Origem da Vida - Questões dos Vestibulares

Questões dos Vestibulares

Site com a resolução de questões dos diversos vestibulares do Brasil.

SUGERIDOS

Home Top Ad

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Origem da Vida


Confira questões resolvidas sobre a Origem da Vida:

1) (UEMA) - A teoria proposta pelo cientista russo Aleksandr Oparin assegura que a vida na Terra surgiu a partir da associação entre os gases NH3, CH4, H2 e o vapor de H2O. De acordo com essa teoria os primeiros seres vivos eram: 
a) Autótrofos e fermentativos. 
b) Heterótrofos e aeróbicos. 
c) Autótrofos e anaeróbicos. 
d) Autótrofos e fotossintetizantes. 
e) Heterótrofos e fermentativos.


2) (UESPI) - “Ponha-se uma porção de linho velho num vaso que contenha alguns grãos de trigo ou um pedaço de queijo durante cerca de três semanas, e, ao cabo desse período, os ratos adultos, tanto machos como fêmeas, surgirão no vaso”. 
Sobre as ideias para explicar a origem da vida, o princípio expresso no trecho destacado ilustra a teoria da: 
a) Geração Espontânea. 
b) Clonagem.
c) Seleção Natural. 
d) Biogênese. 
e) Quimiossíntese.


3) (Mackenzie) -
I - Segundo a hipótese heterotrófica, os organismos com esse tipo de nutrição foram os últimos a surgir. 
II - O surgimento dos organismos fotossintetizantes permitiu o aparecimento da respiração aeróbica. 
III - Sob determinadas circunstâncias, foi possível o surgimento de substâncias orgânicas a partir de substâncias inorgânicas.
IV - O surgimento dos coacervados permitiu que algumas moléculas como o DNA se mantivessem íntegras por mais tempo. 
Dentre as afirmações acima, relativas à origem dos seres vivos, estão corretas, apenas: 
a) II, III e IV. 
b) II e III. 
c) III e IV.
d) I e II. 
e) I e IV. 



4) (Cesgranrio) - Entre as modificações que ocorreram nas condições ambientais de nosso planeta, algumas foram causadas pela própria atividade dos seres. Os organismos iniciais, ao realizarem a fermentação, determinaram uma grande alteração na atmosfera da Terra primitiva, porque nela introduziram o: 
a) gás oxigênio. 
b) gás carbônico. 
c) gás metano.
d) gás nitrogênio. 
e) vapor d'água. 



5) (Uepg) - O assunto da origem da vida se baseia grandemente em hipóteses, mas existem questões sobre as quais podemos ter alguma certeza. A respeito deste tema, assinale o que for correto. 
01) Para formular hipóteses sobre a origem da vida e sua evolução, a ciência utiliza o registro fóssil em restos de organismos, preservados em rochas, âmbar ou gelo, que podem ser datados com razoável segurança, por meio de métodos sofisticados como o do carbono 14. 
02) Existem três proposicões sobre a origem da vida: a criação divina, a origem extraterrestre e a origem por evolução química. 
04) Houve uma época em que se acreditava que determinadas substâncias eram exclusivas dos
seres vivos e que elas só podiam ser fabricadas dentro deles. Em 1828, o químico Wohler conseguiu produzir em laboratório, a partir de substâncias inorgânicas simples, ureia, que é uma substância orgânica encontrada na urina. 
08) Um dos primeiros cientistas a organizar as ideias sobre a origem da vida foi Alexander Oparin, que, em 1936, propôs um modelo de como a vida poderia ter surgido, baseado no que seria a composição da atmosfera primitiva. Naquela época ainda não se sabia que os ácidos nucleicos carregam as informações genéticas de todos os seres vivos. 
16) Na década de 1950, Miller, um cientista bioquímico norte-americano, fez circular num aparelho fechado uma mistura de vapor de água, metano, amônia e hidrogênio, que submeteu a descargas elétricas contínuas durante toda uma semana, na tentativa de simular a Terra primitiva. No fim do experimento, ele constatou que a mistura, além de outras moléculas orgânicas, continha alguns aminoácidos, as matérias-primas das proteínas.


6) (Pucmg) - Em uma experiência, Francisco Redi colocou em oito frascos de vidro um pedaço de carne. Quatro vidros tiveram sua abertura recoberta por um pedaço de gaze. Após alguns dias, apareceram larvas de moscas nos vidros que não continham a gaze recobrindo a abertura do frasco. Nos frascos protegidos com gaze, elas não apareceram. Essa experiência ilustra o princípio da: 
a) Teoria Celular. 
b) biogênese. 
c) sucessão ecológica. 
d) origem da célula. 
e) higiene.


7) (UFCSPA/2009) - Assinalar a alternativa INCORRETA:
a) Órgãos de diferentes evolutivas e que apresentam mesma função são chamados de análogos. b) São evidências da evolução das espécies a anatomia, a embriologia e a bioquímica comparadas, bem como o estudo dos fósseis.
c) Órgãos de mesma origem evolutiva, embora possam apresentar funções diferentes, são chamados de homólogos.
d) Algumas das ideias de Alexander Oparin acerca da origem da vida foram comprovadas experimentalmente por Stanley Miller e Sidney Fox.
e) Um dos experimentos de Louis Pasteur corroborou a teoria da geração espontânea.


8) (UFBA) - O surgimento de organismos com capacidade de utilizar a energia luminosa foi uma inovação importante na história da evolução da vida. Em consequência, houve na atmosfera um aumento gradativo na concentração de
A) O2.
B) N2.
C) CO2.
D) NH3.
E) CH4.


9) (PUC Minas) - De acordo com a teoria da origem da vida, elaborada por Oparin, são condições essenciais para que a vida tenha surgido na Terra, EXCETO
A) radiações ultravioleta em abundância.
B) existência de grande quantidade de descargas elétricas.
C) atmosfera com constituição bem diferente da atual.
D) espessa camada de ozônio.
E) temperatura elevada.


10) (PUC Minas) - O bioquímico russo Oparin, em seu livro A Origem da Vida, admitiu que a vida sobre a Terra surgiu há mais ou menos 3,5 bilhões de anos. 
A) CITE dois gases presentes na atmosfera primitiva. 
B) A que condições estavam submetidos os gases da atmosfera primitiva? 
C) Que compostos químicos se originaram a partir dos gases iniciais? 
D) Atualmente, sabemos que seres autótrofos constituem fonte básica de alimento. No entanto, admite-se que os primeiros organismos devem ter sido heterótrofos. A partir de onde os heterótrofos conseguiam seu alimento na Terra primitiva? 
E) Qual o mecanismo utilizado pelos primeiros organismos para obtenção de energia?