Noções de Engenharia Genética - Questões dos Vestibulares

Questões dos Vestibulares

Site com a resolução de questões dos diversos vestibulares do Brasil.

SUGERIDOS

Home Top Ad

terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Noções de Engenharia Genética


Confira questões resolvidas sobre as Noções de Engenharia Genética:

1) (FUVEST) - Enzimas de restrição são fundamentais à Engenharia Genética porque permitem:
a) a passagem de DNA através da membrana celular;
b) inibir a síntese de RNA a partir de DNA;
c) inibir a síntese de DNA a partir de RNA;
d) cortar DNA onde ocorrem sequências específicas de bases;
e) modificar sequências de bases do DNA.


2) (UFC CE) - As principais ferramentas empregadas na tecnologia do DNA recombinante são as enzimas de restrição, que têm a propriedade de cortar o DNA em pontos específicos. O papel biológico dessas enzimas bacterianas na natureza é, provavelmente: 
a) proteger as bactérias contra os vírus bacteriófagos. 
b) reparar o DNA bacteriano que sofreu mutação deletéria. 
c) auxiliar no processo de duplicação do DNA. 
d) auxiliar no processo de transcrição do mRNA. 
e) auxiliar no processo de tradução do DNA.


3) ENEM - Um novo método para produzir insulina artificial que utiliza tecnologia de DNA recombinante foi desenvolvido por pesquisadores do Departamento de Biologia Celular da Universidade de Brasília (UnB) em parceria com a iniciativa privada. Os pesquisadores modificaram geneticamente a bactéria Escherichia coli para torná-la capaz de sintetizar o hormônio. O processo permitiu fabricar insulina em maior quantidade e em apenas 30 dias, um terço do tempo necessário para obtê-la pelo método tradicional, que consiste na extração do hormônio a partir do pâncreas de animais abatidos.
Ciência Hoje, 24 abr. 2001. Disponível em: http://cienciahoje.uol.com.br (adaptado). 
A produção de insulina pela técnica do DNA recombinante tem, como consequência,
a) o aperfeiçoamento do processo de extração de insulina a partir do pâncreas suíno.
b) a seleção de microrganismos resistentes a antibióticos.
c) o progresso na técnica da síntese química de hormônios.
d) impacto favorável na saúde de indivíduos diabéticos.
e) a criação de animais transgênicos.


4) (UFMG) - Entre vários grupos de micro-organismos existe um que é representado por seres unicelulares procariontes que podem ser utilizados na produção industrial de insulina humana. Esse grupo é constituído por
A) bactérias.
B) bacteriófagos.
C) fungos.
D) protozoários.
E) vírus. 



5) (PUC Minas) - Muitas bactérias são utilizadas hoje como fábricas de substâncias para o homem. É comum a inserção de pedaços de DNA (plasmídeos) no hialoplasma de bactérias. Através desse processo, já se produziram bactérias capazes de sintetizar o hormônio do crescimento e a insulina humana.
Nesses processos, o homem utiliza, EXCETO
A) Engenharia Genética. 
C) clonagem gênica.
B) biotecnologia. 
D) anfimixia.


6) (UFAL) - Dois cientistas americanos e um japonês ganharam o Nobel de Química em 2008, por suas pesquisas com a proteína fluorescente GFP (Proteína Verde Fluorescente), presente em uma espécie de água-viva. Os genes dessa proteína já foram expressos inclusive em camundongos, que ficaram verdes e fluorescentes. Considerando esse fato, é correto afirmar que esses camundongos:
a) são clones.
b) apresentam RNA recombinante.
c) tiveram seus cromossomos retirados e substituídos pelos genes para proteína GFP.
d) são transgênicos.
e) ficaram verdes porque foram injetados com a proteína GFP.


7) (PUC-RIO) - A ovelha Dolly, primeiro clone animal oficialmente declarado, após adulta foi acasalada com um macho não aparentado. Desse cruzamento resultou o nascimento de um filhote com características “normais”. Esse filhote: 
a) é geneticamente idêntico à sua mão, a ovelha Dolly. 
b) é geneticamente igual à sua avó, mãe da ovelha Dolly. 
c) não tem nenhum parentesco genético de seu pai. 
d) tem todo seu patrimônio genético herdado de seu pai. 
e) tem parte do material genético de seu pai e parte de sua mãe.


8) (Enem PPL 2013) - A transferência de genes que poderiam melhorar o desempenho esportivo de atletas saudáveis foi denominada doping genético. Uma vez inserido no genoma do atleta, o gene se expressaria gerando um produto endógeno capaz de melhorar o desempenho atlético. ARTOLI, G. G.; HIRATA, R. D. C.; LANCHA JR., A. H. Revista Brasileira de Medicina Esportiva, v. 13, n. 5, 2007 (adaptado). 
Um risco associado ao uso dessa biotecnologia é o(a) 
a) obtenção de baixo condicionamento físico. 
b) estímulo ao uso de anabolizantes pelos atletas. 
c) falta de controle sobre a expressão fenotípica do atleta. 
d) aparecimento de lesões decorrentes da prática esportiva habitual. 
e) limitação das adaptações fisiológicas decorrentes do treinamento físico.



9) (Ueg) - As técnicas de engenharia genética podem ser consideradas ferramentas que possibilitam a identificação de pessoas com base na análise do DNA, além de propiciar aconselhamentos genéticos e resolver casos de paternidade desconhecida e problemas criminais. Sobre essas técnicas e sua importância, é CORRETO afirmar: 
a) o aconselhamento genético é indicado para casais normais e consanguíneos, em que um dos cônjuges recebeu irradiação ionizante ou fez ingestão de drogas mutagênicas. 
b) a terapia gênica, também conhecida como geneterapia, consiste em introduzir genes anormais e recombinantes em pessoas que tenham o alelo que causa uma determinada doença. 
c) a identificação de pessoas com base na análise do DNA possibilita um nível de certeza similar ao utilizado nas impressões digitais, ambas as técnicas são conhecidas como DNA fingerprint. 
d) a engenharia genética permite alterar a composição gênica dos indivíduos num intervalo de tempo maior, visto que a reprodução seletiva não permite a manipulação de genes.


10) (FUVEST SP) - A égua, o jumento e a zebra pertencem a espécies biológicas distintas que podem cruzar entre si e gerar híbridos estéreis. Destes, o mais conhecido é a mula, que resulta do cruzamento entre o jumento e a égua. Suponha que o seguinte experimento de clonagem foi realizado com sucesso: o núcleo de uma célula somática de um jumento foi transplantado para um óvulo anucleado da égua e o embrião foi implantado no útero de uma zebra, onde ocorreu a gestação. O animal (clone) produzido em tal experimento terá, essencialmente, características genéticas: 
a) de égua. 
b) de zebra. 
c) de mula. 
d) de jumento. 
e) das três espécies.