Genética de Populações - Questões dos Vestibulares

Questões dos Vestibulares

Site com a resolução de questões dos diversos vestibulares do Brasil.

SUGERIDOS

Home Top Ad

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Genética de Populações


Confira questões resolvidas sobre a Genética de Populações:

1) (UFF) - Numa população em equilíbrio Hardy-Weinberg a frequência do alelo dominante para um dado locus autossômico é 0,6. Portanto, a frequência dos heterozigotos para este locus será:
a) 0,24
b) 0,48
c) 0,60
d) 1,20
e) 2,40


2) (Ufal 2000) - Na espécie humana, o albinismo é determinado por um alelo autossômico recessivo. Se em uma dada população em equilíbrio de HardyWeinberg 9% dos indivíduos são albinos, a freqüência esperada de heterozigotos normais é
a) 91 %
b) 75%
c) 49%
d) 42%
e) 21%


3) (MACK) - Numa população em equilíbrio de Hardy-Weinberg, as frequências dos genes IA e IB, do sistema ABO, são 0,3 e 0,4, respectivamente. A frequência esperada de indivíduos do grupo sanguíneo O é:
a) 0,3.
b) 0,12.
c) 0,16.
d) 0,09.
e) 0,7.


4) (FCMSC) - Considere as seguintes condições que ocorrem em certas populações:
I. Os cruzamentos ocorrem ao acaso.
II. Os genes não sofrem mutação.
III. Ocorrem emigrações e imigrações.
IV. O número de gametas produzidos é variável.
A fórmula de Hardy-Weinberg pode ser aplicada em populações que apresentam apenas as condições:
a) I e II.
b) I e III.
c) II e IV.
d) II e III.
e) III e IV.


5) (UFPI) - Em 1908, os cientistas Hardy e Weinberg formularam um teorema cuja importância está no fato dele estabelecer um modelo para o comportamento dos genes nas populações naturais. Se os valores das frequências gênicas de uma população, observada ao longo de gerações, forem significativamente diferentes dos valores esperados através da aplicação do teorema, pode-se concluir corretamente que:
a) A população estudada é infinitamente grande, inviabilizando a aplicação do teorema.
b) Não houve a atuação dos fatores evolutivos sobre a população.
c) A população encontra-se em equilíbrio genético.
d) A população está evoluindo, uma vez que as frequências gênicas foram alteradas.
e) Os cruzamentos nessa população ocorrem ao acaso.


6) (UNAERP) - Numa população a frequência do gene dominante W é 0,7. A probabilidade de um indivíduo desta população ser heterozigoto Ww é igual a.
a) 9/100.
b) 49/100.
c) 3/10.
d) 42/100.
e) 1/2.


7) (FUVEST) - O daltonismo é causado por um alelo recessivo de um gene localizado no cromossomo X. Em uma amostra representativa da população, entre 1000 homens analisados, 90 são daltônicos. Qual é a porcentagem esperada de mulheres daltônicas nessa população? 
a) 0,81 %. 
b) 4,5 %. 
c) 9 %. 
d) 16 %. 
e) 83 %.


8) UFMS - De acordo com a lei de Hardy-Weinberg, para que uma população esteja em equilíbrio genético perfeito é necessário: 
I. Ser uma população panmítica, ou seja, ser suficientemente grande para que os cruzamentos se deêm ao acaso. 
II. Estar composta por indivíduos de uma mesma espécie que se reproduzam sexualmente e residam dentro de limites geográficos definidos, permitindo o intercruzamento. 
III. Não sofrer ação (influência) dos denominados fatores evolutivos. 
Considerando as proposições I, II e II, é correto afirmar que: 
(01) todas estão incorretas. 
(02) somente a I e a II estão corretas. 
(04) somente a I e a III estão corretas. 
(08) todas estão corretas. 
Dê, como resposta, a soma das alternativas corretas


9) UFR-RJ - Numa determinada ilha existia uma população animal com indivíduos possuidores de uma característica normal e indivíduos possuidores de uma característica recessiva, numa proporção de 10:1, respectivamente. Mas um desastre ambiental provocou a morte de todos os indivíduos com a característica recessiva, alterando de forma brusca a freqüência do gene recessivo na população da ilha.
a) Após o desastre pode-se afirmar que a frequência do gene recessivo será zero? Justifique sua resposta.
b) Qual o nome dado a essa alteração brusca na freqüência gênica?



10) UFFRJ - De acordo com a Teoria de Hardy-Weimberg, em uma população em equilíbrio genético as freqüências gênicas e genotípicas permanecem constantes ao longo das gerações. Para tanto, é necessário que 
a) a população seja infinitamente grande, os cruzamentos ocorram ao acaso e esteja isenta de fatores evolutivos, tais como mutação, seleção natural e migrações. 
b) o tamanho da população seja reduzido, os cruzamentos ocorram ao acaso e esteja sujeita a fatores evolutivos, tais como mutação, seleção natural e migrações. 
c) a população seja infinitamente grande, os cruzamentos ocorram de modo preferencial e esteja isenta de fatores evolutivos, tais como mutação, seleção natural e migrações. 
d) a população seja de tamanho reduzido, os cruzamentos ocorram de modo preferencial e esteja sujeita a fatores evolutivos, tais como mutação, seleção natural e migrações.