Renascimento e Humanismo - Questões dos Vestibulares

Questões dos Vestibulares

Site com a resolução de questões dos diversos vestibulares do Brasil.

SUGERIDOS

Home Top Ad

terça-feira, 29 de janeiro de 2019

Renascimento e Humanismo


Confira questões resolvidas sobre o Renascimento e o Humanismo:

1) (Uftm 2012) - Leia a definição de renascença.
1. Ato ou efeito de renascer; renascimento
2. Qualquer movimento caracterizado pela ideia de renovação, de restauração; retorno 
3. Nova vida, nova existência.
(Dicionário Houaiss da língua portuguesa)
O termo “renascença” é utilizado para caracterizar a arte, no mundo ocidental, entre os séculos XIV e XVI. A escolha do termo pode ser explicada
a) pelo fato de a produção artística ocidental nascer, de fato, neste período.
b) pela revalorização de ideais estéticos vigentes na Antiguidade Clássica.
c) pela renovação da pintura, fruto da difusão dos ideais protestantes.
d) pelo contato com a arte africana, descoberta graças às viagens marítimas.
e) pelo fim da política do mecenato, que financiava a recuperação das obras de arte.


2) (PUCCAMP – 2010) - Se a complexidade que o movimento renascentista representou deve ser vista como a raiz de nossa consciência moderna, então não se deve ressaltar apenas a dimensão metódica e harmoniosa em torno do eixo dessa consciência. Deve haver nela um espaço equivalente para a fantasia, a angústia, o desejo, a vontade, a sensação e o medo também. Neste sentido é que estaríamos mergulhando fundo em nossa raiz, neste sentido é que seríamos realmente radicais e poderíamos declarar como Lord Macbeth:
“Ouso tudo o que é próprio de um homem; Quem ousar fazer mais do que isso, não o é”. (Nicolau Sevcenko in Antonio P. Rezende e Maria T. Didier Rumos da História: História Geral e do Brasil. São Paulo: Atual, 2001, p.123)
O texto de Nicolau Sevcenko permite inferir que, com o Renascimento, o:
a) estudo de textos clássicos passou a ser valorizado como o fundamento único de comprovação da verdade.
b) homem passou a ser inserido no campo da ciência, o que reduziu sua capacidade para a erudição.
c) conhecimento escolástico medieval passou a ser a estrutura científica básica da visão de mundo do homem.
d) homem passou a ser visto como autor de sua própria história, o que multiplicou seu espaço de ação e reflexão.
e) homem passou a examinar criticamente o mundo das ideias, o que impediu que agisse sobre o próprio destino.


3) A pintura renascentista expressa elementos do contexto histórico na qual é produzida. A partir da pintura e do conhecimento histórico, pode-se afirmar que na renascença
a) os pintores analisam e retratam o mundo de acordo com imagem do próprio homem.
b) os artistas mostram o seu desprezo pelos clérigos e pelos princípios da Igreja Cristã.
c) as pinturas enfatizam demasiadamente os aspectos da vida coletiva, desprezando o individualismo.
d) os pintores têm os mesmos padrões estéticos e filosóficos, o que impede a criatividade.
e) as obras de arte adquirem um caráter popular, sendo adquiridas sobretudo pelos servos.


4) Sobre as principais figuras do Renascimento, é correto afirmar, EXCETO:
a) Rafael Sânzio destacou-se nas artes, sendo um dos mais populares artistas da época, e dedicou-se a cultivar um ideal de beleza com um fim em si mesmo e à expressão de sentimentos religiosos.
b) Dante Alighieri, natural de Florença, autor da "Divina Comédia", viveu no "Cinquecento" (século XVI), quando o uso da língua italiana foi sistematizado.
c) Leornado da Vinci pode ser considerado como um dos mais completos humanistas do Renascimento, sendo pintor, escultor, urbanista, engenheiro, músico, filósofo, físico e botânico. d) Erasmo de Roterdã, apelidado de "Príncipe dos Humanistas", escreveu "Elogio da loucura", obra da qual denuncia atividades da Igreja e a imoralidade do clero.
e) Thomas Morus, cognominado de "O Chanceler Filósofo", escreveu "Utopia" em que condena a intolerância, o desejo pelo poder e pelo dinheiro e exalta a paz, a compreensão e o amor.


5) (UNAMA/PA) - “Humanismo é uma palavra inventada no século XIX para descrever o programa de estudos, e seu condicionamento de pensamento e expressão, que era conhecido desde o final do século XV”. HALE, John. Dicionário do renascimento italiano. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1988. p. 187. De acordo com o trecho anterior, e por meio de seus estudos históricos, é correto afirmar que o programa humanista:
a) Era encabeçado por reis e papas (os mecenas), os quais auxiliavam, humanitariamente, os artistas do século XIX a compreender as formas artísticas do Renascimento.
b) Atrelava-se ao modo de pensar renascentista, no qual o homem e a natureza passavam a ser valorizados na construção do conhecimento mundano.
c) Era marcado por uma valorização de temas naturalistas, opondo-se aos temas religiosos e sua ligação e proximidade com a Igreja católica e a protestante do século XIX.
d) Constituía-se por uma aproximação com o mundo grego e romano, valorizando o equilíbrio das formas e proporções, num exemplo de arte barroca (humanista) do século XV.
e) A valorização de ideias como a coletividade e a expropriação da propriedade privada.


6) (UEL-1995) - Considere os itens adiante.
I. "... a busca da perfeição no retratar o homem levou a uma simbiose entre arte e ciência, desenvolvendo-se estudos de anatomia, técnicas de cores, perspectivas..."
II. ' ... o teocentrismo, o coletivismo, a tradição marcaram as obras de arte do período e estiveram presentes na pintura, na arquitetura e na escultura..."
III. " ... procuram explicar o mundo através de novas teorias, fugindo às interpretações religiosas típicas do período anterior. O grande destaque é a utilização do método experimental...'
O Renascimento é identificado em:
a) somente II.
b) somente I e II.
c) somente I e III.
d) somente II e III.
e) I, II e III.


7) (Mack-2001) - Renascimento é a denominação usual para as mudanças de caráter cultural ocorridas nos países europeus durante o período que vai, aproximadamente, de 1300 a 1650. No campo das ciências e das artes podemos considerar como expressões desse período os trabalhos de:
a) René Descartes, Ludwig van Beethoven e Thomas Malthus.
b) Augusto Comte, Adam Smith e Igor Stravinsky.
c) Fillippo Marinetti, Luigi Russolo e R. Colligwood.
d) Johann Kepler, Josquin des Prés e William Shakespeare.
e) Richard Wagner, Georg Wilhelm Hegel e Francisco Goya.


8) (Enem) - (...) Depois de longas investigações, convenci-me por fim de que o Sol é uma estrela fixa rodeada de planetas que giram em volta dela e de que ela é o centro e a chama. Que, além dos planetas principais, há outros de segunda ordem que circulam primeiro como satélites em redor dos planetas principais e com estes em redor do Sol. (...) Não duvido de que os matemáticos sejam da minha opinião, se quiserem dar-se ao trabalho de tomar conhecimento, não superficialmente, mas duma maneira aprofundada, das demonstrações que darei nesta obra. Se alguns homens ligeiros e ignorantes quiserem cometer contra mim o abuso de invocar alguns passos da Escritura (sagrada), a que torçam o sentido, desprezarei os seus ataques: as verdades matemáticas não devem ser julgadas senão por matemáticos. (COPÉRNICO, N. De Revolutionibus orbium caelestium)
Aqueles que se entregam à prática sem ciência são como o navegador que embarca em um navio sem leme nem bússola. Sempre a prática deve fundamentar-se em boa teoria. Antes de fazer de um caso uma regra geral, experimente-o duas ou três vezes e verifique se as experiências produzem os mesmos efeitos. Nenhuma investigação humana pode se considerar verdadeira ciência se não passa por demonstrações matemáticas. (VINCI, Leonardo da. Carnets)
O aspecto a ser ressaltado em ambos os textos para exemplificar o racionalismo moderno é
a) a fé como guia das descobertas.
b) o senso crítico para se chegar a Deus.
c) a limitação da ciência pelos princípios bíblicos.
d) a importância da experiência e da observação.
e) o princípio da autoridade e da tradição.


9) (UFPE) - O Renascimento foi a expressão concreta do humanismo nas Artes, nas Letras, na Filosofia e na Ciência. Assinale o que NÃO é característico desse movimento.
a) Espírito crítico
b) Classicismo
c) Individualismo
d) Experimentação
e) Teocentrismo


10) (Fgv) - Acerca do Renascimento:
I - As características do homem no Renascimento são: racionalismo, individualismo, naturalismo e antropocentrismo, em oposição aos valores medievais baseados no teocentrismo.
II - O Renascimento não foi um processo homogêneo. Seu desenvolvimento foi muito desigual e as manifestações mais expressivas se deram nos campos das artes e das ciências, sendo que no campo artístico, a literatura e as artes plásticas ocupavam lugar de destaque.
III - A arte renascentista tornou-se predominantemente religiosa, retratando a vida de santos, de clérigos e o cotidiano cristão da época.
IV - A Itália foi o centro do Renascimento porque era o centro do pré-capitalismo e do desenvolvimento comercial e urbano, que gerava os excedentes de capital mercantil para o investimento em obras de arte.
V - A ascensão do clero foi fundamental para que se desenvolvesse nos Estados italianos um poderoso mecenato, plenamente identificado com as concepções terrenas dominantes entre os eclesiásticos.
É correto apenas o afirmado em:
a) I, II, III.
b) I, II, IV.
c) I, II, V.
d) I, III, V.
e) II, IV, V.


11) (UESPI) - Sobre o Humanismo, assinale a alternativa INCORRETA:
a) Houve a separação entre poesia e música.
b) Encontra-se a poesia palaciana que é declamada e ganha em expressão.
c) Gil Vicente é o fundador do teatro português.
d) Fernão Lopes é nomeado cronista-mor da Torre do Tombo e este fato é considerado o marco inicial do Humanismo.
e) O caráter humanista da Idade Média está relacionado ao Teocentrismo, onde Deus é o centro das atenções.

Um comentário: