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terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

Leis de Newton


Confira questões resolvidas sobre as Leis de Newton:

1) (PUC-MG) - Considerando-se o conceito de massa, pode-se dizer:
a) A massa de um objeto depende do valor da aceleração da gravidade.
b) A massa depende da quantidade de material que constitui um objeto.
c) A massa de um objeto depende da sua localização.
d) Massa e peso são a mesma quantidade.


2) UFRGS - 2017 - Aplica-se uma força de 20 N a um corpo de massa m. O corpo desloca-se em linha reta com velocidade que aumenta 10 m/s a cada 2 s. Qual o valor, em kg, da massa m? 
a) 5.
b) 4.
c) 3.
d) 2.
e) 1.


3) (UFRN 2012) - Em Tirinhas, é muito comum encontrarmos situações que envolvem conceitos de Física e que, inclusive, têm sua parte cômica relacionada, de alguma forma, com a Física. Considere a tirinha envolvendo a “Turma da Mônica”, mostrada a seguir
Supondo que o sistema se encontra em equilíbrio, é correto afirmar que, de acordo com a Lei da Ação e Reação (3ª Lei de Newton),
a) a força que a Mônica exerce sobre a corda e a força que os meninos exercem sobre a corda formam um par ação-reação.
b) a força que a Mônica exerce sobre o chão e a força que a corda faz sobre a Mônica formam um par ação-reação.
c) a força que a Mônica exerce sobre a corda e a força que a corda faz sobre a Mônica formam um par ação-reação.
d) a força que a Mônica exerce sobre a corda e a força que os meninos exercem sobre o chão formam um par ação-reação. 


4) O manual do proprietário de um carro sugere que o seu cinto de segurança deve ser bem ajustado ao corpo e que o suporte da cabeça do assento da frente não deve ser ajustado para ficar confortável na sua nuca, mas de tal forma que “o topo do descanso de cabeça fique nivelado com o topo de suas orelhas.” Como as Leis de Newton corroboram essas recomendações?


5) (OSEC) - O Princípio da Inércia afirma:
a) Todo ponto material isolado ou está em repouso ou em movimento retilíneo em relação a qualquer referencial.
b) Todo ponto material isolado ou está em repouso ou em movimento retilíneo e uniforme em relação a qualquer referencial.
c) Existem referenciais privilegiados em relação aos quais todo ponto material isolado tem velocidade vetorial nula.
d) Existem referenciais privilegiados em relação aos quais todo ponto material isolado tem velocidade vetorial constante.
e) Existem referenciais privilegiados em relação aos quais todo ponto material isolado tem velocidade escalar nula.


6) (UNESP) - As estatísticas indicam que o uso do cinto de segurança deve ser obrigatório para prevenir lesões mais graves em motoristas e passageiros no caso de acidentes. Fisicamente, a função do cinto está relacionada com a:
a) Primeira Lei de Newton;
b) Lei de Snell;
c) Lei de Ampère;
d) Lei de Ohm;
e) Primeira Lei de Kepler.


7) (UFSM-95) - Um passageiro, sentado em um ônibus, observa uma bola à sua frente, fixa por um fio ao teto do veículo, conforme a figura.
Desprezando o atrito com o ar e considerando que esse ônibus anda em linha reta, na direção e sentido do vetor velocidade instantânea V indicado na figura, pode-se afirmar que a bola estará:
a) em B, se o ônibus estiver freando
b) em C, se o ônibus estiver freando
c) em C, se o ônibus estiver acelerando
d) em B, se o ônibus permanecer com velocidade constante
e) em C, se o ônibus permanecer com velocidade constante.


8) (TAUBATÉ) - Um automóvel viaja com velocidade constante de 72km/h em trecho retilíneo de estrada. Pode-se afirmar que a resultante das forças que agem sobre o veículo:
a) é igual à força de atrito que age sobre o veículo.
b) é nula.
c) nunca será nula.
d) é desconhecida pois há falta de dados.


9) (FAU.S.J.CAMPOS) - Se você empurrar um objeto sobre um plano horizontal que imagina tão polido como para não oferecer nenhuma oposição ao movimento, você faz com que ele se movimente com uma certa intensidade. No momento em que você solta o objeto:
a) ele para imediatamente.
b) diminui a intensidade da sua velocidade até parar.
c) continua se movimentando, mantendo constante a sua velocidade vetorial.
d) para após uma repentina diminuição da intensidade de sua velocidade.
e) n.r.a.

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