Movimento de Queda Livre (MQL) - Questões dos Vestibulares

Questões dos Vestibulares

Site com a resolução de questões dos diversos vestibulares do Brasil.

SUGERIDOS

Home Top Ad

sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

Movimento de Queda Livre (MQL)


Confira questões resolvidas sobre o Movimento de Queda Livre:

1) (ENQ) - Um corpo cai em queda livre, a partir do repouso, e atinge o chão com velocidade de 10 m/s; considerando g = 10 m/s² de que altura caiu o corpo?
a) 50 m
b) 25 m
c) 15 m
d) 10 m
e) 5 m


2) (UFRGS) - A figura abaixo representa uma esfera de madeira (M) e uma de chumbo (C), ambas inicialmente em repouso, no topo de uma torre que tem altura (H) em relação ao solo. A esfera (C) é vinte vezes mais pesada que a esfera (M).
Num experimento, primeiro solta-se a esfera (M); depois, no instante em que a esfera (M) se encontra a altura (H/2), solta-se a esfera (C).
Selecione a alternativa que preenche corretamente as lacunas do parágrafo abaixo: "Desprezando-se os efeitos do ar sobre o movimento das esferas, pode-se afirmar que, quando a esfera (M) atinge o solo, a esfera (C) se encontra a uma altura ......... (H/2) e que, comparando-se os módulos das velocidades das esferas ao atingirem a altura (H/2), o módulo da velocidade da esfera (M) é ......... da esfera (C)."
a) maior do que – igual ao
b) maior do que – menor do que o
c) menor do que – igual ao
d) menor do que – menor do que o
e) igual a – igual ao


3) (PUC-MG) - Dois corpos de pesos diferentes são abandonados no mesmo instante de uma mesma altura. Desconsiderando-se a resistência do ar, é CORRETO afirmar:
a) Os dois corpos terão a mesma velocidade a cada instante, mas com acelerações diferentes.
b) Os corpos cairão com a mesma aceleração e suas velocidades serão iguais entre si a cada instante.
c) O corpo de menor volume chegará primeiro ao solo.
d) O corpo de maior peso chegará primeiro ao solo.


4) (UFPR) - Num experimento físico, um pequeno corpo é solto no vácuo de uma certa altura, com velocidade inicial nula. Entre as características e grandezas físicas abaixo, quais as necessárias para se determinar o tempo de queda do corpo?
01) Altura de queda
02) Volume do corpo
04) Forma geométrica do corpo
08) Massa do corpo
16) Aceleração gravitacional local


5) (UFAM) - A razão entre as distâncias percorridas por dois corpos em queda livre, a partir do repouso, sabendo-se que a duração da queda do primeiro é o dobro da duração do segundo, é:
a) 4
b) 2
c) 8
d) 5


6) (Fuvest 2018) - Em uma tribo indígena de uma ilha tropical, o teste derradeiro de coragem de um jovem é deixar se cair em um rio, do alto de um penhasco. Um desses jovens se soltou verticalmente, a partir do repouso, de uma altura de 45 m em relação à superfície da água. O tempo decorrido, em segundos, entre o instante em que o jovem iniciou sua queda e aquele em que um espectador, parado no alto do penhasco, ouviu o barulho do impacto do jovem na água é, aproximadamente,
a) 3,1.
b) 4,3.
c) 5,2.
d) 6,2.
e) 7,0.


7) (PUC) - Um vaso de flores cai livremente do alto de um edifício. Após ter percorrido 320 cm, ele passa por um andar que mede 2,85 m de altura. Quanto tempo ele gasta para passar por esse andar?
Desprezar a resistência do ar e assumir g = 10 m/s2.
a) 1,0s
b) 0,80s
c) 0,30s
d) 1,2s
e) 1,5s


8) Em uma atividade experimental, deseja-se verificar a dependência do tempo de queda livre de um corpo em função de sua massa. Para isso tomam-se dois blocos A e B iguais de mesma massa. Primeiro deixa-se cair livremente o bloco A e mede-se o tempo t1 gasto para percorrer a altura h. Depois, repete-se a situação anterior, mas desta vez é colocado o bloco B sobre o bloco A e registra-se o tempo t2. Finalmente, amarra-se os blocos A e B mediante uma corda e mede-se o tempo t3 que gasta A para percorrer a mesma altura h. A alternativa que apresenta a relação correta entre os tempos registrados é:
a) t1 > t2 > t3
b) t1 < t2 = t3
c) t1 < t2 < t3
d) t1 = t2 = t3


9) (FEI - adaptada) - Uma atração que está se tornando comum nos parques de diversão consiste em uma plataforma que despenca, a partir do repouso, em queda livre de uma altura de 75m. Quando a plataforma se encontra a 30m acima do solo, Ela passa a ser freada por uma força constante e atinge o repouso quando chega ao solo. Qual é o valor da velocidade da plataforma quando o freio é acionado?
a) 5m/s
b) 20m/s
c) 30m/s
d) 40m/s
e) 100m/s


10) (UFMS) - Um corpo em queda livre sujeita-se à aceleração gravitacional g = 10 m/s². Ele passa por um ponto A com velocidade 10 m/s e por um ponto B com velocidade de 50 m/s. A distância entre os pontos A e B é:
a) 100 m
b) 120 m
c) 140 m
d) 160 m
e) 240 m

Nenhum comentário:

Postar um comentário