América - Questões dos Vestibulares

Questões dos Vestibulares

Site com a resolução de questões dos diversos vestibulares do Brasil.

SUGERIDOS

Home Top Ad

segunda-feira, 10 de junho de 2024

América


Confira questões resolvidas sobre a América:

1) (PUC RS) - Com relação à América Latina, NÃO é correto afirmar que
a) a estrutura agrária é caracterizada pelo predomínio da grande propriedade, embora já tenham sido feitas reformas agrárias em alguns países.
b) o crescimento industrial tem ocorrido às custas de capital e tecnologia estrangeira.
c) entre os principais produtos exportados no fim do século passado, encontram-se muitos dos que formavam a lista de exportações na fase pré-industrial.
d) a importação de produtos manufaturados e de tecnologia de ponta continua a ocorrer mesmo em países que já possuem um diversificado parque industrial.
e) a instalação de sistemas abertos à concorrência internacional, a opção pelas importações e incentivos às privatizações têm diminuído as desigualdades sociais existentes.


2) (FGV-SP–2007) - Evo Morales foi eleito presidente da Bolívia, em dezembro de 2005, após uma intensa crise política em que dois presidentes renunciaram. O início do mandato de Morales foi assistido com certa preocupação pelo governo brasileiro, pois, ao cumprir o discurso de campanha, o presidente boliviano
a) nacionalizou empresas estrangeiras de exploração de gás e petróleo, como a brasileira Petrobras.
b) reivindicou a autonomia do Acre e posterior anexação ao território boliviano.
c) aprovou a lei que dá soberania aos departamentos bolivianos, envolvendo os limites do território brasileiro.
d) apropriou-se de empresas siderúrgicas brasileiras para depois revendê-las ao governo venezuelano.
e) aprovou uma nova Constituinte que rechaça a influência política e econômica do Brasil na América do Sul.


3) (Udesc) - Assinale a alternativa que apresenta os dois países da América Latina que não têm fronteira com o mar.
a) Paraguai e Colômbia
b) Equador e Peru
c) Venezuela e Uruguai
d) Bolívia e Paraguai
e) Uruguai e Equador


4) (UEPB) - Desde o final da década de 90 (séc. XX), a América Latina vem mostrando uma tendência nacionalista e de esquerda, o que em parte se explica
a) pela política beligerante do governo Bush, que foi colecionando opositores em todo o mundo, a exemplo de Hugo Chávez na Venezuela e Mahmoud Ahmadinejad no Irã.
b) pela liderança que Hugo Chávez passou a ter em toda a América Latina, influenciando no resultado das eleições na Bolívia, no Equador, no Brasil, na Argentina, no Chile, no Uruguai e na Nicarágua.
c) pela ineficiência das políticas neoliberais em resolver os problemas econômicos e sociais dos países dessa região das Américas.
d) pela perda de influência dos Estados Unidos na região, que, ao se dedicar à “guerra contra o terror” no Oriente Médio, passou a dar pouca atenção à América Latina.
e) pelo caráter populista dos governos de esquerda, que, ao proporem um Estado mínimo, com as privatizações de empresas públicas, priorizaram setores básicos como saúde e educação, conquistando os votos das camadas mais pobres.


5) (UFRGS 2015) - Leia as afirmações abaixo, sobre o processo de redemocratização na América do Sul.
I - Na Argentina, o retorno à democracia ocorreu após a derrota do país na Guerra das Malvinas, com o julgamento dos integrantes da Junta Militar que governou o país entre 1976 e 1983.
II - No Chile, a transição democrática ocorreu de forma negociada com o ex-ditador Augusto Pinochet, que se manteve como comandante das Forças Armadas até 1998.
III - No Uruguai, a redemocratização ocorreu após a guerra civil, quando os Tupamaros venceram as forças do governo militar.
Quais estão corretas?
a) Apenas I.
b) Apenas I e II.
c) Apenas I e III.
d) Apenas II e III.
e) I, II e III.


6) (Fuvest-1998) - Quanto às formas de relevo, as Américas do Norte e do Sul apresentam, em comum, a predominância de:
a) cadeias montanhosas do terciário a oeste e planícies sedimentares a leste.
b) grandes planícies sedimentares na porção central e dobramentos recentes na porção oriental.
c) cadeias montanhosas do terciário a oeste e planaltos antigos a leste.
d) grandes planícies sedimentares na porção central e planaltos erodidos na porção ocidental.
e) escudos cristalinos a oeste e planaltos antigos a leste.


7) (MACKENZIE 1999) - Nesta região, favorecida pela presença da floresta, de reservas minerais e do grande potencial hidrelétrico, concentra-se a maior parte da população e da atividade industrial do Canadá. Trata-se:
a) da Colúmbia Britânica.
b) das Províncias Atlânticas.
c) do Sudeste.
d) das Pradarias.


8) (PUC-SP-2003) - As lutas por direitos civis nos Estados Unidos na década de 60 (século XX) tiveram, entre suas características centrais, a
a) ausência de mulheres e a manutenção do caráter patriarcal da sociedade norte-americana.
b) defesa dos interesses das grandes corporações industriais e o questionamento da legislação trabalhista.
c) união entre os movimentos ambientalista e gay e a escolha do arco-íris como símbolo comum desses dois grupos.
d) proposta de saídas pacíficas para os conflitos internos americanos e a insistência numa política internacional belicosa.
e) mobilização dos negros norte-americanos pela busca da ampliação de seus direitos e pelo fim das leis raciais segregacionistas.


9) (Vunesp-2002) - Observe o mapa dos Estados Unidos
Assinale a alternativa que indica, respectivamente, o nome do rio assinalado com o número 1 e as atividades econômicas predominantes nos espaços assinalados com os números 2 e 3.
a) Grande; pecuária intensiva de gado leiteiro e cotton belts.
b) Mississipi; culturas tropicais de cana, cítricos e arroz e pecuária extensiva.
c) Colúmbia; corn belts e policultura.
d) Tennessee; pecuária extensiva em estâncias e grandes propriedades e agricultura irrigada de frutas e legumes.
e) Colorado; agricultura irrigada de frutas e legumes e culturas tropicais de cana, cítricos e arroz.


10) (FUVEST-2010) - Honduras é um país da América Central, cuja história, assim como a de outros países latinoamericanos, é marcada pela dependência externa política e econômica. Em 2009, Honduras esteve em evidência no noticiário político.
a) Explique por que esse país, bem como outros países da América Central, ficou conhecido como “Republiqueta das Bananas” ou “República das Bananas”.
b) Em junho de 2009, um jornal de grande circulação publicou uma reportagem intitulada: Golpe em Honduras repete roteiro do século XX. Identifique e explique duas características comuns ao golpe ocorrido em Honduras e a outros golpes ocorridos na América Latina, durante o período da Guerra Fria.


11) (UDESC 2008) - Sobre a América do Sul é correto afirmar, exceto:
a) Grande parte do continente apresenta clima tropical quente e chuvoso. Ao longo da costa Oeste, as condições são muito mais secas, com clima semi-árido e desértico quente em alguns lugares.
b) Embora a economia de alguns países dependa de atividades primárias, outros, como Brasil, Argentina e Venezuela, também desenvolveram uma série de atividades manufatureiras e de alta tecnologia.
c) A produção de alimentos para exportação é uma importante fonte de renda para muitos países sul-americanos.
d) Apesar de o clima ser tropical, existem poucas florestas tropicais no continente, cuja população é majoritariamente rural.
e) A população da América do Sul está distribuída desigualmente. Existem altas densidades ao longo das costas, enquanto grande parte do interior é desocupada ou escassamente povoada.


12) UERJ 2021 - As medidas anunciadas pelo presidente chileno para conter os intensos e duradouros protestos de 2019 apontam para um programa de reconfiguração do país baseado na ampliação da:
a) proteção social estatal
b) política econômica liberal
c) atividade empresarial do governo
d) dimensão clientelista do caudilhismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário