Guerra Fria - Questões dos Vestibulares

Questões dos Vestibulares

Site com a resolução de questões dos diversos vestibulares do Brasil.

SUGERIDOS

Home Top Ad

domingo, 28 de janeiro de 2024

Guerra Fria


Confira questões resolvidas sobre a Guerra Fria:

1) (UFSM-RS) - A nova ordem geopolítica mundial, que tem prevalecido ao longo da década de 1990, caracteriza-se pela
I. ascensão de uma ordem bipolar, marcada pela rivalidade entre dois tipos de economia – a planificada e a de mercado – e pela oposição leste × oeste.
II. disputa militar, política, econômica e ideológica entre as duas superpotências mundiais, a fim de aumentar as suas zonas de influência.
III. rivalidade / parceria entre os três polos ou centros econômicos e tecnológicos e pelo agravamento das disparidades entre os países do norte, ricos, e os países do sul, pobres.
Está(ão) CORRETA(S)
a) apenas I.
b) apenas I e II.
c) apenas III.
d) apenas II e III.
e) I, II e III.


2) Acafe 2020 - Nos momentos finais da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), soviéticos e estadunidenses combatiam o mesmo adversário: os nazistas. No entanto, as diferenças e antagonismos entre as duas nações já estavam evidentes antes mesmo do término da guerra. Após 1945, e com o status de vencedores, estas rivalidades ficaram mais evidentes e iniciaram um período conhecido como Guerra Fria.
Em relação ao contexto da Guerra Fria, todas as alternativas abaixo estão corretas, exceto a alternativa:
a) O Plano Marshall permitiu aos Estados Unidos (EUA) emprestar dinheiro para a reconstrução da Europa, reativando a economia e reforçando a influência capitalista no continente europeu.
b) A Doutrina Truman foi uma resposta soviética ao Plano Marshall e foi decisiva para a reconstrução da Europa Oriental. A parte de Berlim ocupada pela União Soviética serviu de modelo desta reconstrução.
c) O Pacto de Varsóvia foi uma aliança militar criada pela União Soviética e países da Europa Oriental em resposta à criação da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte).
d) O termo “macarthismo” é uma referência ao Senador estadunidense Joseph McCarthy, que articulou um movimento nacional que perseguia os suspeitos de participar do partido comunista.


3) UFRGS 2018 - Após a II Guerra Mundial, houve concentração de poder pelos Estados Unidos e pela União Soviética. Com relação a esse período, é correto afirmar que:
a) Os territórios ocupados na África e Ásia passaram por amplo processo de democratização.
b) As duas superpotências realizaram a partilha dos territórios da África e Ásia, garantindo um equilíbrio político e econômico, o que determinou relações amigáveis entre as potências.
c) Ele ficou marcado por conflitos políticos e ideológicos, envolvendo as áreas de influência das superpotências.
d) A França e a Inglaterra recuperaram-se dos prejuízos com a guerra e garantiram a hegemonia econômica mundial.
e) A hegemonia política e econômica da Europa Oriental estabeleceu-se devido à rápida reconstrução e ao desenvolvimento industrial.


4) (ENEM) - Do ponto de vista geopolítico, a Guerra Fria dividiu a Europa em dois blocos. Essa divisão propiciou a formação de alianças antagônicas de caráter militar, como a OTAN, que aglutinava os países do bloco ocidental, e o Pacto de Varsóvia, que concentrava os do bloco oriental. É importante destacar que, na formação da OTAN, estão presentes, além dos países do oeste europeu, os EUA e o Canadá. Essa divisão histórica atingiu igualmente os âmbitos político e econômico que se refletia pela opção entre os modelos capitalista e socialista. Essa divisão europeia ficou conhecida como:
a) Cortina de Ferro.
b) Muro de Berlim.
c) União Europeia.
d) Convenção de Ramsar.
e) Conferência de Estocolmo.


5) (G1 - ifpe 2018)
A tirinha acima, escrita e desenhada pelo cartunista argentino Quino, que teve o ápice de suas produções entre 1964 e 1973, nos apresenta Mafalda, uma menina defensora da humanidade e da paz mundial, famosa por seu inconformismo em relação aos valores do tempo presente. Considerando a época em quem foi elaborado, o conteúdo da tirinha nos remete a um período histórico de
a) fortalecimento do neoliberalismo.
b) expansão do multilateralismo.
c) polarização política e ideológica.
d) ascensão da ordem mundial multipolar.
e) aceleração do processo de globalização.


6) (Espm 2017) - Um mês depois de Donald Trump causar alarme ao reafirmar seu apoio à decisão britânica de sair do bloco insinuando que outros países podem seguir o exemplo, seu vice, Mike Pence visitou Bruxelas, onde se reuniu com Donald Tusk, presidente do Conselho Europeu, nesta segunda (20) com a mensagem de compromisso. (...) Pence também se reuniu com o secretário-geral da OTAN e reiterou o apoio do governo Trump à aliança. Folha de São Paulo; 21/02/2017. Surgida no contexto da Guerra Fria, em 1949, a OTAN é:
a) um programa de ajuda econômica que os EUA direcionam para a Europa;
b) um programa de incentivo cultural norte-americano aos europeus;
c) um programa de intercâmbio científico entre EUA e Europa Ocidental;
d) uma aliança político-militar dos países ocidentais;
e) uma aliança entre partidos políticos liberais atuantes nos EUA e Europa.


7) FATEC - Costuma-se definir a Guerra Fria como um período histórico de disputas estratégicas e conflitos entre Estados Unidos e União Soviética, os quais, entre o final da Segunda Guerra Mundial (1945) e o fim da União Soviética (1991), disputaram a hegemonia política, militar, tecnológica, econômica e social. É chamada de “fria” porque não houve um confronto direto entre as duas superpotências, mas houve enfrentamento indireto em diferentes conflitos regionais, tais como:
a) Guerra da Coreia, Guerra do Vietnã e independências de países africanos.
b) Revolução Francesa, independência do Haiti e Guerra da Crimeia.
c) Guerra da Síria, Guerra do Golfo e Guerra Irã-Iraque.
d) Revolução Mexicana, independência de Cuba e Guerra do Paraguai.
e) Guerra dos Cem Anos, Guerra de Secessão e independência da Venezuela.


8) UVA - A queda do Muro de Berlim, em 1989, foi um acontecimento simbólico para a Europa contemporânea, com forte repercussão sobre o resto do mundo, que teve como resultado:
a) o fim da Guerra Fria.
b) a ascensão do comunismo.
c) O fim do nazismo.
d) a crise da globalização.


9) (Ufsm 2002) - Leia o texto a seguir. Tornava-se claro que toda a tecnologia em desenvolvimento na corrida pela conquista do espaço não seria só utilizada para viagens espaciais, ou em proveito da humanidade. Atrás do cenário da “odisséia do espaço”, ocultavam-se fins bélicos. […] os foguetes desenvolvidos poderiam servir tanto para transportar cargas pacíficas (satélites) como armas atômicas. O progresso da humanidade trazia consigo o princípio do fim. Um incidente internacional, ocorrido em 1962, é exemplar para demonstrar a permanente tensão vivida pelo mundo.
(MILDER,Saul. “A conquista da lua”. SãoPaulo: FTD, 1997.)
Assinale a alternativa que apresenta o incidente a que o texto se refere.
a) Invasão da Baía dos Porcos por castristas. 
b) Argumento do Muro de Berlim.
c) A invasão da Hungria pela URSS.
d) O não-alinhamento da Iugoslávia.
e) A crise dos mísseis soviéticos em Cuba.


10) (Enem) - Os 45 anos que vão do lançamento das bombas atômicas até o fim da União Soviética não foram um período homogêneo único na história do mundo. […] Dividem-se em duas metades, tendo como divisor de águas o início da década de 70. Apesar disso, a história deste período foi reunida sob um padrão único pela situação internacional peculiar que o dominou até a queda da União Soviética.
HOBSBAWM, Eric J. A era dos extremos. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
O período citado no texto e conhecido por Guerra Fria pode ser definido como aquele momento histórico em que houve:
a) corrida armamentista entre as potências imperialistas europeias ocasionando a Primeira Guerra Mundial.
b) domínio dos países socialistas do Sul do globo pelos países capitalistas do Norte.
c) choque ideológico entre a Alemanha Nazista/União Soviética Stalinista, durante os anos 1930. 
d) disputa pela supremacia da economia mundial entre o Ocidente e as potências orientais, como a China e o Japão.
e) constante confronto das duas superpotências que emergiram da Segunda Guerra Mundial.


11) O fim das disputas ideológicas da Guerra Fria (1945-1991) tornou as diferenças socioeconômicas mais evidentes. Surgiu então um novo conflito marcado pelas contradições entre:
a) Norte (desenvolvido) e Sul (subdesenvolvido).
b) Velho Mundo, Novo Mundo e Novíssimo Mundo.
c) Primeiro Mundo, Segundo Mundo e Terceiro Mundo.
d) Países Centrais e Países Periféricos.


12) CESPE 2021 - A Guerra Fria foi um sistema internacional bipolar estruturado em torno da rivalidade entre Estados Unidos da América e União Soviética. Uma de suas expressões foi a bipartição da Europa em blocos políticos antagônicos. Durante esse período,
a) houve a consolidação do poder soviético nos países ocidentais do sul capitalistas, por meio de alianças com outras potências.
b) ocorreu o desarmamento nuclear e a redução dos gastos militares das superpotências, e aumentou a rivalidade econômica.
c) houve enfrentamento militar direto entre as duas superpotências, com apoio dos aliados de ambos os lados.
d) surgiu um sistema internacional de Estados e o mundo foi dividido em dois, países ricos e pobres.
e) houve confronto entre os ideais de sociedade embasados na economia de mercado e na planificação econômica estatal.


13) (UNEB BA/2018) - A Guerra Fria consistiu em uma etapa especial da história da humanidade, na qual o sistema internacional organizou-se em torno de dois polos de poder de âmbito planetário. Dentre os acontecimentos que marcaram essa fase, não se encontra a
a) Revolução Cubana e o alinhamento desse país à URSS
b) criação do Pacto de Varsóvia, organização militar entre países do Leste europeu e a URSS. 
c) construção do muro de Berlim, dividindo a cidade em duas áreas, uma capitalista e outra socialista.
d) Guerra do Vietnã, que foi motivada por questões ideológicas e contou com a intensa participação do exército norte-americano.
e) Guerra do Golfo, iniciada após as tropas iraquianas terem invadido o Kuwait.


14) (Unicamp 2020) - No período da Guerra Fria, os conflitos geopolíticos implicavam riscos nucleares e ataques físicos a infraestruturas como estradas, redes elétricas ou gasodutos. Hoje, além dessas implicações, a Ciberguerra ou Guerra Fria Digital
a) representa uma possibilidade real de interferência em sistemas informacionais nacionais, mas seu uso efetivo mantém-se apenas como uma ameaça.
b) baseia-se na capacidade integrada de sistemas computacionais espionarem governos antagônicos, com o objetivo de manipular informações de todo tipo.
c) envolve o uso de softwares (malwares) e programas robôs para invadir redes sociais e computadores, mas nunca interferiu em processos eleitorais.
d) visa ao controle da informação como uma forma de poder político, mas inexistem, no mundo, cibercomandos, ou seja, a quarta força armada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário