Relevo Brasileiro - Questões dos Vestibulares

Questões dos Vestibulares

Site com a resolução de questões dos diversos vestibulares do Brasil.

SUGERIDOS

Home Top Ad

domingo, 17 de março de 2024

Relevo Brasileiro


Confira questões resolvidas sobre o Relevo Brasileiro:

1) (UFU-MG) - Sobre a geologia e o relevo brasileiro, podemos afirmar que, EXCETO
a) nas grandes bacias sedimentares predominam formas de planícies e planaltos sedimentares como chapadas e cuestas.
b) o Brasil possui um embasamento constituído de formações antigas cristalinas, ricas em minerais metálicos.
c) o relevo foi intensamente desgastado pela erosão, daí a ocorrência de vários planaltos de modestas altitudes.
d) o relevo brasileiro apresenta altitudes modestas no interior, e no litoral é bastante íngreme e elevado devido à presença de dobramentos terciários.


2) (PUC-Campinas-SP) - Segundo a classificação do relevo elaborada por Jurandyr Ross, as planícies brasileiras estão restritas a pequenas porções do território, conforme pode-se observar no mapa (adaptado) apresentado a seguir:
Sobre essas planícies, é CORRETO afirmar que se caracterizam
a) pela pequena altitude e por terem sido formadas com sedimentação fluvial ou marinha da Era Mesozoica, apresentando solos de grande fertilidade.
b) como áreas planas resultantes de sedimentação recente e que apresentam, a exemplo da Planície Amazônica, rios potencialmente viáveis para a construção de hidrovias.
c) pela sua formação em áreas de contato entre planaltos e depressões cristalinas, apresentando rios encachoeirados e de grande potencial hidráulico.
d) como áreas antigas de relevo residual e, à exceção da estreita faixa litorânea, se apresentam muito pouco ocupadas.
e) pela formação geológica cristalina que tende a ser trabalhada e homogeneizada pelo trabalho de agentes externos, como a água e as variações de temperatura.


3) (FUVEST 2011) - Esta foto ilustra uma das formas do relevo brasileiro, que são as chapadas.
É correto afirmar que essa forma de relevo está
a) distribuída pelas regiões Norte e Centro-Oeste, em terrenos cristalinos, geralmente moldados pela ação do vento.
b) localizada no litoral da região Sul e decorre, em geral, da ação destrutiva da água do mar sobre rochas sedimentares.
c) concentrada no interior das regiões Sul e Sudeste e formou-se, na maior parte dos casos, a partir do intemperismo de rochas cristalinas.
d) restrita a trechos do litoral Norte-Nordeste, sendo resultante, sobretudo, da ação modeladora da chuva, em terrenos cristalinos.
e) presente nas regiões Centro-Oeste e Nordeste, tendo sua formação associada, principalmente, a processos erosivos em planaltos sedimentares.


4) (FUVEST) - Da ação de solapamento realizado pelas ondas do mar na costa brasileira resulta uma forma de relevo escarpado, que se apresenta, geralmente, mais vertical nas formações sedimentares que nas cristalinas. São:
a) os tômbolos.
b) os pães-de-açúcar.
c) as falésias.
d) os canyons.
e) os fiords.


5) FGV 2024 - Analise a imagem:
Relevo escalonado constitui um relevo falhado que, em função da movimentação de rebaixamento e soerguimento dos blocos, adquire forma de degraus.
SUERTEGARAY, Dirce M. A. Terra: feições ilustradas. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2003. p.109.
As formas assinaladas no ambiente geotectônico representado na imagem com as letras A e B, correspondem, respectivamente,
a) escarpa e rift.
b) falha e domo.
c) cuestas e front.
d) graben e horst.
e) chapada e mesa.


6) (OMNI 2021) - Assinale a alternativa que representa apenas classificações do relevo brasileiro de acordo com Aziz Ab’saber.
a) Planalto das Guianas, Planície do Pantanal e Planalto Central.
b) Planícies e Terras Baixas Amazônicas, Planalto do Maranhão Piauí e Planalto do Pantanal.
c) Planície do Pantanal, Planalto Amazônico e Planície Nordestina.
d) Planalto Central, Planalto das Guianas e Planaltos e Terras Altas Costeiras.


7) Unicamp 2022 - A Serra do Mar se estende paralelamente ao litoral por cerca de 1.500 km, desde o vale do Rio Itajaí (SC) até a região de Campos dos Goytacazes (RJ). Trata-se de um conjunto de escarpas controladas por falhas e com graus diferenciados de dissecação, que finaliza o Planalto Atlântico na linha de costa com um horst. A configuração da Serra do Mar pode ser observada nos perfis a seguir, nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro.
(Adaptado de Yociteru Hasui, Celso Dal Ré Carneiro, Fernando Flávio Marques de Almeida e Andrea Bartorelli, Geologia do Brasil. São Paulo: Beca, 2012.)
A partir dos seus conhecimentos sobre os aspectos geológicos e geomorfológicos da Serra do Mar, indique a alternativa correta.
a) A Serra do Mar é formada predominantemente por áreas falhadas compostas por rochas basálticas. A origem dessas rochas está relacionada à ruptura das placas tectônicas, o que resultou na abertura do Oceano Atlântico.
b) A Serra do Mar é formada por rochas sedimentares que apresentam, em sua estrutura, falhas e fraturas. No período chuvoso, a infiltração aumenta o peso do material, desencadeando processos gravitacionais denominados movimentos de massa.
c) A Serra do Mar originou-se com a ruptura das placas tectônicas sul-americana e africana, que ocasionou um conjunto de blocos falhados (soerguidos e rebaixados), formando ilhas, pois os grabens foram recobertos pela água do mar.
d) A Serra do Mar tem sua gênese associada a processos similares à origem da Cordilheira dos Andes, que, com a convergência das placas sul-americana e africana, ocasionou a formação de dobramentos e falhamentos hoje estabilizados.


8) (UFRR 2017) - As formas de relevo de baixas altitudes, como as planícies, também estão presentes na paisagem amazônica. Sobre as planícies fluviais existentes na Amazônia, pode-se destacar CORRETAMENTE que:
a) possuem superfícies irregulares e os mais longos processos de formação geológica da região. 
b) caracterizam-se por terem uma superfície inclinada com altitude de 500 metros a 800 metros. 
c) dominam completamente a região devido à presença de fortes abalos sísmicos no interior da Amazônia brasileira.
d) abrangem uma estreita faixa de terras planas que acompanham, principalmente, o rio Amazonas, com altitude inferior a 100 metros.
e) têm um reduzido potencial hídrico em razão dos processos tectônicos existentes na bacia amazônica.


9) (UDESC 2008) - Segundo Aziz Nacib Ab Saber, geógrafo, o relevo predominante no Brasil é: 
a) Depressão Central.
b) Planícies e Terras Baixas.
c) Planalto Brasileiro.
d) Planície Costeira.
e) Planalto das Guianas.


10) (IFBA) - As formas de relevo da superfície terrestre são resultantes da interação de duas grandes forças: a endógena (interna) e a exógena (externa)
"Disponível em: . Acesso em: 07 setembro de 2013.
Baseando-se na proposta de classificação do relevo do território brasileiro assinalada no mapa acima e em seus conhecimentos sobre o assunto, é correto afirmar que:
I. no mapa, as porções do território mais escuras correspondem às depressões, estruturas geológicas que remontam à era Pré-Cambriana.
II. no mapa, as porções do território mais escuras correspondem às planícies e aos dobramentos modernos, estruturas geológicas que remontam à era Pré-Cambriana.
III. classificação do relevo assinalada no mapa foi proposta por Aziz Ab´Sáber, como resultado do levantamento do território nacional realizado pelo Projeto Radambrasil e nos estudos anteriores sobre o relevo, sobretudo do professor Aroldo de Azevedo.
IV. classificação do relevo assinalada no mapa foi proposta por Aroldo de Azevedo, como resultado do levantamento do território nacional realizado pelo Projeto Radambrasil e nos estudos anteriores sobre o relevo, sobretudo do professor Aziz Ab´Sáber.
V. a classificação de relevo assinalada no mapa foi apresentada por Jurandyr Ross, sendo considerada a mais completa proposta de relevo contando com 28 unidades entre planaltos, planícies e depressões.
As proposições corretas dizem respeito apenas às alternativas
a) I e III.
b) II e III.
c) III e IV.
d) apenas III.
e) apenas V.


11) (Mackenzie-SP) - Os derrames basálticos do Mesozóico caracterizam:
a) o Sul.
b) o Pantanal.
c) o Centro-Oeste.
d) a porção ocidental da Amazônia.
e) o Nordeste Oriental.


12) (UEL) - De acordo com a classificação do relevo brasileiro proposta por  Jurandyr Ross, o estado do Paraná apresenta, grosso modo, três unidades de relevo: os Planaltos e Serras do Atlântico Leste-Sudeste, os Planaltos e Chapadas da Bacia do Paraná e entre eles:
a) uma planície.
b) uma depressão.
c) um tabuleiro.
d) uma escarpa.
e) uma serra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário