Interação Gênica - Questões dos Vestibulares

Questões dos Vestibulares

Site com a resolução de questões dos diversos vestibulares do Brasil.

SUGERIDOS

Home Top Ad

segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Interação Gênica


Confira questões resolvidas sobre a Interação Gênica:

1) (Cesgranrio) - Certas raças de galinhas apresentam, quanto à forma de crista, quatro fenótipos diferentes: crista tipo “ervilha”, tipo “rosa”, tipo “noz” e tipo “simples”. Esses tipos são determinados por dois pares de alelos com dominância: E para o tipo “ervilha” e R para o tipo “rosa”. A presença no mesmo indivíduo de um alelo dominante de cada par produz o tipo “noz”. A forma duplo-recessiva origina a crista “simples”. Uma ave de crista “noz” foi cruzada com uma de crista “rosa”, originando em F1: 3/8 dos descendentes com crista “noz”, 3/8 com crista “rosa”, 1/8 com crista “ervilha” e 1/8 com crista “simples”. Quais os genótipos paternos, com relação ao tipo de crista? 
A) RrEE x Rree 
B) RrEe x Rree 
C) RREe x Rree 
D) Rree x Rree 
E) RREE x RRee


2) (FATEC-SP) - Pares de genes, com segregação independente, podem agir, conjuntamente, na determinação de uma mesma característica fenotípica. Este fenômeno é conhecido como: 
a) interação gênica. 
b) epistasia. 
c) herança quantitativa. 
d) poligenia.
e) dominância completa.


3) (MACK) - Em galinhas, a cor da plumagem é determinada por 2 pares de genes. O gene “C” condiciona plumagem colorida, enquanto seu alelo “c” determina plumagem branca. O gene “I” impede a expressão do gene “C”, enquanto seu alelo “i”’ não interfere nessa expressão. Com esses dados, conclui-se que se trata de um caso de: 
a) epistasia recessiva. 
b) herança quantitativa. 
c) pleiotropia. 
d) codominância. 
e) epistasia dominante.


4) (CESGRANRIO-RJ) - Supondo-se que a cor da pele humana seja condicionada por apenas dois pares de genes autossômicos (A e B) dominantes, qual a probabilidade de um casal de mulatos médios, ambos com genótipo AaBb, ter um filho branco? 
a) 1/16 
b) 4/16 
c) 5/16 
d) 6/16 
e) 8/16


5) UNESP - Políticas de inclusão que consideram cotas para negros ou afrodescendentes nas universidades públicas foram colocadas em prática pela primeira vez na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), em 2001. Propostas como essas geram polêmicas e dividem opiniões. Há vários argumentos contra e a favor. Os biólogos têm participado desse debate, contribuindo com os conhecimentos biológicos referentes à raça e à herança da cor da pele humana, entre outros. Assinale a afirmação considerada correta do ponto de vista da biologia. 
a) Os critérios para se definirem duas populações como raças diferentes são científica e consensualmente determinados. 
b) Não encontramos, na história da biologia, dúvidas sobre a existência de raças na espécie humana. 
c) A cor da pele humana é um exemplo de herança quantitativa ou poligênica, o que significa que vários genes atuam na sua definição. 
d) O fato de a cor da pele não ser influenciada por fatores ambientais reforça a hipótese da existência de raças na espécie humana. 
e) A determinação da cor da pele humana segue os padrões do tipo de herança qualitativa e é um exemplo de co-dominância.


6) (UFU – MG) - Assinale a alternativa correta. A cor da pelagem em cavalos depende, dentre outros fatores, da ação de dois pares de genes Bb e Ww. O gene B determina pelos pretos e o seu alelo b determina pelos marrons. O gene dominante W “inibe” a manifestação da cor, fazendo com que o pelo fique branco, enquanto o alelo recessivo w permite a manifestação da cor. Cruzando-se indivíduos heterozigotos para os dois pares de genes obtém-se: 
a) 3 brancos : 1 preto 
b) 9 brancos : 3 pretos : 3 mesclados de marrom e preto : 1 branco 
c) 1 preto : 2 brancos : 1 marrom 
d) 12 brancos : 3 pretos : 1 marrom 
e) 3 pretos : 1 marrom


7) (UEPG-PR) - É um fenômeno inverso ao da pleiotropia: 
a) interação gênica. 
b) epistasia. 
c) criptomeria. 
d) polialelia. 
e) alelos múltiplos.


8) (UNESP) - Numa dada planta, o gene B condiciona fruto branco e o gene A condiciona fruto amarelo, mas o gene B inibe a ação do gene A. O duplo recessivo condiciona fruto verde. Considerando que tais genes apresentam segregação independentemente um do outro, responda: a) Como se chama esse tipo de interação? 
b) Qual a proporção fenotípica correta entre os descendentes do cruzamento de plantas heterozigotas para esses dois pares de genes?


9) (UFPA) - Sabe-se que determinada característica é condicionada pela interação de dois pares de alelos, que se segregam independentemente, e que a proporção fenotípica de 12:3:1 foi obtida a partir do cruzamento entre duplo-heterozigotos. O tipo de interação gênica que determina tal frequência fenotípica é 
a) Epistasia dominante. 
b) Epistasia recessiva. 
c) Interação dominante e recessiva. 
d) Genes duplos dominantes. 
e) Genes duplos recessivos.


10) (UNIFOR-CE) - Na moranga, a cor dos frutos deve-se às seguintes combinações de genes: B_aa = amarelo
B_A_ = branco
bbA_ = branco
bbaa = verde
Estas informações permitem concluir que o gene:
a) A é epistático sobre seu alelo.
b) B é epistático sobre A e sobre a.
c) a é hipostático em relação a A.
d) b é hipostático em relação a B.
 e) A é epistático sobre B e sobre b.