todo.
c) Tropical atlântica no verão e Polar atlântica durante o inverno.
d) Equatorial continental no verão e Equatorial atlântica no inverno
e) Tropical atlântica durante o ano todo.


3) O fenômeno de choque entre uma massa de ar frio e uma massa de ar quente, em que a primeira avança, fazendo a segunda recuar, é responsável pela formação:
a) de frentes frias
b) de frentes quentes
c) de frentes isotérmicas
d) de frentes chuvosas
e) de frentes secas


4) (UDESC 2016/1) - Sobre as regiões intertropicais do globo é correto afirmar:
a) aparecem em todos os continentes do globo, com exceção da Europa.
b) apresentam formações vegetais de reduzida biodiversidade, devido aos baixos totais pluviométricos que ocorrem nessa área.
c) apresentam marcante sazonalidade da precipitação, sendo que, no Hemisfério Sul, o período de chuvas coincide com o inverno e o de seca, com o verão.
d) apresentam as quatro estações do ano bem definidas, sem estação seca.
e) são caracterizadas por uma baixa amplitude térmica anual, em virtude da pequena diferença da incidência da radiação solar entre as estações do ano.


5) (Mackenzie-SP–2008) - A respeito de correntes marítimas, assinale a alternativa CORRETA.
a) As correntes quentes adquirem calor e umidade das massas de ar e, devido ao seu processo de aquecimento, tendem a migrar para as altas pressões, provocando, nos solstícios de verão, intensos tsunamis.
b) A corrente fria de Humboldt se desloca por boa parte das costas chilena e peruana, retira umidade das massas de ar quente vindas do Pacífico, tornando seco o clima desses países, originando o deserto do Atacama.
c) A corrente quente do Golfo, também conhecida como Gulf Stream, tem sua origem no Golfo do México, atravessa o Oceano Atlântico, intensificando, ainda mais, o rigor climático no inverno da área noroeste da Europa.
d) A corrente quente de Benguela, atuante na costa oeste africana, é responsável pela formação do deserto Kalahari, na Namíbia.
e) A corrente quente do Pacífico Sul é responsável pelo fenômeno conhecido como “ressurgência”, favorecendo a piscosidade nos litorais do Peru e do Chile.


6) IFRS 2015/2 - Sobre as zonas climáticas do planeta, assinale a alternativa INCORRETA.
a) A zona tropical está localizada entre o Trópico de Câncer, no Hemisfério Norte e o Trópico de Capricórnio, no Hemisfério Sul e consiste na zona mais quente do planeta.
b) A zona temperada do norte está localizada entre o Trópico de Câncer e o Círculo Polar Ártico, no Hemisfério Norte.
c) A zona temperada do sul está localizada entre o Trópico de Capricórnio e o Círculo Polar Antártico, no Hemisfério Sul.
d) As zonas temperadas estão localizadas entre os trópicos e a linha do Equador e apresentam grande variação de temperatura entre o verão e o inverno.
e) As zonas polares estão localizadas em latitudes maiores do que a do Círculo Polar Ártico, no Hemisfério Norte e do Círculo Polar Antártico, no Hemisfério Sul e consistem nas regiões mais frias do planeta.


7) Fundatec 2019 - O principal fator de diferenciação das zonas climáticas – polar, temperada e tropical – é a:
a) Altitude.
b) Variação latitudinal.
c) Continentalidade.
d) Maritimidade.
e) Temperatura.


8) URCA 2018 - A figura abaixo apresenta destaque em uma das zonas climáticas do globo terrestre.
Analise as afirmações abaixo:
I - Trata-se da Zona Temperada com predomínio de elevadas temperaturas e evapotranspiração, que abriga grande biodiversidade.
II - Trata-se da Zona Tropical com elevadas temperaturas e evapotranspiração, ponto de convergência dos ventos alísios de nordeste e de sudeste.
III - Zona Tropical tendo influência de diversos fatores climáticos que favorecem a presença de climas desde equatorial, tropical e de monções.
IV - Zona Tropical que abriga florestas equatoriais, savanas, caatingas e desertos.
V - Zona Tropical com predomínio de florestas temperadas decíduas e estepes com gramíneas altas e pradarias mistas.
A alternativa CORRETA é:
a) II e III estão corretas
b) II, III e IV estão corretas
c) I e IV estão corretas
d) IV e V estão corretas
e) Apenas a I está correta


9) (UnirG TO/2017) - Na cultura brasileira, o termo deserto é comumente utilizado para se referir a ambientes vazios, muito embora, cientificamente, não se aplique a nenhum ambiente no território brasileiro. Acerca das regiões desérticas, seus fatores condicionantes e suas características ambientais, marque a alternativa correta.
a) As regiões desérticas tendem a ocorrer em zonas de alta pressão, onde o movimento ascendente do ar dificulta a formação de nuvens.
b) Na África, entre os desertos mais conhecidos, pode-se destacar o Saara e Kalahari-Botsuana nas porções meridional e setentrional, respectivamente.
c) Na América do Sul, as barreiras orogenéticas dos Andes exercem forte influência na formação do deserto de Atacama localizado a barlavento dessa cadeia montanhosa.
d) Das diversas formas de erosão que ocorrem na superfície da Terra, nos desertos predomina a erosão eólica.


10) UNIEVA 2018/1 - Observe a figura a seguir.
Dentre as zonas climáticas do planeta, a que recebe maior insolação e, portanto apresenta maiores médias anuais de temperatura, é a seguinte:
a) Zona Glacial Ártica
b) Zona Intertropical
c) Zona Temperada do Norte
d) Zona Temperada do Sul


11) (UFF-RJ) - A vela é a modalidade de esporte que mais medalhas já deu ao Brasil em Olimpíadas. Só nas Olimpíadas de Atenas, em 2004, foram duas medalhas de ouro das quatro conquistadas. Sabendo que a prática desse esporte exige uma forte interação com o espaço geográfico e a natureza, caracterize CORRETAMENTE a brisa marítima.
a) Sopra durante o dia do oceano (com menor temperatura) para o continente (com maior temperatura).
b) Sopra durante o dia do oceano (com menor pressão) para o continente (com maior pressão).
c) Sopra durante a noite do continente (com maior temperatura) para o oceano (com menor temperatura).
d) Sopra durante a noite do continente (com maior pressão) para o oceano (com menor pressão). 
e) Sopra durante o dia ou durante a noite, sempre que ocorrem chuvas que reduzem a temperatura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário