Tipos de Solos - Questões dos Vestibulares

Questões dos Vestibulares

Site com a resolução de questões dos diversos vestibulares do Brasil.

SUGERIDOS

Home Top Ad

segunda-feira, 25 de março de 2024

Tipos de Solos


Confira questões resolvidas sobre os Tipos de Solos:

1) (FAMECA-SP–2011) - Leia o texto. Segundo dados das Nações Unidas, este fenômeno é responsável por impedir o aproveitamento de solos correspondentes a 6 milhões de hectares (60 000 km2) por ano devido ao sobrepastoreio, salinização dos solos por irrigação e processos de uso intensivo e sem manejo adequado na agricultura.
MORAES, Paulo Roberto. Geografia Geral e do Brasil.
São Paulo: Harbra, 2005. (Adaptação)
O texto trata de um dos principais problemas ambientais do mundo contemporâneo:
a) A redução da biodiversidade.
b) A lixiviação.
c) A desertificação.
d) A poluição dos rios.
e) O fenômeno El Niño


2) (Enem 2021) - As cidades de Puebla, no México, e Legazpi, nas Filipinas, não têm quase nada em comum. Estão muito longe uma da outra e são habitadas por povos muito diferentes. O que as une é um trágico detalhe de sua geografia. Elas foram erguidas na vizinhança de alguns rios vulcões mais perigosos do mundo: o mexicano Popocatepéti e o filipino Mayon. Seus habitantes precisam estar prontos para correr a qualquer hora. Eles fazem parte dos 550 milhões de indivíduos que moram em zonas de risco vulcânico no mundo. Ao contrário do que seria sensato, continuam ali, indiferentes ao perigo que os espreita.
ANGELO C. Disponível em: http://super.abril.com.br. Acesso em: 24 out. 2015 (adaptado).
A característica física que justifica a fixação do homem nos locais apresentados no texto é a ocorrência de
a) solo fértil.
b) encosta íngreme.
c) vegetação diversificada.
d) drenagem eficiente.
e) clima ameno.


3) (Unicamp) - Solo é a camada superior da superfície terrestre, onde se fixam as plantas, que dependem de seu suporte físico, água e nutrientes. Um perfil de solo é representado na figura abaixo. Sobre o perfil apresentado, é correto afirmar que:
a) O horizonte (ou camada) O corresponde ao acúmulo de material orgânico que é gradualmente decomposto e incorporado aos horizontes inferiores, acumulando-se nos horizontes B e C.
b) O horizonte A apresenta muitos minerais não alterados da rocha que deram origem ao solo, sendo normalmente o horizonte menos fértil do perfil.
c) O horizonte C corresponde à transição entre solo e rocha, apresentando, normalmente, em seu interior, fragmentos de rocha não alterados.
d) O horizonte B apresenta baixo desenvolvimento do solo, sendo um dos primeiros horizontes a formar-se e o horizonte com a menor fertilidade em relação aos outros.


4) (UDESC 2010) - Assinale a alternativa incorreta em relação às características dos solos que são importantes para a agricultura.
a) Possuir rochas decompostas, ricas em minerais.
b) Possuir quantidade suficiente de partículas pequenas (argilas, por exemplo) para reter a umidade junto às raízes.
c) Ter partículas maiores, como areia ou pequenas pedras, para que haja porosidade e a planta possa receber o ar necessário para viver.
d) Estar sujeito à laterização, nome dado ao processo de adubação natural dos solos.
e) Possuir elementos químicos e orgânicos necessários à nutrição das plantas.


5) FUVEST 2017 - O conceito de erosão apresenta definições mais amplas ou mais restritas. A mais abrangente envolve os processos de denudação da superfície terrestre de forma geral, incluindo desde os processos de intemperismo de todos os tipos até os de transporte e deposição de material. Outro conceito, mais restrito, envolve apenas o deslocamento do material intemperizado, seja solo ou rocha, por agentes de transporte como a água corrente, o vento, o gelo ou a gravidade, produzindo formas erosivas características.
R. Fairbridge. The Encyclopedia of Geomorphology, 1968. Adaptado.
Exemplo de processo ao qual se aplica o conceito mais restrito de erosão é
a) a formação de rochas.
b) a oxidação de rochas.
c) a formação de sulcos no solo.
d) a formação de concreções no solo.
e) o vulcanismo da crosta.


6) (UFC) - Assinale com V (VERDADEIRO) ou F (FALSO) as afirmações a seguir, referentes aos solos e à sua degradação por razões naturais e antrópicas.
( ) O processo de lixiviação ocorre quando os solos são lavados e seus minerais escoados pela abundante pluviosidade das áreas equatoriais.
( ) Os solos ácidos têm pH baixo, e os solos alcalinos ou básicos têm pH alto.
( ) Em regiões de clima árido e semiárido, a constante irrigação utilizada na agricultura pode acentuar a salinização dos solos.
( ) A formação de lateritas ocorre em áreas tropicais de pluviosidade homogênea ao longo do ano. 
A sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
a) F F F V.
b) V F F V.
c) F V V F.
d) V V V F.
e) V F V F.


7) (ENEM) - O esquema representa um processo de erosão em encosta.
Que prática realizada por um agricultor pode resultar em aceleração desse processo?
a) Plantio direto
b) Associação de culturas.
c) Implantação de curvas de nível.
d) Aração do solo, do topo ao vale.
e) Terraceamento na propriedade.


8) (CieBio) - Não é um elemento constitutivo do solo:
a) matéria mineral (areia, calcário, argila),
b) matéria orgânica (húmus, restos de plantas e animais),
c) ar e água.
d) Ozônio


9) UEFS 2018 - As altas temperaturas e a abundância de insetos, bactérias e fungos nas florestas pluviais tropicais conferem a essa área um solo muito nutritivo. Com o desmatamento, entretanto, o solo torna-se empobrecido, dentre outros fatores, devido
a) aos restos orgânicos acumulados no horizonte “O”, que concentram húmus.
b) à dissolução e remoção dos constituintes do solo pela água das chuvas.
c) ao encharcamento prolongado, derivado do alto nível dos lençóis freáticos.
d) à concentração de calcário, que aumenta o pH do solo.
e) à salinização do solo pelo excesso de sais resultantes da evaporação da água.


10) A formação dos solos se dá por fatores como a ação do Sol, das chuvas e dos ventos, que constituem o fenômeno conhecido como intemperismo. Dessa forma, as rochas vão se fragmentando e alterando suas propriedades físicas e químicas. As partículas mais sujeitas aos efeitos do intemperismo são aquelas que compõem as camadas
a) de magma.
b) profundas.
c) superficiais.
d) intermediárias.
e) da rocha matriz.


11) UNIPAM 2018 - Os solos brasileiros são formados a partir de três estruturas geológicas: escudos cristalinos, bacias sedimentares e terrenos vulcânicos. Cada uma dessas estruturas permite a formação de determinados minerais e solos. São identificados quatro tipos de solos no território brasileiro: terra roxa, massapé, salmourão e aluvial.
Acerca das estruturas geológicas e dos tipos de solos presentes no território brasileiro, faça a associação.
I. Aluvial
II. Massapé
III. Salmourão
IV. Terra roxa
_____ É um tipo de solo que se originou de rochas de origem vulcânica, os basaltos. Solo extremamente fértil, possui uma aparência mais avermelhada. É encontrado principalmente nos estados de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e São Paulo, o que significa que, em um passado remoto, parte dessas áreas abrigou vulcões.
_____ É um tipo de solo que se caracteriza por ser mais escuro, quase preto, argiloso escuro, em razão de sua formação proveniente da decomposição de rochas, como gnaisses escuros, calcários e filitos. É muito fértil, localizado ao longo do litoral nordestino. Nos meses chuvosos, ele fica úmido e viscoso; já nos tempos de estiagem, fica mais rígido.
_____ É um tipo de solo que se originou da decomposição, sobretudo de graníticas e gnaisses claros. Encontra-se distribuído principalmente na região Centro-sul do país. É bastante arenoso e menos fértil que os demais, além de ter certo nível de acidez. Entretanto, com as técnicas adequadas, também pode ser utilizado na agricultura.
_____ É um tipo de solo que pode ser identificado em todos os pontos do Brasil. Sua formação se dá partir de sedimentos carregados pela ação das águas e dos ventos, em regiões de várzeas e próximos a rios e cursos d‘água.
Apesar de não serem tão férteis, apresentam um elevado potencial agrícola.
A sequência CORRETA é a seguinte:
a) I, III, II e IV
b) III, I, IV e II
c) IV, II, III e I
d) II, I, IV e III


12) (Unesp 2022) - Solos zonais são aqueles bem desenvolvidos, com horizontes A, B e C bem diferenciados. Eles se desenvolvem mais frequentemente em declives suaves, com boa drenagem e sobre material de origem exposto por tempo suficientemente longo para a ação do intemperismo.
(Igo F. Lepsch. Formação e conservação dos solos, 2002. Adaptado.)
Um exemplo de solo com as características apresentadas no excerto é
a) o hidromórfico, localizado em áreas alagadas.
b) o salino, localizado em locais áridos e semiáridos.
c) o litossolo, localizado em áreas de clima frio e seco.
d) o latossolo, localizado em locais de clima quente e úmido.
e) o calcimorfo, localizado em locais ricos em calcário.


13) (UECE/2017/Janeiro) - Os solos não hidromórficos que têm limitações para a agricultura e que ainda apresentam horizonte A diretamente sobre a rocha original, podendo ser eutróficos ou distróficos, e que recobrem aproximadamente 19% do semiárido nordestino são conhecido como 
a) litossolos.
b) argissolos.
c) gleissolos.
d) cambissolos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário