Guerra Fria - Questões dos Vestibulares

Questões dos Vestibulares

Site com a resolução de questões dos diversos vestibulares do Brasil.

SUGERIDOS

Home Top Ad

domingo, 28 de janeiro de 2024

Guerra Fria


Confira questões resolvidas sobre a Guerra Fria:


1) (UFSM-RS) - A nova ordem geopolítica mundial, que tem prevalecido ao longo da década de 1990, caracteriza-se pela
I. ascensão de uma ordem bipolar, marcada pela rivalidade entre dois tipos de economia – a planificada e a de mercado – e pela oposição leste × oeste.
II. disputa militar, política, econômica e ideológica entre as duas superpotências mundiais, a fim de aumentar as suas zonas de influência.
III. rivalidade / parceria entre os três polos ou centros econômicos e tecnológicos e pelo agravamento das disparidades entre os países do norte, ricos, e os países do sul, pobres.
Está(ão) CORRETA(S)
a) apenas I.
b) apenas I e II.
c) apenas III.
d) apenas II e III.
e) I, II e III.


2) Acafe 2020 - Nos momentos finais da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), soviéticos e estadunidenses combatiam o mesmo adversário: os nazistas. No entanto, as diferenças e antagonismos entre as duas nações já estavam evidentes antes mesmo do término da guerra. Após 1945, e com o status de vencedores, estas rivalidades ficaram mais evidentes e iniciaram um período conhecido como Guerra Fria.
Em relação ao contexto da Guerra Fria, todas as alternativas abaixo estão corretas, exceto a alternativa:
a) O Plano Marshall permitiu aos Estados Unidos (EUA) emprestar dinheiro para a reconstrução da Europa, reativando a economia e reforçando a influência capitalista no continente europeu.
b) A Doutrina Truman foi uma resposta soviética ao Plano Marshall e foi decisiva para a reconstrução da Europa Oriental. A parte de Berlim ocupada pela União Soviética serviu de modelo desta reconstrução.
c) O Pacto de Varsóvia foi uma aliança militar criada pela União Soviética e países da Europa Oriental em resposta à criação da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte).
d) O termo “macarthismo” é uma referência ao Senador estadunidense Joseph McCarthy, que articulou um movimento nacional que perseguia os suspeitos de participar do partido comunista.


3) UFRGS 2018 - Após a II Guerra Mundial, houve concentração de poder pelos Estados Unidos e pela União Soviética. Com relação a esse período, é correto afirmar que:
a) Os territórios ocupados na África e Ásia passaram por amplo processo de democratização.
b) As duas superpotências realizaram a partilha dos territórios da África e Ásia, garantindo um equilíbrio político e econômico, o que determinou relações amigáveis entre as potências.
c) Ele ficou marcado por conflitos políticos e ideológicos, envolvendo as áreas de influência das superpotências.
d) A França e a Inglaterra recuperaram-se dos prejuízos com a guerra e garantiram a hegemonia econômica mundial.
e) A hegemonia política e econômica da Europa Oriental estabeleceu-se devido à rápida reconstrução e ao desenvolvimento industrial.


4) (ENEM) - Do ponto de vista geopolítico, a Guerra Fria dividiu a Europa em dois blocos. Essa divisão propiciou a formação de alianças antagônicas de caráter militar, como a OTAN, que aglutinava os países do bloco ocidental, e o Pacto de Varsóvia, que concentrava os do bloco oriental. É importante destacar que, na formação da OTAN, estão presentes, além dos países do oeste europeu, os EUA e o Canadá. Essa divisão histórica atingiu igualmente os âmbitos político e econômico que se refletia pela opção entre os modelos capitalista e socialista. Essa divisão europeia ficou conhecida como:
a) Cortina de Ferro.
b) Muro de Berlim.
c) União Europeia.
d) Convenção de Ramsar.
e) Conferência de Estocolmo.


5) (G1 - ifpe 2018)
A tirinha acima, escrita e desenhada pelo cartunista argentino Quino, que teve o ápice de suas produções entre 1964 e 1973, nos apresenta Mafalda, uma menina defensora da humanidade e da paz mundial, famosa por seu inconformismo em relação aos valores do tempo presente. Considerando a época em quem foi elaborado, o conteúdo da tirinha nos remete a um período histórico de
a) fortalecimento do neoliberalismo.
b) expansão do multilateralismo.
c) polarização política e ideológica.
d) ascensão da ordem mundial multipolar.
e) aceleração do processo de globalização.


6) (Espm 2017) - Um mês depois de Donald Trump causar alarme ao reafirmar seu apoio à decisão britânica de sair do bloco insinuando que outros países podem seguir o exemplo, seu vice, Mike Pence visitou Bruxelas, onde se reuniu com Donald Tusk, presidente do Conselho Europeu, nesta segunda (20) com a mensagem de compromisso. (...) Pence também se reuniu com o secretário-geral da OTAN e reiterou o apoio do governo Trump à aliança. Folha de São Paulo; 21/02/2017. Surgida no contexto da Guerra Fria, em 1949, a OTAN é:
a) um programa de ajuda econômica que os EUA direcionam para a Europa;
b) um programa de incentivo cultural norte-americano aos europeus;
c) um programa de intercâmbio científico entre EUA e Europa Ocidental;
d) uma aliança político-militar dos países ocidentais;
e) uma aliança entre partidos políticos liberais atuantes nos EUA e Europa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário