Difusão e Efusão dos Gases


Confira questões resolvidas sobre a Difusão e a Efusão dos Gases:

1) (Uece) - Nas mesmas condições de pressão e temperatura, um gás X atravessa um pequeno orifício a uma velocidade três vezes menor que o hélio. A massa molecular de X é: 
a) 30 
b) 32 
c) 36 
d) 40


2) (Ufal-AL) - Dentre os gases abaixo, nas mesmas condições, o que se difunde mais rapidamente é: 
a) o monóxido de carbono 
b) a amônia 
c) o ozônio 
d) o nitrogênio 
e) o hidrogênio


3) (Mackenzie) - A velocidade de difusão do gás hidrogênio é igual a 27 km/min em determinadas condições de pressão e temperatura. Nas mesmas condições, a velocidade de difusão do gás oxigênio é de: 
a) 40 km/h 
b) 108 km/h 
c) 240 km/h 
d) 405 km/h


4) (Mackenzie-SP) - Um recipiente com orifício circular contém os gases y e z. O peso molecular do gás y é 4,0 e o peso molecular do gás z é 36,0. A velocidade de escoamento do gás y será maior em relação à do gás z: 
a) 3 vezes 
b) 8 vezes 
c) 9 vezes 
d) 10 vezes 
e) 12 vezes


5) (UFRGS) - Um balão de borracha, desses usados em aniversários, cheio de ar, murcha após algum tempo. O fenômeno pode-se explicar pela: 
a) Lei de Avogadro, que se refere à reatividade interna dos componentes. 
b) Efusão do gás contido no balão para o meio externo. 
c) Lei de Graham, que diz ser a velocidade de difusão diretamente proporcional à massa molar do gás. 
d) Alta densidade do gás usado para encher o balão. 
e) Pressão interna do gás que enruga o balão.


6) (Uel) - De acordo com a lei da efusão dos gases de Graham:
"A velocidade com que um gás atravessa pequeno orifício é proporcional à velocidade molecular média que por sua vez é inversamente proporcional a , sendo M a massa molar do gás." Considere um recipiente contendo igual quantidade, em mols, das seguintes substâncias no estado gasoso e nas mesmas condições de pressão e temperatura:
H2S (cheiro de ovo podre).
(CH3)2O (cheiro de éter).
SO2 (cheiro do gás produzido ao riscar um palito de fósforo).
Ao abrir pequeno orifício no recipiente, os gases devem ser sentidos na seguinte seqüência:
a) H2S, SO2 e (CH3)2O.
b) H2S, (CH3)2O e SO2.
c) SO2, H2S e (CH3)2O.
d) SO2, (CH3)2O e H2S.
e) (CH3)2O, SO2 e H2S.


7) Unicamp 2015 -
Notícia 1 – Vazamento de gás oxigênio nas dependências do Hospital e Maternidade São Mateus, Cuiabá, em 03/12/13. Uma empresária que atua no setor de venda de oxigênio disse ao Gazeta Digital que o gás não faz mal para a saúde. “Pelo contrário, faz é bem, pois é ar puro...”. 
(Adaptado de http://www.gazetadigital.com.br/ conteudo/show/secao/9/materia/405285. Acessado em 10/09/2014.) 
Notícia 2 – Vazamento de oxigênio durante um abastecimento ao pronto-socorro da Freguesia do Ó, zona norte de São Paulo, em 25/08/14. Segundo testemunhas, o gás que vazou do caminhão formou uma névoa rente ao chão. O primeiro carro que pegou fogo estava ligado. Ao ver o incêndio, os motoristas de outros carros foram retirar os veículos...
(Adaptado de http://noticias.r7.com/sao-paulo/ cerca-de-40-pacientes-sao-transferidosapos-incendio-em-hospital-da-zona-norte- 26082014. Acessado em 10/09/2014.)
Ficha de informações de segurança de uma empresa que comercializa esse produto.
a) Levando em conta as informações fornecidas na questão, você concorda ou discorda da declaração da empresária na notícia 1? Justifique sua resposta. 
b) Após o vazamento descrito na notícia 2, motoristas tentaram retirar os carros parados mas não tiveram êxito na sua tentativa. Qual deve ter sido a estratégia utilizada para que eles não tenham tido êxito? Justifique, do ponto de vista químico, a razão pela qual não deveriam ter utilizado essa estratégia.


8) (Univale—MG) - Calcule a densidade do gás carbônico nas condições normais de pressão e temperatura.


9) - O gás hélio atravessa um pequeno orifício com velocidade 7 vezes maior que um gás X nas mesmas condições. Qual a densidade do gás X nas CNTP? 
(Massa molar do He: 4g/mol.) 
a) 1,8 g / L 
b) 1,25 g / L 
c) 0,5 g / L 
d) 1,0 g / L 
e) 2,5 g / L


10) (UFBA) - Numa sala fechada, foram abertos ao mesmo tempo três frascos que continham, respectivamente, gás amoníaco (NH3), dióxido de enxofre (SO2) e sulfeto de hidrogênio (H2S). Uma pessoa que estava na sala, a igual distância dos três frascos, sentiu o efeito desses gases na seguinte ordem: 
a)H2S, NH3 e SO2 .
b)H2S, SO2 e NH3 . 
c)NH3 , H2S e SO2 . 
d)NH3 , SO2 e H2S. 
e)SO2 , NH3 e H2S.