Teoremas de Pascal e Arquimedes - Questões dos Vestibulares

Questões dos Vestibulares

Site com a resolução de questões dos diversos vestibulares do Brasil.

SUGERIDOS

Home Top Ad

quinta-feira, 16 de julho de 2020

Teoremas de Pascal e Arquimedes


Confira questões resolvidas sobre os Teoremas de Pascal e de Arquimedes:

1) (UFV-MG–2009) - A figura a seguir ilustra uma pessoa equilibrando um caminhão por meio de um elevador hidráulico. O caminhão tem 10 toneladas de massa e está apoiado sobre um pistão cuja a área é de 6 m2. Sabendo que a área do pistão no qual a pessoa atua é de 30 cm2, é CORRETO afirmar que o valor do módulo da força que esta pessoa exerce sobre o pistão é de
Considere a aceleração da gravidade local g = 10 m/s².
a) 50 N.
b) 150 N.
c) 200 N.
d) 500 N


2) (PUC-RS) - Um objeto flutua na água com metade do seu volume emerso, conforme indica a figura. A respeito desse experimento pode-se afirmar que:
a) o empuxo da água sobre o objeto tem intensidade igual à metade do peso do objeto.
b) o volume da água deslocada pelo objeto é igual ao volume do objeto.
c) a massa da água deslocada é igual à metade da massa do objeto.
d) o peso da água deslocada tem intensidade igual ao peso do objeto.
e) o empuxo tem intensidade igual à metade do peso da água deslocada.


3) (Uepa) - Durante uma aula sobre fluidos, o professor ilustra um importante princípio físico por meio de um experimento, conforme a figura a seguir. No êmbolo da seringa maior, está apoiado um bloco de 150 g.
Ao ser pressionado, o êmbolo da seringa A desloca-se, muito lentamente, 3 cm, e o êmbolo da seringa B desloca-se 2 cm, elevando o bloco. Com relação a essa situação, são feitas as seguintes afirmações:
Dado: aceleração da gravidade = 10 m/s2.
I. A força exercida pelo professor no êmbolo da seringa A é igual a 2/3 do peso do bloco.
II. O trabalho realizado pelo professor, ao empurrar o êmbolo, é igual a 0,03 J.
III. A pressão exercida pelo bloco no êmbolo da seringa B é maior que a pressão exercida pelo professor no êmbolo da seringa A.
IV. O trabalho realizado pelo professor no êmbolo da seringa A é igual a 2/3 do trabalho realizado pela força peso no bloco.
A alternativa que contém todas as afirmativas corretas é:
a) I e II
b) I e III
c) II e III
d) II e IV
e) III e IV


4) (PUC Rio–2008) - Uma caixa contendo um tesouro, com massa total de 100 kg e 0,02 m³ de volume, foi encontrada no fundo do mar. Qual deve ser a força aplicada para se içar a caixa, enquanto dentro da água, mantendo durante toda a subida a velocidade constante? Considere a aceleração da gravidade g = 10 m/s2 e a densidade da água ρ = 1,0 x 10³ kg/m³.
a) 725 N
b) 750 N
c) 775 N
d) 800 N
e) 825 N


5) (CPS-SP) - No início do século XX, a indústria e o comércio da cidade de São Paulo possibilitaram uma qualidade de vida melhor para seus habitantes. Um dos hábitos saudáveis, ligados à higienização bucal, foi a utilização de tubos de pasta dental e as respectivas escovas de dente. Considerando um tubo contendo pasta dental de densidade homogênea, uma pessoa resolve apertá-lo. A pressão exercida sobre a pasta, dentro do tubo, será:
a) maior no fundo do tubo, se apertar no fundo.
b) menor no fundo do tubo, se apertar perto do bico de saída.
c) maior no meio do tubo, se apertar no meio.
d) menor no fundo do tubo, se apertar no meio.
e) igual em todos os pontos, qualquer que seja o local apertado.


6) (UFMG) - Um barco tem marcados em seu casco os níveis atingidos pela água quando navega com carga máxima no Oceano Atlântico, no Mar Morto e em água doce, conforme a figura. A densidade do Oceano atlântico é menor que a do Mar Morto e maior que a da água doce. A identificação CERTA dos níveis I, II e III, nessa ordem, é:
a) Mar Morto; Oceano Atlântico; água doce.
b) Oceano Atlântico; água doce; Mar Morto.
c) água doce; Oceano Atlântico; Mar Morto.
d) água doce; Mar Morto; Oceano Atlântico.
e) Oceano Atlântico; água doce; Mar Morto.


7) (Mackenzie-SP) - Devido à crise hídrica que se instalou na cidade de São Paulo, um estudante, após a aula de hidrostática, resolveu colocar uma garrafa de 1,0 litro, cheia de água, no interior da caixa acoplada de descarga. Essa medida gerou uma economia de água no final de um período. Essa ideia colocada em prática foi baseada no
a) Princípio de Stevin.
b) Princípio de Arquimedes.
c) Princípio de Pascal.
d) Princípio dos vasos comunicantes.
e) Teorema de Bernoulli.


8) (UDESC 2008) - Para suspender um carro de 1500 kg usa-se um macaco hidráulico, que é composto de dois cilindros cheios de óleo, que se comunicam. Os cilindros são dotados de pistões, que podem se mover dentro deles. O pistão maior tem um cilindro com área 0,5 m², e o menor tem área de 0,010 m². Qual deve ser a força aplicada ao pistão menor, para equilibrar o carro?
a) 0,030 N
b) 7,5×10^9 N
c) 300 N
d) 7,5×10^4 N
e) 30 N


9) ENEM 2011 - Em um experimento realizado para determinar a densidade da água de um lago, foram utilizados alguns materiais conforme ilustrado: um dinamômetro D com graduação de 0 N a 50 N e um cubo maciço e homogêneo de 10 cm de aresta e 3 kg de massa. Inicialmente, foi conferida a calibração do dinamômetro, constatando-se a leitura de 30 N quando o cubo era preso ao dinamômetro e suspenso no ar. Ao mergulhar o cubo na água do lago, até que metade do seu volume ficasse submersa, foi registrada a leitura de 24 N no dinamômetro.
Considerando que a aceleração da gravidade local é de 10 m/s, a densidade da água do lago, em g/cm³, é
a) 0,6.
b) 1,2.
c) 1,5.
d) 2,4.
e) 4,8.


10) (Ueg) - Em uma colisão automobilística frontal, observou-se que o volante foi deformado provavelmente pelo impacto com o tórax do motorista, além de uma quebra circular no para-brisa evidenciar o local de impacto da cabeça. O acidentado apresentou fratura craniana, deformidade transversal do esterno, contusão cardíaca e ruptura dos alvéolos pulmonares. A lesão pulmonar ocorreu pela reação instintiva de espanto do motorista ao puxar e segurar o fôlego, pois a compressão súbita do tórax produziu a ruptura dos alvéolos, assim como se estoura um saco de papel inflado. Sobre essa lesão pulmonar, é correto afirmar:
a) pelo Princípio de Pascal, o aumento da pressão sobre o ar contido nos alvéolos foi inversamente proporcional ao volume ocupado pelo fluido, cuja massa rompeu as paredes inferiores dos alvéolos.
b) pelo Princípio de Pascal, o aumento da pressão anteroposterior sobre o ar contido nos alvéolos por ação de pressão externa foi transmitido a todos os pontos do fluido, inclusive à parede dos alvéolos.
c) pelo Princípio de Arquimedes, o aumento da pressão sobre o ar contido nos alvéolos foi inversamente proporcional ao volume ocupado pelo fluido, cuja massa rompeu as paredes inferiores dos alvéolos.
d) pelo Princípio de Arquimedes, o aumento da pressão anteroposterior sobre o ar contido nos alvéolos por ação de pressão externa foi transmitido a todos os pontos do fluido, inclusive à parede dos alvéolos.


11) (UFRGS 2016) - Um objeto sólido é colocado em um recipiente que contém um líquido. O objeto fica parcialmente submerso, em repouso. A seguir, são feitas três afirmações sobre o módulo da força de empuxo sobre o objeto.
I - É proporcional à densidade do líquido.
II - É proporcional ao volume total do objeto.
III- É proporcional à densidade do objeto.
Quais estão corretas?
a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas III.
d) Apenas I e III.


12) (PUC-PR) - O empuxo é um fenômeno bastante familiar. Um exemplo é a facilidade relativa com que você pode se levantar de dentro de uma piscina em comparação com tentar se levantar de fora da água, ou seja, no ar. De acordo com o princípio de Arquimedes, que define empuxo, marque a proposição correta:
a) Quando um corpo flutua na água, o empuxo recebido pelo corpo é menor que o peso do corpo. 
b) O princípio de Arquimedes somente é válido para corpos mergulhados em líquidos e não pode ser aplicado para gases.
c) Um corpo total ou parcialmente imerso em um fluido sofre uma força vertical para cima e igual em módulo ao peso do fluido deslocado.
d) Se um corpo afunda na água com velocidade constante, o empuxo sobre ele é nulo.
e) Dois objetos de mesmo volume, quando imersos em líquidos de densidades diferentes, sofrem empuxos iguais.


13) Unicamp 2019 - Em uma pescaria é utilizada uma linha com boia e anzol. Inicialmente, na posição de espera, a linha acima da boia mantém-se frouxa e a boia flutua, ficando com 1/3 do seu volume submerso (figura 1). Quando o peixe é fisgado, a boia é puxada, ficando totalmente submersa e momentaneamente parada; simultaneamente, a linha que a une ao anzol fica esticada verticalmente (figura 2). A parte superior da linha, acima da boia, mantém-se frouxa. Nessa situação, quanto vale o módulo da tensão da linha que une a boia ao anzol? Despreze as massas da linha e do anzol, bem como o atrito viscoso com a água.
a) O peso da boia.
b) O dobro do peso da boia.
c) O peso do peixe menos o peso da boia.
d) O peso do peixe menos o dobro do peso da boia.


14) (Unisinos 2012)
Segundo o Princípio de Arquimedes, um corpo parcialmente submerso, flutua na água se sua ___________ for ___________ que a da água.
As lacunas são corretamente preenchidas, respectivamente, por
a) densidade; menor.
b) densidade; maior.
c) pureza; maior.
d) temperatura; menor.
e) massa; menor.


15) (Uerj 2011) - Um bloco maciço está inteiramente submerso em um tanque cheio de água, deslocando-se verticalmente para o fundo em movimento uniformente acelerado. A razão entre o peso do bloco e o empuxo sobre ele é igual a 12,5. A aceleração do bloco, em m/s², é aproximadamente de:
a) 2,5
b) 9,2
c) 10,0
d) 12,0


16) (Enem-2010) - Durante uma obra em um clube, um grupo de trabalhadores teve de remover uma escultura de ferro maciço colocada no fundo de uma piscina vazia. Cinco trabalhadores amarraram cordas à escultura e tentaram puxá-la para cima, sem sucesso. Se a piscina for preenchida com água, ficará mais fácil para os trabalhadores removerem a escultura, pois a
a) escultura flutuará. Dessa forma, os homens não precisarão fazer força para remover a escultura do fundo.
b) escultura ficará com peso menor. Dessa forma, a intensidade da força necessária para elevar a escultura será menor.
c) água exercerá uma força na escultura proporcional a sua massa, e para cima. Esta força se somará à força que os trabalhadores fazem para anular a ação da força peso da escultura.
d) água exercerá uma força na escultura para baixo, e esta passará a receber uma força ascendente do piso da piscina. Esta força ajudará a anular a ação da força peso na escultura.
e) água exercerá uma força na escultura proporcional ao seu volume, e para cima. Esta força se somará à força que os trabalhadores fazem, podendo resultar em uma força ascendente maior que o peso da escultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário